Funcionários
do Banco atuarão como voluntários para apoiar clientes e não clientes na
organização de suas contas e investimentos;
Iniciativa
abrangerá agências de 25 municípios, exclusivamente para ação de orientação,
sem qualquer tipo de atendimento comercial.
Funcionários
do Santander Brasil se organizaram em um programa de voluntariado para levar
orientação financeira a clientes e não clientes interessados em receber apoio
para organizar suas contas e investir. A iniciativa será realizada, a princípio,
em 29 agências selecionadas do banco em 25 municípios – entre elas unidades de
São Paulo – das 9h às 12h.
Até
o momento, mais de 1,9 mil funcionários do Banco se inscreveram para participar
desta missão cidadã, quando poderão dar palestras, realizar assessoramento
individual ou coordenar e apoiar as atividades do dia. As atividades das
agências, nestas datas, serão 100% dedicadas à educação financeira – não haverá
atendimento comercial. Em São Paulo, os atendimentos serão realizados nas
agências da Av. Prof. Luciano Gualberto, Sn, Cidade Universitária; Av. Adolfo
Pinheiro, 159, Santo Amaro; Av. Rangel Pestana, 2.248, Brás; Av. Paulista
,1.374 – Térreo, Bela Vista e; Av. Jabaquara, 1.219, Jabaquara, por ordem de
chegada.
Os
voluntários, que não necessariamente atuam na rede comercial no dia a dia,
passarão por uma formação para aprimorar suas competências e garantir a
qualidade da experiência do público atendido. Quem visitar as agências também
receberá indicações de ferramentas e cursos on-line sobre os temas abordados.
A
iniciativa nasceu de uma proposta do presidente do Santander Brasil, Sérgio
Rial, que divulgou a intenção do Banco de ceder a estrutura das agências para
os voluntários em um vídeo manifesto. “Educação financeira é valorizar o que se
tem, seja pouco, seja muito. É cuidar, é aprender, é ter disciplina. E criar
confiança para dizer não. Essa reflexão é importante no nosso Brasil de hoje.
Ainda somos 12 milhões de desempregados e 63 milhões de pessoas que ainda tem
alguma dívida atrasada”, afirmou Rial, na mensagem publicada em março último
nas redes sociais.
A
head de Sustentabilidade do Santander, Karine Siqueira Bueno, explica que o
programa pode crescer e se consolidar como uma prática da Instituição. “A
educação financeira ainda é uma lacuna no Brasil. Existem iniciativas
importantes, como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), mas
ainda há um longo caminho a ser percorrido por toda a sociedade. Nossos
funcionários compreenderam a importância de fazer parte dessa mobilização”,
afirma a executiva.
Em
fevereiro, o Banco lançou uma ferramenta online de educação financeira gratuita
para seus clientes, o Santander ON. O serviço oferece uma radiografia de todos
os compromissos financeiros do correntista, e alerta para eventuais pendências
na Receita Federal, Serasa e Banco Central. Com
interface amigável, a plataforma indica o
caminho para a resolução rápida em caso de restrição ao CPF. Conforme a
situação, o banco poderá até mesmo oferecer uma linha de crédito para permitir
a quitação da dívida pendente.