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segunda-feira, 5 de julho de 2021

Conta de luz mais cara: dicas para economizar energia elétrica

Bandeira Vermelha Patamar 2, a mais alta das tarifas extras, vai aumentar em julho. Reajuste de 52% foi confirmado pela ANEEL nesta terça

 

Prepare o bolso e comece a economizar energia elétrica. A conta de luz vai ficar mais cara. A Bandeira Vermelha Patamar 2 – a taxa máxima cobrada nas faturas – foi reajustada em 52%. O novo valor confirmado nesta terça-feira (29/06) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é válido a partir de 4 de julho. A taxa que antes era de R$ 6,24 a cada 100 quilowatt-hora consumido aumentou para R$ 9,49.

Esse não é o único peso no bolso dos consumidores. Em junho, a ANEEL também tinha aprovado um reajuste de 8,97% na tarifa residencial de energia elétrica da Companhia Paranaense de Energia. No Paraná, 81% dos consumidores residenciais são atendidos pela Copel, responsável por 4,8 milhões de unidades consumidoras. Para os estabelecimentos comerciais, o reajuste foi de 10,84% e para a indústria, 9,57%.

Professor do UniCuritiba – instituição do Ecossistema Ânima, uma das principais organizações de ensino superior do país, o mestre em Engenharia Elétrica Allan Christian Krainski Ferrari diz que, devido à crise hídrica brasileira, a Bandeira Vermelha Patamar 2 pode vigorar até dezembro deste ano. “Infelizmente, os reajustes na fatura aprovados pela ANEEL são necessários para evitar um possível racionamento de energia ou, no pior dos casos, um apagão.”

Diante de uma das piores crises hídricas dos últimos anos, explica o especialista, o Brasil teve sua produção de energia afetada nas usinas hidrelétricas. “Mais de 60% da energia elétrica produzida no país é proveniente dessas usinas, que dependem das chuvas para abastecer os reservatórios. Com a seca, o governo acionou todas as termelétricas e precisou importar energia de países como Argentina e Uruguai.”

 

Racionamento ou fatura mais alta

Na tentativa de evitar o racionamento, o governo vem elevando a tarifa de energia. Na avaliação do professor do curso de Engenharia Elétrica do UniCuritiba, como a crise hídrica tende a se prolongar, a tarifa deve continuar subindo.

Mas avalia: “Mesmo que o aumento se deva principalmente a fatores climáticos, o governo brasileiro tem a sua parcela de culpa por falta de planejamento, seja na gestão atual ou nas gestões passadas. Isso porque a fonte de energia hidráulica corresponde a mais de 60% da matriz elétrica brasileira e, nestas circunstâncias, acabamos reféns da situação.”


Dicas para economizar energia elétrica 

Para ajudar os consumidores, Allan Christian Krainski Ferrari sugere dicas simples para economizar energia elétrica e que podem fazer diferença na conta de luz. Confira:

 

Aquecedor

  • Ligar somente quando alguém estiver no cômodo;
  • Desligar o aparelho por alguns momentos quando o local já estiver aquecido.

 

Celulares e smartphones

  • Retirar da tomada assim que estiverem carregados.

 

Geladeira

  • Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário;
  • Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções;
  • Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira;
  • Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos, meias ou roupas;
  • Não forrar as prateleiras;
  • Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente.

 

Iluminação

  • Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas;
  • Apagar a luz ao sair de um cômodo;
  • Pintar o ambiente com cores claras.

 

Chuveiro elétrico


  • Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos;
  • Verificar as potências do chuveiro e calcular o consumo.

 

Ferro de passar

  • Acumular as roupas para passar de uma só vez;
  • Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura;
  • Nunca deixar o ferro ligado enquanto faz outra coisa.

 

Aparelhos em stand-by

  • Retirar os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, durante à noite ou em longas ausências.

 

Máquinas de lavar roupas

  • Juntar as roupas sujas para encher a máquina quando for lavá-las;
  • Deixar os ciclos longos, duplo enxágue ou água quente apenas para peças realmente sujas;
  • Aproveitar os dias ensolarados para secar as roupas. Uso de secadoras aumenta o consumo de energia.

 

Ar-condicionado

  • Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado;
  • Limpar os filtros limpos regularmente;
  • Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar-condicionado;
  • Colocar cortinas nas janelas que recebem sol diretamente.

 

Fontes alternativas de energia

Investimentos em pesquisas e implementação de fontes alternativas de geração de energia elétrica, de preferência de origem renovável, são alternativas apontadas pelo mestre em Engenharia Elétrica, Allan Christian Krainski Ferrari, para diminuir a dependência das hidrelétricas. “Uma das opções é a energia solar, uma excelente alternativa para minimizar os efeitos causados pela crise hídrica. O país possui um grande potencial de produção de energia elétrica por meio de painéis solares fotovoltaicos”, comenta. 

A tecnologia, diz o professor do UniCuritiba, ainda não é explorada como deveria, pois os custos de instalação são relativamente altos para os consumidores residenciais de menor renda, mas grandes empresas e indústrias já utilizam os painéis fotovoltaicos para compensar o alto consumo de energia elétrica. 

“Os consumidores residenciais de renda mais alta também já adotaram o sistema e a tendência pela procura da energia solar deve aumentar ainda mais”, finaliza, argumentando que subsídios do governo ou isenção de impostos sobre os bens e serviços que envolvem a instalação de um sistema fotovoltaico poderiam incentivar o uso da energia solar nas residências.

 


Ânima Educação


Com juros subindo, é possível baratear dívidas? Veja 6 dicas do Banco Bari

Trocar empréstimos caros, que cobram juros altíssimos, por modalidades com juros menores, não apenas é possível, mas evitará que suas dívidas virem uma bola de neve


Em junho, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou nova elevação na taxa básica de juros, a Selic, que passou a 4,25% ao ano. A nova elevação foi necessária para tentar conter a aceleração da inflação, que, no acumulado dos últimos 12 meses (junho de 2020 a maio de 2021), ultrapassa 8%.

Para quem irá contratar alguma modalidade de empréstimo, é bom ficar atento. A elevação da Selic traz como consequência o aumento das taxas de juros da maior parte dos empréstimos e financiamentos. “Como o mercado estima que os juros vão continuar subindo até que a inflação seja controlada, é necessário prestar atenção a modalidades de empréstimo e financiamento que ofereçam taxas mais em conta”, explica Evaldo Perussolo, CFO do Banco Bari.

Veja 6 dicas de Evaldo que vão te ajudar a deixar empréstimos e financiamentos sob controle:

  • É verdade que existe dívida ruim e dívida boa? Sim, é verdade. A primeira coisa que você deve analisar ao pegar um empréstimo bancário é a finalidade. Se o empréstimo for contraído para abrir ou ampliar um negócio, comprar um bem que realmente constituirá patrimônio, como um imóvel, ou ainda trocar uma dívida mais cara por outra mais barata, é uma dívida boa. Outro exemplo é pegar um empréstimo para reformar a casa e oferecer mais conforto para a família. Mas o empréstimo que for contraído para adquirir itens e/ou realizar gastos supérfluos ou que se deterioram com o tempo, sem agregar nenhum valor ao patrimônio, é uma dívida pouco saudável, que poderá não trazer nenhum benefício real a sua vida, e gerar dor de cabeça no futuro;
  • O segundo ponto é ficar de olho na taxa de juros paga ao banco. A pior delas é a do cheque especial, uma linha de crédito automática que muita gente nem percebe que está pagando. Desde 2019, o Banco Central estabeleceu que o juro máximo cobrado no cheque especial é de 8% ao mês. Achou pouco? Com os juros compostos (juros sobre juros), o resultado é 151,82% ao ano. Uma dívida de R$ 10 mil se transformará em R$ 25,5 mil em apenas 12 meses;
  • Outro ponto de atenção são as dívidas do rotativo do cartão de crédito, uma linha de crédito automática oferecida para quem não consegue pagar a fatura ou paga apenas parte dela. Desde 2017, quem tem cartão de crédito pode pegar este tipo de empréstimo apenas uma vez por mês. A partir daí, o banco é obrigado a oferecer o parcelamento da dívida, com juros menores. Mas a conta pode ficar salgada do mesmo jeito. Em estatística divulgada pelo Banco Central (período de 28 de maio a 4 de junho), a taxa de juros por esta modalidade pode chegar a 850% ao ano! (Link: https://www.bcb.gov.br/estatisticas/reporttxjuros/?parametros=tipopessoa:1;modalidade:204;encargo:101);
  • E por que as taxas de juros variam tanto de banco para banco e, muitas vezes, conforme o histórico do tomador? Além da evolução da taxa básica de juros e dos juros de mercado negociados entre os bancos, um fator tem grande peso na definição dessa taxa: o risco de inadimplência, ou seja, de o tomador do empréstimo não pagá-lo. Por isso, pessoas com pontuação alta em sistemas de avaliação de risco (credit scoring), via de regra, conseguem empréstimos com taxas menores do que os que têm pontuação baixa.;
  • Mas há como reduzir essa taxa? Sim, há. Algumas modalidades de crédito permitem que o tomador deixe um bem em garantia do pagamento do empréstimo. Um exemplo é o tradicional penhor de joias da Caixa Econômica Federal, modalidade na qual uma joia fica como garantia e só é restituída se o empréstimo for pago. Outro exemplo é o crédito consignado, oferecido a servidores públicos, aposentados e trabalhadores com carteira assinada. Como o desconto é feito diretamente na folha de pagamento, o risco de inadimplência é baixo e o banco oferece juros menores. Nos exemplos citados, no entanto, os valores de empréstimo são bastante limitados;
  • Há outras opções? Sim. Uma delas é uma modalidade nova de financiamento, conhecida como Crédito com Garantia de Imóvel (CGI). Nesta modalidade, também conhecida como home equity, o banco oferece o empréstimo e utiliza um imóvel do tomador como garantia. O benefício é que os valores do crédito são elevados, conforme o valor do imóvel, e as taxas de juros são bem menores. Ou seja, via de regra, são empréstimos com taxa de juros mais baixas quando comparadas a outras modalidades de crédito (cheque especial, cartão de crédito, etc), e ainda contam com prazo maior para pagamento do empréstimo. Esses dois fatores possibilitam que a parcela mensal seja menor e se enquadrem mais facilmente na renda mensal do cliente. Em alguns bancos, como o Bari, as taxas podem partir de 0,70% a.m. Em alguns bancos, há outras vantagens nesse tipo de empréstimo, como a flexibilidade de tomar novos empréstimos dentro de um limite previamente fixado.

 


Banco Bari

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Cresce cada vez mais número de profissionais brasileiros residentes nos EUA

Dados apontam uma tendência ao aumento de Green Cards para esses "profissionais excepcionais"


O tão famoso Green Card não é um sonho tão distante para os brasileiros, como costuma ser tido. De acordo com Escritório de Assuntos Consulares do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, em 2020, segundo números parciais do relatório fiscal americano, foram 1.899 permissões de residência permanente (vistos efetivamente concedidos ou mudanças de status).

Existem categorias de vistos que dão essa oportunidade, sem a necessidade de uma oferta de emprego de uma empresa americana ou ainda precisar investir em solo internacional. São os vistos EB1 e EB2 NIW, destinados a profissionais com boa experiência em suas áreas de conhecimento e um histórico de contribuições e reconhecimentos no decorrer da carreira.

O Itamaraty estima que cerca de 1,6 milhão de brasileiros vivem hoje em território norte-americano. “É um avanço que já vínhamos notando desde 2015, numa média de 10 a 18% ano a ano. De 2018 para 2019, o aumento foi de 29%. Ainda estamos aguardando os dados consolidados de 2020, mas acreditamos que também tenha havido um crescimento exponencial”, explica o especialista em direito internacional, advogado e consultor de negócios internacionais Leonardo Leão, da Leão Group.

Existem três subcategorias para a petição EB-1: EB-1A, para profissionais com habilidades extraordinárias; EB-1B, para professores e pesquisadores de destaque; e EB-1C, para executivos internacionais. No EB-2 NIW se enquadram profissionais dos mais diferentes setores, mas que tenham grau avançado de estudos (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado) e 5 anos de experiência.

A primeira fase é a entrega ao USCIS (United States Citizenship and Immigration Services) de um dossiê com as comprovações de mérito, que pode aprovar, exigir mais informações ou até negar o pedido. Já na segunda parte, o National Visa Center solicita mais documentos pessoais, antecedentes criminais e exames médicos com um profissional credenciado. A última fase, por sua vez, compõe-se de uma entrevista no consulado americano.

Nos pedidos de residência, na categoria EB-2 NIW, onde profissionais com grau de bacharelado e pelo menos cinco anos de experiência ou habilidade acima da média em suas áreas de atuação, podem obter o Greencard até mesmo sem uma oferta de emprego em solo americano, também é necessário apresentar um plano de atuação nos Estados Unidos. Para fazer um pleito imigratório não é obrigatoriamente necessário ter um advogado, mas a assessoria de um escritório especializado pode fazer toda a diferença. “É preciso entender o perfil de cada um e saber pedir, ou seja, saber pontuar o que as autoridades americanas querem ver. As assessorias, por exemplo, estão muito mais preparadas para elaborar um plano de atuação”, afirma o advogado Leonardo Leão.

Profissionais de diversos segmentos, telecomunicações, por exemplo, ou ainda esporte, medicina, na área das ciências e até artes podem solicitar esse processo que custa em média R$ 22 mil dólares e o processo dura até dois anos.



Leonardo Leao - especialista em Direito Internacional, advogado, fundador e CEO/consultor de imigração e negócios internacionais da Leão Group. Mestre em Direito pela University of Miami School of Law, com especialização na University of Miami Division of Continuing & International Education. É pós-graduado em Direito Empresarial e Trabalhista pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui MBA pela Massachussets Institute of Business. Tem uma vasto conhecimento e histórico comprovado de mais de 15 anos fornecendo conselhos indispensáveis aos clientes que buscam orientações em relação a internacionalização de carreiras e negócios.


Aceleração da vacinação traz indícios de retomada na economia e no turismo

 

Com aceleração da vacinação contra covid-19, setores de turismo e economia visualizam retomada
Créditos: Divulgação

Operadora de viagens prevê aumento de 35% nas vendas impulsionadas por vacinados no segundo semestre

 

Em mais de um ano de pandemia mundial, são muitos os setores que foram afetados economicamente. Dentre eles, o turismo, que engloba hotelaria, agências, operadoras, eventos, alimentação e outros. Com a vacinação avançando no Brasil, a procura de destinos nacionais para viagens têm demonstrado, de maneira gradativa, indícios de melhoras. Para aqueles que estão na considerada “melhor idade”, após as duas doses, o retorno nas programações de viagens é uma possibilidade mais segura. Notícia positiva para o setor e para os amantes do turismo.

Na economia não é diferente, o economista José Pio Martins, sugere que a expectativa é de que a retomada das atividades econômicas aconteça em um ritmo mais acelerado a partir do mês de agosto. “Já é possível perceber, diante da aceleração da vacinação, alguns indícios positivos. As taxas de juros estão estabilizadas, dólar em queda e bolsa de valores batendo recordes históricos”, afirma. O professor ainda comenta que, diante desse cenário, setores como o de turismo, que possui uma das economias mais complexas, segue o caminho de retomada também.

Praticamente metade da população brasileira com mais de 60 anos já está vacinada. “Essa movimentação traz ânimo para o setor, e nos leva a crer que o turismo nacional vai se fortalecer ainda mais até o final deste ano”, aponta o diretor da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda Filho. A empresa atua com receptivos e opera trens turísticos no Paraná e em São Paulo. Segundo Arruda Filho, a previsão é que, a partir de julho, a procura de pessoas da terceira idade por passeios turísticos, após as duas doses de vacinação, tenha um aumento de 35%. 

Do lado das operadoras de turismo, o surgimento do “turismo de vacinação” e a alta demanda da procura por destinos nacionais foram responsáveis pelos bons resultados adquiridos no primeiro semestre de 2021. “No mês de maio, tivemos excelentes resultados e, em junho, melhores ainda. Com a categoria cunhada de ‘turismo de vacinação’, vendemos muitos pacotes para brasileiros buscarem a imunização fora do Brasil”, afirma o gerente geral da BWT Operadora, Gabriel Cordeiro. Ele ainda ressalta que, para o segundo semestre, a expectativa permanece em alta, principalmente com o avanço da vacinação no Brasil e a abertura gradual de outros países para os brasileiros.

 


Serra Verde Express

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BWT Operadora


Poupatempo começa a oferecer provas teóricas de CNH em mais dois postos da capital

 Serviço tem início a partir desta segunda-feira (5) nas unidades de Cidade Ademar e Lapa 


A partir desta segunda-feira (05/07), quem precisa fazer a prova teórica do Detran.SP para dar continuidade ao processo de habilitação terá mais duas opções de locais para realizar o serviço. Os postos do Poupatempo em Cidade Ademar e Lapa, na capital paulista, começam a oferecer o atendimento. Basta agendar data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br

“Para dar maior celeridade à emissão de documentos, vamos ampliar a oferta de vagas semanais nos postos do Poupatempo. Com isso, diminuiremos os prazos e o tempo no processo de formação dos condutores”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP. 


Nos postos do programa em Itaquera, Santo Amaro e Sé, as provas teóricas já são aplicadas. Juntos, os três oferecem 5,4 mil vagas semanais para o serviço. Com a inclusão de Cidade Ademar e Lapa, as unidades do Poupatempo na capital passam a distribuir 6,6 mil vagas para provas teóricas de CNH. 


Horário ampliado 

Para garantir ainda mais opções aos cidadãos que precisam realizar o processo de CNH, o Poupatempo ampliou o horário de funcionamento dos cinco postos para os exames teóricos - de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 7h até 17h.  

“O Poupatempo trabalha para atender as necessidades dos usuários que necessitam de serviços públicos. Por isso, além do investimento nos atendimentos digitais, também estamos empenhados em oferecer mais opções, inclusive aos sábados, para todos que precisam comparecer presencialmente às unidades, respeitando as medidas de distanciamento impostas pela pandemia”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp. 

Nas salas onde as provas serão aplicadas seguem mantidos todos os protocolos sanitários e de segurança. Além de disponibilizar álcool em gel e distanciamento entre os alunos, o ambiente é higienizado a cada troca de turma, seguindo as diretrizes do Plano São Paulo, que também prevê controle de acesso na entrada das unidades, medição de temperatura, marcação no solo e nos bancos para o distanciamento social entre os usuários e ainda a instalação de acrílico nas mesas de atendimento como barreira de separação entre atendente e o cidadão.  


Unidades do Poupatempo com horário estendido para aplicação de provas teóricas do Detran.SP: 

- Poupatempo de Cidade Ademar: Av. Cupecê, 5497 - Jd. Miriam. 

- Poupatempo da Lapa: Rua do Curtume, s/n – Lapa. 

- Poupatempo de Itaquera: Avenida do Contorno, 60 - Itaquera. 

- Poupatempo de Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 229, 2º andar, Mais Shopping - Santo Amaro. 

- Poupatempo da Sé: Praça do Carmo, s/n, Sé. 

Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 7h às 17h. 


Entenda como a mentoria para empreendedores pode ajudar a melhorar o desempenho profissional e nos negócios

Normalmente o empreendedor busca a ajuda de um profissional da mentoria para alavancar resultados e, em outros casos, para resolver um problema. Sempre que falamos sobre o mentor, é importante que ele tenha experiência na área procurada no momento em que oferece esse serviço. Para atender um empreendedor é fundamental se perguntar de que forma pode ajudá-lo a alcançar os seus objetivos e é claro, que existem diversos métodos para isso.

Um mentor da área financeira, por exemplo, pode colaborar para um negócio mais enxuto, lucrativo e econômico, com base em diversos recursos, também é possível direcionar os resultados com base no marketing digital, tornando-o mais visível para as pessoas. Outra especialidade é a mentoria com foco em vendas e suas inúmeras ramificações.

Atualmente, é perceptível que empreendedores trabalham em diversas frentes, como o marketing digital para produtos que são vendidos na web, as vendas por call center etc. Na Global Mentoring Group nós trabalhamos constantemente para evoluir essa área, não somente para aplicar em mentorados, mas também como uma ferramenta para escalar os nossos negócios e crescer. Para isso trabalhamos em um framework com quatro etapas que serão exploradas durante o texto.


Conexão

A primeira delas se baseia em entender porque o mentee está buscando essa mentoria através da escuta e também questionamentos. Com isso, é possível saber se iremos conseguir ajudá-lo a superar o desafio que ele está enfrentando. Em um relato, por exemplo, o mentorado pode sugerir que quer melhorias nas finanças e, embora eu entenda do assunto, não é algo que eu goste de fazer, pois prefiro a área de vendas e marketing digital. A partir dessa conversa, posso indicar um profissional mais qualificado e me dedicar aos casos que realmente sinto que posso ajudar. Uma vez que exista a conexão e qualificação é possível seguir para a próxima etapa.


Contrato

Nesse documento é necessário esclarecer qual é o objetivo, o papel do mentor, do mentee e como essa relação vai funcionar, como os prazos para encontros e os valores da sessão. Essa etapa é importante para as duas partes, porque é onde estão os detalhes da relação e uma vez que seja combinado faz com que os pontos sejam decididos, inclusive a forma de trabalho do mentor e a entrega de resultados.


Condução

 A terceira etapa é a condução para o processo de melhoria e existem diversas formas de fazer isso. Na Global, disponibilizamos os métodos para a condução de profissionais, para negócios e também para inovação, mas é possível criar um modelo próprio e seguir da forma que preferir, contanto que alcance os resultados esperados com base na experiência do profissional. A mentoria pode ser entregue ao longo do período estipulado por mentor e mentee, que pode ter quartro encontros até o acompanhamento anual.


Conclusão

 Nessa etapa é importante conhecer e entender o que ocorreu durante o período de mentoria. É essencial saber se o mentee alcançou os resultados que ele gostaria e também fazer uma avaliação da entrega do mentor, que pode ser feita por meio de uma pesquisa NPS com a nota e justificativa da resposta, que vai gerar insumos para a melhoria contínua e para estabelecer novos parâmetros da mentoria.

Os modelos de entrega (documentos e avaliação) são disponibilizados nos treinamentos da Global Mentoring Group, sendo que cada um é feito para um tipo de mentoria. Já na tripla especialização, também é disponibilizado o modelo de neurociência, uma vez que os mentorados podem ter hábitos difíceis de serem mudados, além de dúvidas e crenças que o afastam dos objetivos.

 


Claudio Brito - mentor de mentores e CEO Global Mentoring Group, um grupo internacional focado na alta performance de mentores, baseado nos Estados Unidos. Especializado em Marketing Digital pela Fecap-SP e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG, tem 21 anos de experiência e treinou com mestres como Alexander Osterwalder, Steve Blank e Eric Ries. Além disso, é frequentador assíduo de treinamentos de alto impacto em Babson, Harvard e MIT – Massachusetts Institute of Technology. Para saber mais, acesse https://globalmentoringgroup.com/ ou pelo @claudiombrito ou @globalmentoringgroup

 

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As cinzas que ameaçam a água do Guarujá

Um antigo sonho da população da Baixada Santista pode se tornar um pesadelo de proporções gigantescas. O aguardado reservatório de água destinado a abastecer Guarujá já está previsto em edital, publicado no último dia 20 de maio. 

Às margens da rodovia Cônego Domênico Rangoni, na Cava da Pedreira, região continental de Santos. o projeto terá capacidade para armazenar 3 bilhões de litros de água, tornando-o assim o maior reservatório da região. Com ele, a Sabesp pretende resolver o problema de desabastecimento de água no Guarujá, algo recorrente em períodos de estiagem e na temporada de verão. Portanto, uma demanda antiga e necessária.

Ocorre que o local escolhido para a construção do reservatório fica a 1.142 metros das instalações do futuro incinerador de resíduos sólidos, cujo projeto também está em andamento, na fase de aprovação do licenciamento ambiental. Assim, caso ambos evoluam, teremos lado a lado duas atividades totalmente incompatíveis compartilhando o mesmo espaço, com graves consequências para a fauna e flora local e, principalmente, com enorme agravo à saúde pública.

Parte de procedimento do Ministério Público de Sao Paulo, um estudo técnico demonstra que as emissões de poluentes provenientes das chaminés do incinerador podem chegar a 3 km de distância, o que significa atingir com poluentes cumulativos diversos compartimentos ambientais (áreas de preservação permanente, rios, mangues, águas do estuário de Santos e mananciais de abastecimento público). 

Para entender esse impacto, é preciso lembrar que todo processo de combustão gera resíduos tóxicos. Além de conter organoclorados, as cinzas geradas pelo incinerador possuem materiais inorgânicos em sua composição (sílica, alumínio, cálcio e metais pesados, substâncias altamente cancerígenas).

Entre os gases a serem emitidos diuturnamente estão substâncias e compostos químicos perigosos, como óxidos de enxofre, óxidos nitrosos, hexaclorobenzeno, bifenilapolicloradas (PCBs), dioxinas e furanos, além de muitas partículas finas e ultrafinas inaláveis e não passíveis de filtragem, com alta capacidade de atingir as partes mais profundas do sistema respiratório e a corrente sanguínea. 

Doenças respiratórias, pulmonares, alérgicas e dermatológicas, ou mesmo enfermidades genéticas, endócrinas, cognitivas e câncer estão entre os reflexos dessa poluição. Imaginem esse material sobrevoando livremente o reservatório destinado a armazenar a água para consumo humano no Guarujá! 

Não é preciso ser um especialista para concluir que essas duas atividades são irremediavelmente inconciliáveis. Portanto, a decisão da Sabesp em construir seu reservatório no local elimina a possibilidade de licenciamento para o incinerador. Caso isso venha acontecer, emissões de poluentes tóxicos fatalmente atingirão o grande espelho d'água do reservatório.

Não obstante os impactos ambientais, o projeto do incinerador ainda afronta, segundo o próprio Ministério Público, pelo menos duas leis federais – o Estatuto da Metrópole e a Política Federal de Saneamento Básico.

As autoridades precisam se atentar à incompatibilidade desses projetos e priorizar o reservatório de água para instalação no local, destinando outra área para o incinerador. 

A AGUAVIVA, Associação Guarujá Viva, já está se manifestando junto ao Ministério Público com uma representação, a fim de que um inquérito possa ser instaurado, e que as medidas cabíveis sejam tomadas a tempo de salvar a água que tanto precisamos.

 


José Manoel Ferreira Gonçalves - engenheiro e presidente da AGUAVIVA, Associação Guarujá Viva.


Confira a primeira lista de convocados para os cursos técnicos de aptidão nas Etecs

Relação de classificados para os cursos de Canto, Dança, Regência estará no site a partir das 15 horas desta segunda; matrícula será entre 6 e 8 de julho


Os candidatos que concorrem a uma vaga para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) podem conferir a primeira lista dos convocados em vestibulinhoetec.com.br, a partir das 15 horas desta segunda-feira (5). Para preservar o distanciamento social necessário para o combate à pandemia, o processo para efetivação da matrícula e o envio da documentação serão pela internet, entre os dias 6 a 8 de julho.

Na plataforma do Vestibulinho, o candidato deve clicar no link de matrícula e anexar os documentos solicitados. Após o upload dos arquivos, é preciso clicar no botão “salvar e enviar” para concluir o procedimento. O sistema vai encaminhar o número do protocolo de matrícula, quando esta etapa for finalizada.

Quem não receber o protocolo confirmando a matrícula, deve repetir o procedimento para novo envio dos arquivos. É indispensável ficar atento às datas porque novas tentativas só poderão ser feitas até 8 de julho.

Se o candidato não tiver quem  acesso à internet, poderá comparecer à Etec  no período regular de matrícula para fazer este procedimento, em data e horário a ser divulgado pela unidade. Para se dirigir à escola e usar o computador, é obrigatório o uso de máscara e o respeito às demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza.

Caso as vagas para os cursos de aptidão não sejam preenchidas, uma segunda lista de convocação será divulgada no site do Vestibulinho no dia 25 de julho, a partir das 15 horas. É importante ressaltar que o acompanhamento das etapas do processo seletivo, a verificação das listas de convocação e demais divulgações são de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal.

Documentos para matrícula

A matrícula dos convocados para os cursos de aptidão dependerá do upload legível dos seguintes documentos básicos:

  • documento de identificação (RG ou RNE);
  • CPF;
  • foto recente de rosto com fundo neutro;
  • histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem;
  • declaração escolar de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio.

Candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) devem fazer o upload legível de um dos seguintes documentos:

  • histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • declaração de conclusão do Ensino Médio firmada pela Direção da Escola de origem, contendo a data em que o certificado e histórico serão emitidos;
  • declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre/termo da EJA; ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA;
  • boletim de aprovação do Encceja emitido e enviado pelo Ministério da Educação (MEC);
  • certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC;
  • documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo quatro disciplinas

Quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016, deve fazer o upload legível de um dos seguintes documentos:

  • certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.

O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao ensino fundamental e/ou médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar o Histórico Escolar (frente e verso) e o parecer de equivalência de estudos emitido pela Secretaria Estadual da Educação. Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

Quem utilizou o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá enviar por upload a Declaração Escolar (ver modelo de Declaração Escolar no Anexo II desta portaria) ou Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas.


Veja calendário do Vestibulinho para quem concorre a vagas de cursos de aptidão para o segundo semestre:

5 de julho – Divulgação da primeira lista de convocação para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro;

6 a 8 de julho – Matrícula dos convocados na primeira chamada dos cursos técnicos de aptidão e envio de documentação no Portal do Candidato;

14 de julho a partir das 15 horas - Divulgação dos deferimentos e indeferimentos da matrícula da primeira lista de convocação para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro;

15 e 16 de julho - Período para recurso/correção dos documentos dos candidatos que tiveram a matrícula indeferida na primeira lista de convocação para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro;

20 de julho a partir das 15 horas - Divulgação do resultado da análise dos recursos/correção dos documentos de matrículas indeferidas na primeira lista de convocação para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro;

25 de julho a partir das 15 horas - Divulgação da segunda lista de convocação dos candidatos no site www.vestibulinhoetec.com.br para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro;

26 e 27 de julho - Matrícula da segunda lista de convocação dos candidatos com envio da documentação dos candidatos convocados no site www.vestibulinhoetec.com.br para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro;

29 de julho a partir das 15 horas - Divulgação dos deferimentos e indeferimentos da matrícula da segunda lista de convocação para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro;

30 de julho - Período para recurso/correção dos documentos dos candidatos que tiveram a matrícula indeferida na segunda lista de convocação para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro;

3 de agosto a partir das 15 horas - Divulgação do resultado da análise dos recursos/correção dos documentos de matrículas indeferidas na segunda lista de convocação para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e no site vestibulinhoetec.com.br

 

 

Centro Paula SouzaAutarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos..

Detran.SP intensifica fiscalização e fecha o cerco contra “alunos fantasmas” em CFCs

Equipes da autarquia identificaram irregularidades em autoescolas que deveriam realizar aulas práticas e teóricas presenciais, que não aconteceram

 

 

 

O Detran.SP intensificou a Operação “Caça Fantasmas” em fiscalizações feitas em Centros de Formação de Condutores (CFCs). As equipes do departamento flagraram, nos últimos dias, irregularidades em aulas práticas e teóricas. A maior burla é classificada como “aula aberta”, quando a atividade é registrada no sistema do departamento mas, no momento da fiscalização, não conta com a presença dos candidatos que buscam obter a CNH. Os casos foram flagrados em CFCs da capital, Guarulhos, litoral e interior.

 

Em todas as ocorrências identificadas pela equipe de fiscalização, os flagrantes resultaram em registros de boletins de ocorrência. Os CFCs vão passar por processos administrativos junto ao Detran.SP e estão sujeitos a penalidades como bloqueio das atividades, suspensão e cassação do credenciamento. O CFC terá, no entanto, direito a apresentar ampla defesa antes da conclusão do processo. Além disso, os envolvidos, tanto as autoescolas como os candidatos, responderão por inserção de dados falsos. (Artigo 313-A do Código Penal). A pena para esse crime varia de dois a doze anos, segundo o Código Penal.

 

Na capital paulista, por exemplo, as “aulas abertas” constavam no sistema do Detran.SP, mas não estavam ocorrendo no momento da fiscalização. Em um CFC de Guarulhos, uma aluna estava cadastrada no sistema E-CNH do departamento para realizar uma aula prática, mas no momento da fiscalização não havia ninguém. O carro que ela iria utilizar na aula estava parado em um estacionamento.

 

Na cidade de Pitangueiras, interior de São Paulo, a equipe de fiscalização flagrou quatro aulas práticas não sendo ministradas. Além disso, havia no sistema uma aula teórica para seis pessoas, mas apenas uma estava no local.

Já em São Vicente, na Baixada Santista, um veículo cadastrado para “aulas abertas”, estava sendo utilizado para provas práticas, o que não é permitido.

 

 

Molde de silicone na mira

 

Desde 2019, o Detran.SP já registrou irregularidades em 261 CFCs do Estado de São Paulo. Nos casos mais recorrentes, os alunos vão à autoescola para colher a digital no começo da aula e só retornam perto do horário previsto para encerramento da mesma. Há também situações em que os supostos estelionatários utilizam um molde de silicone para fraudar o sistema de controle biométrico do Detran.SP na abertura e fechamento de aulas, sem a necessidade da presença do aluno.

 

“O Detran.SP atua com cada vez mais rigor para que situações como estas não se repitam. É nosso papel fiscalizar qualquer indício de fraude ou irregularidade. Por isso sempre reforçamos a recomendação para que o cidadão denuncie e contribua neste enfrentamento, destaca o presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.

 

 

Como as fraudes são identificadas

 

A equipe de fiscalização do Detran.SP por meio do e-CNH, sistema eletrônico de registro de aulas, consegue rastrear todas as etapas de habilitação, desde as aulas teóricas até a presença dos alunos nas aulas práticas, veículos utilizados e instrutores escalados.

 

“Para aulas práticas, a equipe consegue identificar previamente pelo sistema e-CNH aluno, instrutor e veículo. Com essas informações, conseguimos averiguar a situação no local. Caso o andamento da aula não esteja de acordo com o que foi registrado no sistema, encaminhamos o caso para a Polícia Civil. Já em aulas teóricas, os fiscais possuem relatórios com a relação de alunos e instrutores que estarão em sala de aula e é possível identificar através de chamada oral se todos os alunos estão presentes”, explica Raul Vicentini, diretor de Habilitação do Detran.SP.

 

Além de “alunos fantasmas”, outras irregularidades são frequentemente descobertas nos CFCs.  São elas:

Acesso remoto: o credenciado instala um software que permite o acesso remoto exclusivo ao computador para aplicação das provas teóricas.

Irregularidades estruturais: quando a equipe de fiscalização identifica problemas estruturais de CFCs em desacordo com as recomendações da portaria 101/2016, que estabelece um padrão de estrutura física aos credenciados, como tamanho e quantidade de salas e adequação predial para PCDs.

 

Atividades diversas: os CFCs utilizam a autoescola para outros fins, como despachante, por exemplo.

 

 

1,5 mil fiscalizações

 

Entre junho de 2020 e junho de 2021, as equipes do departamento atingiram a marca de 1.494 vistorias realizadas em CFCs (Centros de Formação de Condutores), desmontes, estampadoras, empresas de Vistoria Veicular (ECVs) e pátios de veículos no Estado de São Paulo.

 

O Detran.SP reforça a importância do cidadão realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados no portal do Departamento de Trânsito antes de efetuar qualquer serviço. A busca pode ser feita em detran.sp.gov.br na aba de “Credenciados”. Caso a empresa não seja encontrada durante a pesquisa, o procedimento não deve ser realizado no local. Além disso, é de suma importância exigir sempre a nota fiscal do serviço que foi realizado. 

 

Qualquer suspeita de irregularidade deve ser denunciada à Ouvidoria do órgão, que pode ser acionada pelo portal www.detran.sp.gov.br, ou diretamente no link: http://bit.ly/1ZfLWnf. O Detran.SP garante sigilo absoluto ao denunciante.


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