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quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Necessidade artificiais: seu dinheiro escorrendo pelo ralo





O consumidor brasileiro é bombardeado sempre com estímulos para comprar, muitas vezes com ofertas de necessidades artificiais, que não precisamos verdadeiramente. A propaganda para consumir nos cerca  a todo momento e lugar e quer, inclusive, invadir o sossego de nossos lares com ligações 24 horas por dia de grandes empresas (curiosamente, os mesmo litigantes profissionais que entopem a Justiça com ações, lesando consumidores) fazendo “ofertas espetaculares”. São instituições financeiras, companhias de telefonia celular, empresas de internet, empresas aéreas, entre outras.
Uma das estratégias de marketing utilizadas por esses grandes fornecedores para legalmente “tomar o seu dinheiro” é, literalmente, mexer nas suas emoções. Por quê? Porque eles sabem que se suas emoções forem balançadas, você terá mais dificuldade de raciocinar se uma determinada compra será realmente boa para você ou não. E aqui não estou falando do simples exagero, mas da vontade de fazer uma venda para o consumidor, mesmo que isso o prejudique.
Segundo Laura Lake, algumas empresas fazem o consumidor sentir que precisa de certo produto para se sentir melhor, ou aparentar, de determinada maneira. No final, porém, o ponto verdadeiro é que as empresas fazem as pessoas quererem o produto, mesmo que verdadeiramente não precisem dele.
E como isso pode ser conseguido? Tentando fazer o consumidor confundir desejos com necessidades. Assim, ele não racionaliza direito e acaba fazendo uma compra mal feita. Imagine que qualquer compra assim já te dá um certo grau de prejuízo, mas contabilize, então, isso ao longo de uma vida inteira. Não há fortuna que se sustente com isso no longo prazo.
É o que acontece quando você entra numa concessionária para comprar um carro pequeno e o vendedor fica tentando te forçar a comprar um maior - e que nem te serve tão bem.  Ou o profissional de telemarketing que fica te ligando o tempo todo para que você compre um “pacote de dados” fantástico, que curiosamente só será ofertado naquele momento, etc.
Fique atento, pois, em muitos casos, as pessoas ficam focadas em ganhar mais dinheiro e se esquecem de defendê-lo nas pequenas coisas, diariamente, desses “abutres financeiros”. Não deixe nenhum vendedor te confundir em qualquer compra. Desejo é uma coisa e necessidade é outra. Não aceite apelo emocional, como “você merece isso”, “sua família vai adorar”, “todo mundo está comprando”. 
Exija sempre um prazo mínimo para refletir. Peça que enviem a “oferta fantástica” por e-mail - coisa que raramente eles o farão. Não caia em “necessidades artificiais”, pois essas estratégias buscam apenas tomar o seu dinheiro sem trazer nenhum valor novo e efetivo para a sua vida. Avalie sempre e separe os seus desejos das suas necessidades. Você pode ter o que deseja, mas isso não pode comprometer as suas necessidades reais e verdadeiras.


Lélio Braga Calhau - Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE, é Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ, palestrante e Coordenador do site e do Podcast "Educação Financeira para Todos".

Dermatologista dá dicas de como usar maquiagem com protetor solar




Dra. Elizete Kaffer alerta que este tipo de produto não substitui o protetor clássico de rosto, principalmente no verão

O rosto é a parte do corpo que fica mais exposta aos raios solares e deixar de usar um bom protetor danifica e envelhece a pele. Com a intenção de oferecer produtos práticos, algumas marcas de cosméticos apostam em maquiagem que contém fator de proteção.

No entanto, em alguns casos, esse tipo de produto não substitui o protetor clássico de rosto, principalmente no verão e durante as férias na praia ou piscina. Para não deixar dúvidas na hora de se proteger, a dermatologista Dra. Elizete Kaffer da Clínica Shalon de Campinas, SP, explica como agir corretamente:

1.       O filtro solar deve ser aplicado primeiro seguido da maquiagem que, normalmente, possui pigmentos que atuam como filtro físico, agregando fotoproteção também para raios gama, infravermelhos e luz visível, também prejudiciais à saúde da pele.

2.       Efeito barreira: a base (maquiagem) possui pigmentos com ação de filtro físico que, em associação aos filtros químicos, atuam protegendo além das radiações ultravioletas UVB* (no caso dos produtos com  FPS*) ou UVA* (no caso dos produtos com PPD*), além de proteger a pele das demais radiações solares: que também danificam a saúde da pele, ocasionando envelhecimento precoce.

3.       Reaplicação: o ideal seria lavar bem a pele para a total remoção da maquiagem e sudorese excessiva para nova aplicação do filtro químico. Uma alternativa é a aplicação dos filtros físicos compostos, que atuam como barreira mecânica sobre a pele, podendo ser aplicado sobre a maquiagem. Lembre-se de que é necessário reaplicar os produtos de acordo com o tempo de exposição ou no caso de sudorese excessiva, após banhos de mar ou piscina ou atrito com toalhas ou roupas.

4.       Para peles mais oleosas, o ideal é usar filtros em gel, loção ou cremes oilfree, seruns ou, mais recentemente, primers que promovem um toque seco a pele, colaborando para o efeito natural não oleoso da pele.

5.       Alguns pigmentos utilizados na maquiagem podem ser fototóxicos, ou seja, reagirem com a luz solar provocando alergias à pele. Por isso, é importante atentar para as instruções das embalagens que orientam cuidados com a exposição solar. No caso de dúvidas, o ideal é sempre entrar em contato com o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor referido na embalagem do produto.
A Dra. Elizete Kaffer ainda enfatiza que os produtos que contém fatores de proteção solar possuem um tempo de durabilidade e eficácia determinado pelos índices FPS e PPD. “No caso das maquiagens, por conterem baixos FPS ( 05 a 20), normalmente necessitam de reaplicação mais frequente no caso de serem utilizadas em longos períodos de exposição solar e horários de incidência maior de UVB” , esclarece a dermatologista.

Raios
*UVA
·         Responsável pelo bronzeado, manchas e rugas.
·         Médio Grau de intensidade
·         Não é bloqueado totalmente com o protetor solar

*UVB
·         Deixa a pele vermelha e queimada
·         Ajuda na fabricação da vitamina D
·         Aumenta o risco de câncer
·         Abundante entre 10 h e 16 h
·         Alto grau de intensidade
Fatores de Proteção Solar
*FPS – Fator de proteção solar
Exemplo: Se o FPS for 30 significa que ele protege 30 vezes mais o tempo em que a pessoa se bronzearia
*PPD – mensura a proteção ao UVA. Os rótulos dos produtos costumam indicar “proteção de amplo espectro”.

Fonte: Dra. Elizete kaffer – CRM 87753 - Clínica Shalon

Cerveró arranha a espinha dorsal do governo





A testemunhal é a prostituta das provas, diz-se no fórum. Delação premiada, por consequência, a prostituta remunerada pelo Estado. Não obstante, o instituto foi essencial para limpar outras plagas de pragas "políticas". A Itália é exemplo. A corrupção criada sob o manto do poder só pode corresponder heterodoxia semelhante. A seguir o ramerrão de métodos judiciais tradicionais e "garantistas", os atos oriundos de corrupção ficariam soterrados desde seus idos às calendas gregas.
A Nestor Cerveró, obviamente, o governo acusado não atribui nenhuma credibilidade. É possível, sim, que delação premiada não contenha um grão de certeza. Porém, em direito a certeza recebe a contribuição da verossimilhança. Na avaliação das provas, os olhos podem ser perfeitamente substituídos pela inteligência. Sob pena de termos de conviver com a impunidade.
A delação de Cerveró tem lógica granítica e abala personagens centrais do poder: Lula, Dilma, Renan e Collor.
Lula o nomeou para a Diretoria de Serviços da BR Distribuidora. Gratidão por haver colaborado à quitação de empréstimo de R$ 12.000.000,00 feito ao PT para duas finalidades malcheirosas: calar, em Santo André, o chantagista Renan Maria Pinto, por R$ 6.000.000,00.  Nas circunstâncias esteve envolvido o torpe homicídio de Celso Daniel. A outra metade da laranja podre foi lançada em Campinas, onde, também, foi assassinado um prefeito. Obter um empréstimo pode ser simples, sobretudo por quem tem poder; resgatá-lo é que são elas. No ponto, Cerveró foi decisivo sob o modo de atribuir a uma empresa gêmea do Banco concedente do empréstimo, a Sachin Engenharia, a contratação para operação do navio-sonda da Petrobrás, o Vitória 10.000. Qualquer semelhança entre o nome do navio e os fatos é mera coincidência.  No meio da embromação entrou como interposta pessoa José Carlos Bumlai, pecuarista amigo siamês de Lula, que ingressava no Planalto como se fora seu celeiro. Hoje preso, perdeu a outrora irrestrita liberdade.
Não ficou por aí, nesse lodaçal específico da Petrobrás, as diatribes do ex-Presidente. Segundo o delator, para obstar a explosiva comissão parlamentar de inquérito sobre a Petrobrás, Lula removeu da empresa e realocou no Senado José Eduardo Dutra, falecido em 2015, de transição fácil entre os parlamentares, personagem adequada aos acordos, a exemplo de Delcídio Amaral.
Escandalosamente, para quem ouviu Lula tonitruar increpações no Vale do Anhangabaú contra Fernando Collor para "golpeá-lo" com a ajuda dos cara-pintadas, o insigne metalúrgico atribuiu poderes amplos e irrestritos a seu figadal inimigo de outros tempos para mandar e desmandar na BR Distribuidora. Cerveró foi alertado disso diretamente na Casa da Dinda.
A Presidente Dilma Roussef apoiou a ilimitada sinecura concedida ao alagoano. Em desabafo a Cerveró, Renan Calheiros confirmou a generosa benesse: por isso é que a candidatura de Collor, naturalmente inviável, deslanchara. A fé e o dinheiro removem montanhas. A moeda de troca foi o alinhamento absoluto e incondicional do triste PTB à oposição à comissão de inquérito sobre a Petrobrás. A personagem das Alagoas, caçador de marajás, voltou ao poder como um semideus mitológico.
Renan reclamou de não estar sendo agraciado como os demais; porém encontrou, lá mesmo ou alhures, os milhões de reais que elegem os políticos brasileiros.
Tanto veneno necessitava de um antídoto. Cerveró, servindo a alguém, aplicou canhestramente um ineficaz: corrupção na Petrobrás, também, no já lonquínquo governo de Fernando Henrique Cardoso, sem indicação de nomes e fatos concretos, como os acima reproduzidos.


Amadeu Garrido de Paula - um renomado jurista brasileiro com uma visão bastante crítica sobre política, assunto internacionais, temas da atualidade em geral. Além disso, tem um veio poético, é o autor do livro Universo Invisível, uma publicação que reúne poesias e contos sobre arte, cultura, política, filosofia, entre outros assuntos, todos os poemas são ilustrados. O livro está a venda no site da livraria Cultura http://www.livrariacultura.com.br/p/universo-invisivel-46024299 e nas livrarias Nobel Santana e Nobel Santo André.

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