Transformação. Essa se tornou a nova realidade do setor varejista que, desde o início da pandemia, vem revolucionando seu modelo de negócios com foco em incorporar os avanços tecnológicos para seus processos.
Adequar-se frente a um mercado online e crescentes
preferências pelas compras digitais foi mandatório – se tornando hoje, uma
estratégia obrigatória para todos que desejam não apenas manter suas operações,
mas, acima de tudo, colher os frutos de promover a digitalização no dia a dia
do varejo.
Mesmo sinalizada há anos, a adoção de tais
tecnologias foi impulsionada na pandemia, evidenciando o potencial e
importância das plataformas digitais para a continuação das atividades dos
lojistas. Com o fechamento dos comércios físicos, a migração para o ambiente
online foi inevitável.
Mais de 20 milhões de consumidores realizaram, pela
primeira vez, uma compra pela internet durante o isolamento social, segundo
dados da associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) – novo
comportamento que, a cada mês, ganhou ainda mais força graças às inúmeras
vantagens possibilitadas pelo e-commerce.
Comprar os mais diversos produtos e serviços nunca
foi tão fácil. Seja pelas plataformas oficiais, redes sociais da marca ou meios
de comunicação complementares, hoje, os clientes possuem uma vasta opção de
canais para interagir com suas companhias, empoderados para conduzir sua
jornada de compra em seu meio predileto.
Quanto maior tal variedade, melhor – não apenas
como estratégia de potencialização de vendas, mas especialmente, para a satisfação
de sua experiência e chances de fidelização.
Benefícios da digitalização para o varejo
Fora o aumento de seu lucro, a multiplicidade de
canais para este novo consumidor omnichannel, como se tornou conhecido, traz ao
varejista uma redução de custos significativa. Afinal, é muito mais econômico
investir na usabilidade dos sites da empresa do que em suas lojas físicas.
Ainda, a tecnologia e o uso da inteligência de
dados trazem ganhos importantes, permitindo um acompanhamento assertivo das
vendas, estoque em tempo real e, principalmente, do histórico de compra de seus
usuários.
Informações sobre suas preferências, hábitos, idade
e muitos outros, podem ser armazenados e utilizados nas estratégias de
marketing do varejo, facilitando um melhor entendimento sobre seu público-alvo
e direcionando novas ações voltadas a seus perfis.
As chances de fidelizar cada vez mais consumidores
serão potencializadas – especialmente, quando unificadas com os outros
benefícios do e-commerce para os clientes, como a comodidade de comprar
produtos online e a chance de realizar trocas em lojas físicas, caso queiram.
Como promover a digitalização no varejo
O consumidor muda de hábitos rapidamente e, para
acompanhá-lo, as empresas precisam ter modelos de negócios dinâmicos, com sistemas
operacionais ágeis e suscetíveis a mudanças. Nessa missão, o uso de ferramentas
que integrem os estoques das lojas física e online são fundamentais, oferecendo
os mesmos produtos e preços e, gerenciamento em tempo real, de maneira
integrada. Uma boa ferramenta de logística será a chave de sucesso para o
varejo.
A praticidade na jornada de compra também deve ser
aliada às formas de pagamento ofertadas. Oferecer uma variedade de opções de
pagamento – principalmente, por meios instantâneos e velozes, como o Pix e as
carteiras digitais, são requisitos básicos para a operação nas plataformas
online.
A jornada do cliente, em sua totalidade, deve ser
priorizada com foco em proporcionar um atendimento fluído e ágil,
possibilitadas por agentes virtuais e chatbots envoltos em inteligência
artificial.
De nada adiantará, contudo, investir em tamanhos
recursos tecnológicos para seus consumidores, sem saber administrá-los
corretamente. Ferramentas de Customer Relationship Management (CRM) devem fazer
parte das estratégias online do varejo, de forma que possam reunir as
informações de seus usuários e integrá-las para ações de fidelização e aumento
de vendas.
Digitalizar seu negócio não é mais um sonho
distante, nem mesmo para os pequenos varejistas. Com a popularização das
compras online e, acima de tudo, híbridas com a unificação das lojas físicas,
os investimentos tecnológicos no setor são um caminho sem volta.
É preciso estar preparado para atender todas as preferências de seus clientes e contar com um time qualificado para conduzir esta jornada. Assim, seu negócio estará preparado para acompanhar as tendências do varejo neste mercado digital, se destacando e conquistando cada vez mais consumidores para a marca.
Larissa Lopes - Head of
Marketing e especialista em estratégias para o mercado de varejo na Pontaltech,
empresa especializada em comunicação omnichannel.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/