Game SuperValores pode ser baixado gratuitamente e
resgata a brincadeira de cartas, levando os pequenos a entenderem que algumas
atividades custam pouco, mas são ricas em diversão. Algumas escolas públicas da
cidade de São Paulo e São Carlos, interior do Estado, receberão de graça 500
unidades do jogo. Já o site www.valoresdinheiroeeu.com.br
disponibiliza tarefas interativas para estimular crianças a resolverem
acontecimentos do dia a dia que envolvam dinheiro
O que vale mais
pontos no quesito diversão: comprar um tênis ou ir ao zoológico? No jogo SuperValores, que é lançado
pelo SerasaConsumidor em comemoração ao dia das crianças, a segunda opção ganha
disparado de dez contra dois. O jogo tem como objetivo repassar aos pequenos
conteúdos de educação financeira, como consumo consciente e a diferença entre
valores financeiros e não financeiros, de maneira divertida e acessível,
mostrando que algumas riquezas (amizade, convívio com amigos e familiares e
diversão ao ar livre) são grátis, mas valem muito.
São 32 cartas,
como as da imagem abaixo, para serem baixadas gratuitamente no link (www.serasaconsumidor.com.br/educacao/preco-e-valor-sao-a-mesma-coisa-descubra-brincando),
resgatando o conceito dos jogos tradicionais.
Cada carta
menciona uma atividade diferente, como ir ao cinema, ao zoológico, comprar um
tênis, andar de bicicleta, desenhar etc. Em cada cartão são apresentadas cinco
características para aquela atividade: diversão
(o quanto essa experiência diverte), amigos (a oportunidade de fazer amizade),
quanto custa (o valor monetário), movimento (o quanto a experiência gera
movimento físico) e criatividade (quanto estimula a descobrir coisas novas).
Essas características são pontuadas de 1 a 10, de acordo com a experiência
proporcionada, estimulando o raciocínio e facilitando a comparação de valores.
Na carta “andar de bicicleta”, por exemplo, os itens movimento e diversão valem muito. Em
“colecionar figurinhas”, amigos
e diversão são os
que mais pontuam. E assim por diante.
As cartas também
são classificadas em quatro “famílias”,
reunindo tipos de atividades semelhantes. São elas: Ultradiversão; Útil para a vida; Quero
ou preciso? E nós
e a natureza. O agrupamento contribui para reforçar conceitos
importantes, como a diferença entre vontade e necessidade; a informação de que
experiências positivas não têm necessariamente valor financeiro e que algumas
práticas nos aproximam da natureza.
Na hora de jogar,
a criança escolhe o item de sua carta que pode bater a pontuação do outro
jogador, o que ajuda a internalizar os conceitos. Quem tiver mais pontos ganha
as cartas da mesa e as coloca embaixo de sua pilha. A única exceção fica para o
item “quanto custa”: quando selecionado, ganha as cartas da mesa quem tiver o
valor mais baixo neste item, de forma a estimular o conceito de economia entre
as crianças. O jogo continua até que um dos participantes fique com todas as
cartas do jogo, vencendo a partida.
“A ideia é que,
quanto mais próximo do cotidiano da criança for o tema do jogo, mais fácil será
para ela compreender a lógica e as questões apresentadas”, diz gerente de
Sustentabilidade Corporativa da Serasa Experian, Andrea Regina.
Voltado ao público
entre 7 e 10 anos, o SuperValores
pode ser jogado com a participação dos adultos, tornando a experiência ainda
mais proveitosa e divertida. “Criamos um tópico de orientação, junto à área de
download, chamada Dicas para
pais e responsáveis, voltados a estimular o diálogo dos temas com
os pequenos”, explica Andrea.
Para comemorar o
dia das crianças, a equipe do SerasaConsumidor vai disponibilizar gratuitamente
500 unidades do jogo para escolas públicas da cidade de São Paulo e São Carlos,
interior do Estado, (locais onde a empresa possui instalação) já com as cartas
impressas. A iniciativa visa estimular os professores a usar o material de
apoio em sala de aula.
Clique aqui para ter acesso
ao download das cartas coloridas e aqui se a opção de
impressão for preto e branco. Saiba também as regras do
jogo.
Valores, Dinheiro e Eu
Outra ferramenta lúdica criada
pela Serasa para reforçar conceitos de educação financeira é o site Valores, Dinheiro e Eu (http://www.valoresdinheiroeeu.com.br/).
Trata-se de um portal interativo, que retrata a Vila Sonhos Reais, bem como
seus moradores e situações práticas do dia a dia vivenciadas por eles.
Voltado a crianças de 6 a 12 anos,
o site apresenta jogos de perguntas e respostas, livros virtuais e demais
experiências lúdicas que envolvem a solução de problemas cotidianos, como a
compra de produtos no supermercado cujos preços devem ficar dentro de
determinado orçamento.
Em outras áreas do site, a
proposta é solucionar conflitos emocionais, éticos e morais que surgem quando
as pessoas lidam com dinheiro. As atividades podem ser feitas em casa, com
acompanhamento dos pais, ou em sala de aula, junto com o professor.
“Iniciativas como essas, desenvolvidas
especificamente para serem acessíveis aos consumidores, permitindo a formação
de uma geração economicamente mais responsável, reforçam o posicionamento da
empresa no tema educação financeira”, diz Andrea Regina.
SerasaConsumidor
Serasa Experian
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segunda-feira, 10 de outubro de 2016
Serasa lança jogo e site para ensinar crianças a diferenciar valores de preços
Brinque no Dia das Crianças com segurança
Segurança na Internet é um assunto sério, mas
nem por isso precisa ser entediante, não é mesmo? Pensando nisso, em
comemoração ao Dia das Crianças, que acontece no dia 12 de outubro, a Mozilla,
desenvolvedora do navegador Firefox, convida a todos a falar sobre o assunto
com os pequenos de uma maneira divertida, por meio do Codemoji, jogo que criptografa mensagens
utilizando os famosos e queridos emojis.
Para entrar na brincadeira, é preciso seguir os seguintes passos: criar um código de emojis (codemoji), selecionaá-lo e compartilhar uma mensagem criptografada com quem desejar, conforme o exemplo: https://codemoji.org/#/welcome. A pessoa, então, irá descodificar o emoji e descobrir a mensagem escrita exclusivamente para ela, conforme mostra o link.
O objetivo do jogo é promover a importância da privacidade e da segurança dos internautas com a informação criptografada. É importante que os usuários notem a importância de utilizar um sistema criptografado em uma página da web, seja a de um banco, hospital, ou simplesmente ao compartilhar vídeos engraçados na Internet.
Para saber se a página acessada é segura, certifique-se que há um cadeado ao lado da URL do site. Dessa forma, dados como, senhas e e-mails estarão protegidos.
Para entrar na brincadeira, é preciso seguir os seguintes passos: criar um código de emojis (codemoji), selecionaá-lo e compartilhar uma mensagem criptografada com quem desejar, conforme o exemplo: https://codemoji.org/#/welcome. A pessoa, então, irá descodificar o emoji e descobrir a mensagem escrita exclusivamente para ela, conforme mostra o link.
O objetivo do jogo é promover a importância da privacidade e da segurança dos internautas com a informação criptografada. É importante que os usuários notem a importância de utilizar um sistema criptografado em uma página da web, seja a de um banco, hospital, ou simplesmente ao compartilhar vídeos engraçados na Internet.
Para saber se a página acessada é segura, certifique-se que há um cadeado ao lado da URL do site. Dessa forma, dados como, senhas e e-mails estarão protegidos.
Feliz dia das Crianças
Além disso, a Mozilla alerta para os seguintes cuidados, especialmente com as crianças, para navegarem com segurança na Internet:
• As crianças devem conhecer os potenciais perigos que podem enfrentar online e devem ficar à vontade com os pais para conversar sobre quaisquer eventualidades na internet que possam chateá-las ou que acharem estranho;
• Se possível, o computador deve estar num local onde os pais possam ficar mais atentos, mas respeitando a privacidade de cada um;
• Tente fazer com que o computador seja uma experiência familiar partilhada;
• Restrinja os conteúdos considerados excessivos: soluções de Segurança Definitiva podem ajudar a fazer isto, além do navegador Internet Explorer, que inclui uma funcionalidade de classificação do conteúdo;
• Oriente a criança sobre o que ela pode ou não fazer na Internet. Por exemplo, efetuar registos em redes sociais ou outros sites, compras online, transferir arquivos de música, vídeo ou programas, utilizar programas de mensagens instantâneas, visitar salas de conversação na Internet etc
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