Pesquisar no Blog

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Férias no Municipal: visitas educativas de hora em hora todos os dias


Público poderá conhecer o belíssimo prédio histórico, a Praça das Artes e o subterrâneo do Theatro; Tudo gratuitamente

Férias no Municipal! De 10 a 31 de janeiro, o Theatro Municipal de São Paulo terá as suas visitas educativas gratuitas realizadas todos os dias de hora em hora no intervalo das 10h às 17h, sendo que a primeira ocorre às 11h. As inscrições devem ser feitas com 1 hora de antecedência na bilheteria do local. O público poderá conhecer o belíssimo prédio histórico e ainda a Praça das Artes, inclusive com visitas em inglês, sempre às 14h, e libras, às 16h.
Além disso, a concorrida “Visita aos Lugares não Visitáveis”, que anteriormente acontecia apenas em eventos como “Jornada do Patrimônio”, será oferecida a partir do meio-dia, e percorre o subterrâneo do Theatro. Os visitantes farão trajetos que despertam grande interesse e curiosidade do público. Será possível conhecer o túnel que liga o edifício do Municipal à fonte Carlos Gomes, o Salão dos Arcos e os túneis de manutenção, terminando no ponto mais alto do prédio: a Cúpula. Esta será oferecida apenas em português.

Theatro Municipal
O Theatro Municipal surgiu para a cidade de São Paulo como um grande símbolo das aspirações cosmopolitas do início do século 20. Cada vez mais refinada e com mais recursos provenientes do ciclo do café, a alta sociedade paulistana espelhava-se em valores europeus e desejava uma casa de espetáculos à altura de suas posses para receber grandes artistas da música lírica e do teatro.
O edifício projetado pelo escritório Ramos de Azevedo com colaboração dos italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi teve o início das obras em 1903 e foi inaugurado em 12 de Setembro de 1911. O Theatro Municipal foi aberto diante a uma multidão de 20 mil pessoas que acompanhavam a chegada dos ilustres convidados.
A luxuosa construção, fortemente influenciada pelos teatros de ópera ecléticos, foi considerada um feito histórico para a época, com traços renascentistas e barrocos na fachada e, em seu interior, muitos adornos e obras de arte: bustos, bronzes, medalhões, afrescos, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores. São Paulo integrava-se, finalmente, ao roteiro internacional dos grandes espetáculos.
Pelo palco do Theatro Municipal passaram as mais importantes companhias artísticas da primeira metade do século 20, que trouxeram a São Paulo nomes como Enrico Caruso, Beniamino Gigli, Mario Del Monaco, Maria Callas, Renata Tebaldi, Bidu Sayão, Arturo Toscanini, Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Francisco Mignoni, Magdalena Tagliaferro, Guiomar Novaes, Pietro Mascagni, Ana Pawlova, Arthur Rubinstein, Claudio Arau, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Isadora Duncan, Margot Fonteyn, Nijinsky, Nureyev, Baryshnikov, dentre muitos outros.
O Theatro também foi cenário de um dos principais eventos da história das artes no Brasil, a Semana de 22, que entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 reuniu um grupo de jovens artistas que questionou os valores da arte e da cultura vigentes, nos campos da música, da escultura, pintura, poesia e literatura. Neste grupo estavam Mário e Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Víctor Brecheret, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Plínio Salgado, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida e outros que deram início ao movimento modernista brasileiro.
Nos mais de 100 anos de história, três grandes restauros marcaram as mudanças e renovações no Theatro: na década 1950, ampliou os camarins, transferiu os camarotes da boca de cena para a parte de trás da plateia, substitui as cadeiras da sala de espetáculos, que recebeu novo mobiliário desenhado pelo Liceu de Artes e Ofícios, e instalou o órgão G. Tamburini.  A segunda, de 1986 a 1991, restaurou todo o prédio e implementou as estruturas de palco e os equipamentos de cena foram substituídos.

 Para celebrar o centenário, o Theatro Municipal de São Paulo passou pela terceira reforma: as fachadas e a ala nobre foram restauradas, os vitrais recuperados, as pinturas decorativas, com base em fotos antigas, foram refeitas e o palco modernizado.
Já a Praça das Artes foi inaugurada em 2013. O espaço abriga parte dos grupos artísticos do Theatro, as escolas municipais de música e dança, além da Sala de Exposições e a Sala do Conservatório, sede oficial do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, e que abriga apresentações de música de câmara, contemporânea, orquestral e coral. 


Serviço:

Visitas Guiadas em Janeiro
Gratuito
De 10 a 31 
Idiomas: Português, Inglês e Libras
Horários:
11h às 12h30 – Português
12h às 13h30 – Lugares Não Visitáveis
13h às 14h30 – Português
14h às 15h30 – Inglês
15h às 16h30 – Português
16h às 17h30 – Libras
17h às 18h30 - Português

*As inscrições devem ser feitas com 1 hora de antecedência na bilheteria do local.

Dicas para empreender e ter sucesso na economia criativa

Em outros tempos, empreender era uma atitude forçada pela circunstância e, hoje em dia, o empreendedorismo mudou de figura e passou a ser uma forma de se diferenciar no mercado. A economia criativa surge em meio disso. Do que se trata e como se estabelecer neste mercado? Confira neste material da Casa Compartilhada, dicas para empreender e ter sucesso na economia criativa.



terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Especialista indica as profissões que estarão em evidência em 2019


Ronaldo Cavalheri aponta os segmentos mais promissores do mercado para quem quer trabalhar, ser feliz e ter sucesso 


A chegada de um novo ano sempre traz  muitas expectativas e promessas, além de ser uma grande oportunidade de planejar e traçar novos rumos no âmbito profissional.  Para aqueles que escolheram 2019 como um ano para novos ares no trabalho,  o essencial é estar antenado aos movimentos e oportunidades do mercado.  Pensando nisso,  o CEO do Centro Europeu, primeira escola de Economia Criativa do Brasil, Ronaldo Cavalheri, preparou 10 dicas de segmentos que estarão em alta para quem pretende mudar de área ou apostar em novos negócios. 


Mídias Digitais:  O mundo digital trouxe novos comportamentos de mercado e as redes sociais se tornaram o grande canal de relacionamento com os clientes. Segundo Ronaldo Cavalheri, independente se uma empresa é pequena ou grande ela precisa se comunicar adequadamente com seu público. “É  preciso gerar engajamento, pois isto é o que impacta diretamente nos resultados de vendas. Os profissionais que trouxerem essa expertise para 2019 terão muito espaço para agregar valor nas empresas”, afirma.

Mercado de Experiências: A regra para 2019 é gerar experiências positivas e inesquecíveis para os seus clientes. Para o especialista, o momento é ideal para os profissionais ligados a hospitalidade, eventos e relacionamento direto com os clientes. “Os profissionais destas áreas terão um mercado inesgotável para explorar, com a missão de entregar o intangível que agrega valor em torno do produto ou serviço que é fornecido”, declara Ronaldo. Já no meio digital o profissional de Experiência do Usuário (UX) ganha destaque. “A missão de proporcionar em todos os canais de contato com o cliente uma boa navegabilidade, usabilidade, acessibilidade e funcionalidade”, garante.


 
 

Gastronomia: Exemplo de mercado que mesmo com a crise usou a criatividade para oferecer serviços diferenciados e de qualidade, o setor de gastronomia segue forte com esse movimento para 2019. Para Ronaldo Cavalheri, a aposta é para áreas como cervejaria artesanal, cozinha saudável e serviços de personal chef que são cada vez mais apreciados pelo público. “Soluções em alimentos e bebidas com nicho de produtos para públicos específicos também tendem a ganhar mais espaço considerando sempre a inovação e a identificação com quem consome e a experiência no seu entorno”, acrescenta.





Cientista de Dados: Não há dúvidas de que vivemos na era da informação. O volume de dados é absurdo e para que as empresas consigam definir estratégias mais assertivas é necessária uma análise adequada de toda essa informação. “Os profissionais de dados serão cada dia mais requisitados para ajudar as empresas a resolverem problemas e a entender comportamentos e tendências de mercado. Para 2019 o foco será em indicadores, que são dados organizados”, explica o especialista.



Design de Soluções: A vida moderna imprime uma rotina acelerada e as empresas precisam pensar em soluções que facilitem o dia a dia dos seus clientes. “E para atender estas necessidades entra o design, em suas diferentes ramificações, com a missão de criar soluções cada vez mais funcionais, sustentáveis e com propósito”, afirma Ronaldo. O especialista ainda garante que o destaque do segmento para o próximo ano está na  moda autoral que imprime personalidade e exclusividade nas suas peças. Já na linha de design de produtos e de interiores, a preocupação é em trazer soluções que proporcionem o bem-estar e a melhor produtividade das pessoas.



Consultoria de Imagem: “Para 2019 segue valendo o ditado de que a primeira impressão é a que fica, e para isso é importante cuidar da imagem pessoal para passar uma mensagem positiva”, assegura Ronaldo Cavelheri. A consultoria de imagem é uma área que ainda não é muito conhecida, mas que está ganhando seu espaço pelo valor que entrega aos seus clientes, além de ter impacto direto na autoestima das pessoas, ajudando a aflorar o que elas têm de melhor e as ajudando para uma melhor performance profissional.



Digital Influencer: O boca a boca ganhou maiores proporções através das redes sociais. São pessoas que se destacam na grande rede e formam milhares de seguidores ditando estilo de vida e sendo embaixadores de marcas e produtos. O especialista aposta no crescimento de micro influenciadores para 2019. “ Muitas vezes os micro influenciadores não acumulam um número gigantesco de fãs, mas possuem um grande engajamento com um perfil de público muito específico, o que desperta o interesse de marcas e empresas”, explica.



Audiovisual: Para 2019 é esperado que mais de 80% do tráfego de dados da internet seja de vídeos. O audiovisual é uma das áreas que mais cresce no mundo abrindo um campo para profissionais atuarem em diferentes frentes, desde as grandes produções de cinema até orçamentos menores de conteúdos para redes sociais. É comprovado que vídeos geram mais engajamento e as empresas precisam se preocupar cada vez mais com a qualidade do material que estão entregando para os seus clientes.



Gestão Financeira: O grande desafio das empresas é fechar seus resultados com lucro. Segundo o especialista, o papel do gestor financeiro não perde seu espaço em 2019, e ao contrário será ainda mais demandado. O profissional com visão de otimização de custos e orientação para resultados está sendo disputado no mercado. “Grande destaque para o profissional dessa área que tem poder de engajamento da equipe e consegue criar uma cultura de negócio sustentável em toda a empresa”, comenta o especialista.



Gestão de Pessoas: “As empresas são feitas de pessoas e cabe ao gestor de pessoas montar um time vencedor e acompanhá-lo no dia a dia rumo as metas da empresa.” A responsabilidade e importância deste segmento fará com que o profissional da área tenha destaque em 2019. “ Criar nas pessoas o sentimento de pertencimento e de orgulho em fazer parte da empresa na qual trabalha, pois esse é o diferencial para ter uma equipe engajada e com foco no cliente”, completa Ronaldo Cavalheri.


Posts mais acessados