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terça-feira, 6 de junho de 2023

MAIS DE 2,8 MILHÕES DE VEÍCULOS NAS PRINCIPAIS RODOVIAS DURANTE O FERIADO DE CORPUS CHRISTI

Concessionárias terão reforço operacional para absorver o aumento do fluxo de veículos

 

Neste fim de semana prolongado do feriado de Corpus Christi (8 de junho), às concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, reguladas pela ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo, terão reforços operacionais e vão intensificar o monitoramento e atendimento aos usuários. A previsão é de que mais de 2,8 milhões de veículos sigam em direção ao litoral e interior paulista pelas principais rodovias de saída da capital e Grande São Paulo a partir desta quarta-feira (07). 

 

“Vamos ampliar a nossa atuação nas rodovias concedidas do Estado para fazer frente ao aumento de tráfego durante o feriado de Corpus Christi , e auxiliar, quando necessário, aqueles que vão pegar estrada com seus amigos e familiares. Assim, garantiremos maior segurança e conforto a toda população”, afirma Milton Persoli, diretor geral da ARTESP. 


 

MONITORAMENTO E ATENDIMENTO

 

Para promover mais tranquilidade aos usuários durante o feriado, os Centros de Controles Operacionais (CCOs) das concessionárias, que fazem a gestão de 11,1 mil quilômetros da malha concedida, contarão com reforço para monitoramento e operação dos equipamentos para inspeção do tráfego e apoio, como contadores veiculares (SATs), câmeras CFTV, painéis de mensagens variáveis (os painéis eletrônicos que informam sobre as condições da rodovia), além de call boxes (telefones de emergência), pontos de wi-fi e estações meteorológicas. 

 

MOVIMENTO NAS PRINCIPAIS VIAS CONCEDIDAS 

 

O movimento deve se intensificar já a partir da tarde de quarta-feira (7) em todas as rodovias sob concessão. Na manhã de quinta-feira (8) também há previsão de tráfego carregado. Já para a volta do feriado, a previsão é de tráfego intenso a partir de domingo (11/06), durante todo o dia.


 

EXPECTATIVA DE TRÁFEGO DURANTE O FERIADO

 

No Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a expectativa da concessionária Ecovias é de que cerca de 260  mil veículos desçam a serra em direção às praias da Baixada Santista pelas rodovias Anchieta (SP-150) e Imigrantes (SP-160). Com o aumento de fluxo por conta do feriado, o maior movimento deve ser entre as 9h e 13h de quinta-feira (08). Operações especiais poderão ser implantadas, como a Operação Descida 7x3 (sete pistas sentido litoral e três sentido capital). Já no retorno para a capital, a previsão é de que o fluxo seja intenso, no domingo (11), das 10h às 21h. 

 

Pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes devem circular cerca de 1 milhão de veículos durante todo o feriado. Os horários de maior movimento estão previstos no sentido interior, das 15h às 21h de quarta-feira (7). Já para o retorno, é esperado maior fluxo de veículos entre 12h e 21h  no domingo (11)

 

No Corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070), a expectativa da Ecopistas para o período é de que cerca de 665 mil veículos passem pelas quatro praças de pedágio das rodovias nos dois sentidos, entre quarta-feira (07) e segunda-feira (12).

 

Já na Rodovia dos Tamoios (SP-099), que leva ao Litoral Norte, o tráfego esperado é de cerca de 121 mil veículos entre os dias 07 e 12 de junho. A previsão é de operação normal (2x2), com duas pistas para descer e duas pistas para subir a serra.  

O Sistema Castello Branco-Raposo, no trecho operado pela ViaOeste, deve receber  780 mil veículos. Para viajar com mais tranquilidade, a orientação aos motoristas é evitar os horários de fluxo mais intenso nas rodovias: Na quarta-feira (7) a previsão é que o movimento de veículos seja maior das 15h às 20h. Na quinta-feira (8), o fluxo deve ser intenso das 8h às 13h. No retorno, a Concessionária estima maior concentração de veículos no sentido capital no domingo (11), das 15h às 20h e na segunda-feira (12), das 7 às 9 horas.

 


RODOANEL


O Trecho Oeste do Rodoanel deve receber cerca de 1,3 milhão de veículos. Há previsão de movimento intenso na quarta-feira (7) das 15h às 20h. Nos demais dias, a expectativa da CCR RodoAnel é de tráfego normal, inclusive na volta do feriado. 

 

Pelos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas, administrado pela SPMar, devem circular aproximadamente 802 mil veículos neste feriado, entre os dias 7 de 12 de junho.


 

EM CASO DE EMERGÊNCIAS


Caso necessitem de auxílio, os usuários podem entrar em contato com as concessionárias que administram a malha rodoviária concedida. Confira aqui os telefones de emergência de cada uma delas.

 

Projeto de lei aumenta taxas judiciais cobradas pelo Tribunal de Justiça de SP em 50% e pode prejudicar acesso da população à Justiça, avalia JUSTA

  • Proposta foi encaminhada pelo Tribunal de Justiça paulista à Assembleia Legislativa, sob a justificativa de que o valor atual é um dos menores do país
  • Levantamento do JUSTA aponta que o Tribunal de Justiça paulista recebeu mais de R$ 10 bilhões em 2021, o que representou 3,7% do orçamento do estado
  • Segundo o estudo, esse montante é maior que a soma dos orçamentos de dez pastas importantes, entre elas habitação, saneamento e assistência social, além de superar os recursos recebidos por USP e Unicamp juntas
  • Para os pesquisadores do JUSTA, o projeto de lei não deve ser votado em regime de urgência e demanda maior debate público, sobretudo porque o aumento afeta o direito à justiça

 

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) analisa hoje (06/06) a possibilidade de tramitar, em regime de urgência, o projeto de lei 752/2021, que visa aumentar em até 50% o valor das custas processuais no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJPS), passando dos atuais 1% para 1,5%. O projeto foi encaminhado à Casa pelo TJPS, sob o argumento de que o valor atual é um dos menores cobrados no país. A falta de debate em torno da proposta preocupa a sociedade civil. Dados do JUSTA, organização que analisa dados do financiamento e da gestão do Sistema de Justiça, apontam que 3,7% do orçamento total do Estado de São Paulo foi destinado ao TJSP em 2021.

As custas processuais são os valores pagos ao Estado pelos serviços prestados durante a tramitação de ações na Justiça, como despesas relacionadas ao andamento processual, aos serviços da secretaria dos Tribunais, profissionais envolvidos, registros, intimações, entre outros. O orçamento paulista em 2021 girou em torno de R$ 244 bilhões, dos quais R$ 10 bilhões foram destinados ao TJSP. Além disso, R$ 615 milhões foram distribuídos pelo Governo, sem passar pela Assembleia Legislativa, por meio de créditos adicionais. Desse montante, R$ 218 milhões foram destinados ao TJSP.

Para se ter uma ideia da dimensão do gasto público com o tribunal, o montante recebido é maior do que a soma de dez áreas da administração estadual, entre elas pastas de grande demanda por investimentos como Habitação, Ciência e Tecnologia, Assistência Social, Cultura, Saneamento, Gestão Ambiental, Desporto e Lazer, Trabalho, Comunicação e Organização Agrária. Juntas, elas responderam por R$ 9,9 bilhões no mesmo período.

Além disso, o levantamento mostra que o orçamento do TJSP é superior, também, ao de duas universidades públicas paulistas, sendo a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade de São Paulo, que contabilizaram em 2021, juntas, um orçamento de R$ 8,08 bilhões, segundo levantamento do JUSTA.

Para Luciana Zaffalon, diretora-executiva do JUSTA, o valor destinado ao TJSP por si só já é desproporcional ao de outras funções estatais de inegável importância no orçamento público e à sociedade civil e afasta a população do acesso à justiça.  “Esse projeto de lei tem potencial de prejudicar o acesso à justiça ao impor aos cidadãos um custeio extra para ingressar com um processo judicial. Não é razoável que a população pague mais por ações desenvolvidas por uma instituição pública, que já concentra uma fatia expressiva do orçamento. A proposta também traz à tona a necessidade jogar luz sobre questões que envolvem a gestão e o financiamento do sistema de justiça paulista. É uma questão urgente, que precisa ser mais observada pela sociedade”, avalia Luciana.


Folha de pagamento

Dos R$ 10 bilhões destinados ao TJSP em 2021, R$ 7,1 bilhões foram direcionados à folha de pagamento. Além desses recursos, é uma constante a prática de o tribunal receber créditos adicionais, chegando a um total de mais de R$ 1 bilhão em 2019 voltado a pagar salários e benefícios de funcionários. "A prática de transferir recursos aos tribunais por meio de créditos adicionais não é exclusividade de São Paulo. Esses recursos são disponibilizados ao sistema de justiça, na maioria das vezes sem o crivo do Legislativo”, observa Luciana. “Não podemos aceitar que a discussão em torno do PL 752/2021 ocorra de maneira célere e sem a transparência devida. É preciso haver uma justificativa plausível para esse aumento”.


6 erros que levam os consumidores a desistirem de comprar online

Divulgação
 De falta de canais de atendimento até sentir que a empresa não é confiável, usuários revelam suas frustrações no ambiente digital


A opção de comprar online trouxe um novo nível de comodidade e praticidade, permitindo aos consumidores a flexibilidade de fazer compras a qualquer momento, adequando-se às suas agendas de trabalho e estilos de vida. No entanto, nem sempre as compras são concluídas e podem existir diversos motivos para que isso aconteça. Por isso, a oitava edição do CX Trends, pesquisa da Octadesk em parceria com o Opinion Box, ouviu mais de 2 mil consumidores online sobre as experiências de compra deles no ambiente digital e levantou os principais motivos de desistência que afetam diretamente os consumidores e também as empresas. Confira:


De olho nas entregas

O frete é apontado como ponto sensível da jornada do consumidor. No CX Trends 2023, 63% dos entrevistados disseram já ter desistido de finalizar uma compra por causa do preço de entrega e 43% fizeram o mesmo por conta do prazo de entrega muito longo. “Com a economia incerta, os consumidores estão pesquisando mais e gastando menos, por isso é preciso agir de forma inteligente e eficiente. A empresa que investe na conquista do cliente, também precisa  planejar o momento da conclusão da compra. Se o usuário encontra algum fator que impacta diretamente na decisão final, sua empresa corre o risco de aumentar absurdamente o abandono de carrinhos”, alerta Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.


Preços elevados

O valor do produto ou serviço pode ser fator crucial na decisão de compra. Por isso, o vice-campeão de desistência é o preço elevado com 56%. “No mundo digital, temos acesso a uma ampla gama de opções de produtos e isso significa que podemos comparar os valores e encontrar facilmente ofertas mais atrativas. Se um site apresenta um custo muito acima da média, é natural que os consumidores busquem alternativas mais acessíveis ou até mesmo cupons de desconto e ofertas progressivas, como leve 3 e pague 2, por exemplo”, destaca Ricco.


Confiança

54% dos entrevistados disseram ter desistido de concluir compra por sentir que a empresa não é confiável. A falta de transparência nas informações fornecidas, como descrições, preços, políticas de devolução e até mesmo sobre o atendimento ao cliente pode despertar esse sentimento nos usuários. “Eles precisam se sentir informados para tomar uma decisão. Seja no online ou físico, construir e manter a confiança é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Dessa maneira, adotar práticas transparentes e fornecer um suporte eficiente, faz com que as empresas aumentem a credibilidade e, consequentemente, as chances de conversão” ressalta Rodrigo.


A reputação conta

Com o fácil acesso às informações, os consumidores estão cada vez mais dispostos a pesquisar e ler avaliações antes de finalizar uma compra. 37% dos respondentes afirmaram já ter abandonado um carrinho online por encontrar muitos comentários negativos sobre uma empresa e 33% por se deparar com reviews negativos de produtos. Ricco comenta que "problemas recorrentes com qualidade dos produtos, entregas atrasadas, falta de atendimento ou até mesmo casos de fraude, podem aumentar essas avaliações e influenciar nesta desistência”.


Atendimento

A qualidade do suporte ao cliente também pode ser fator decisivo. 36% já desistiram de uma compra online por causa de atendentes mal preparados, enquanto 35% desistiram por não encontrar canais para falar com a empresa e 18% por ter esperado muito tempo por uma resposta. Rodrigo destaca que os usuários esperam um meio de comunicação eficiente para esclarecer dúvidas, resolver problemas ou até mesmo solicitar assistência. “Se a marca não oferece um suporte acessível, responsivo e eficaz, isso pode afetar a decisão de compra. Neste cenário, é preciso preparar a equipe com treinamento e contar com a tecnologia como forte aliada para automatizar processos repetitivos de atendimento e assim, entregar a agilidade que o cliente deseja”.


Meios de pagamento

O CX Trends 2023 ainda mostra que 31% dos consumidores já abandonaram o carrinho de compras na loja online porque as opções de pagamento não atendiam às suas expectativas e que 25% não encontraram opções de parcelamento. “A hora do pagamento também pode ser um obstáculo. Os usuários esperam encontrar alternativas de pagamento, como cartões de crédito, PIX, boleto bancário e até mesmo pagamentos via WhatsApp. O cliente está nos contando o que ele quer. A partir dessas informações, é preciso se destacar não apenas no produto comercializado, mas, também, na hora do pagamento”, finaliza Rodrigo.


Metodologia 

O estudo foi realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, apoiadas pela Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e Nextios, e ouviu mais de 2 mil consumidores acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, em janeiro de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.


Pesquisa traça perfil e as principais preocupações dos brasileiros das classes C, D e E que procuram por crédito

 Resultado indica que entre os 1560 respondentes, as mulheres ainda são maioria nas procuras por crédito com 55%

Pesquisa traça perfil e as principais preocupações dos brasileiros das classes C, D e E que procuram por crédito


Entre outras descobertas os resultados indicam que dos 1560 respondentes, as mulheres ainda são maioria nas procuras por crédito com 55% 

Brasileiros das classes C, D e E têm como maior preocupação pagar as contas básicas do mês, seguido pela incerteza sobre como conseguir cobrir as despesas mensais com mercado e alimentação. Os dados fazem parte do levantamento “A Cara do cliente Jeitto”, que busca traçar um perfil do brasileiro que procura por crédito, realizado a partir da base de clientes da fintech. 

Dados do IBGE indicam que 90% dos brasileiros têm renda inferior a R$ 3,5 mil por mês e 70% ganham até dois salários mínimos. O que também representa o perfil dos clientes do aplicativo que oferece soluções de crédito digital ao público das classes C, D e E, e que em março, registrou número recorde de cadastros em seu app, ultrapassando a marca de 350 mil no mês.

A pesquisa indica que as mulheres das classes C, D e E buscam mais empréstimos (55%) e que as pessoas que trabalham por conta própria recorrem mais a crédito para complementar a renda (46% são profissionais autônomos ou empreendedores contra 38% assalariados). Mesmo com renda mensal, 34,8% dos entrevistados têm como maior preocupação conseguir pagar as contas do mês, seguido pelas despesas com mercado e alimentação (22,4%). Gastos com saúde e o medo de precisarem pedir dinheiro emprestado também aparecem nas respostas.

Como maior obstáculo da vida financeira, 27,2% dos participantes relataram a necessidade de pagar dívidas e 23,7% consideram que possuem renda considerável, mas não conseguem se organizar financeiramente para alcançarem seus objetivos. Quando questionados sobre os próximos 12 meses, 17,2% voltaram a citar a quitação de dívidas, enquanto 13,2% querem economizar dinheiro e 9,9% pretendem reformar a casa. 

Sobre economizar dinheiro, 35,4% declaram que conseguem só quando sobra, depois de pagarem o que precisam, enquanto 9,7% não conseguem, pois falta dinheiro para todas as contas e despesas. 

“Procuramos, com essa pesquisa, nos aprofundar cada vez mais nas particularidades dos brasileiros, compreendendo a sua jornada e padrões comportamentais. É muito importante que estejamos conectados, que saibamos de suas necessidades, para oferecer a melhor solução. Além disso, nos ajuda a ter uma dimensão das necessidades da população como  um todo, já que a maior parte dos nossos usuários compõem o padrão de vida dos brasileiros. Isso permite ampliar o impacto e alcance do Jeitto, fazendo que a empresa atinja o propósito de melhorar a relação das pessoas com crédito”, conta Pablo Gomes, CMO.

Participaram da pesquisa 1560 pessoas, entre elas 55% mulheres, 33% entre 35 e 44 anos, a grande maioria de pais e mães (80%) e 70% com casa própria e responsáveis pelas contas do lar. Apenas 19% dos participantes chegaram ao ensino superior e 53% possuem a mesma renda todos os meses. 

Foram considerados os dados demográficos, perfil comportamental sobre as principais preocupações e gestão financeira, objetivos e capacidade de planejamento. Além disso, também entraram na pesquisa considerações sobre os produtos Jeitto utilizados e a forma como são aplicados, além de observação e monitoramento de social listening, que trouxeram informações importantes sobre temas, tom de voz e comportamento dos clientes nas redes sociais. 

 

Jeitto -  fintech


PROGRAMA DE CONCESSÕES REALIZA OPERAÇÃO ESPECIAL PARA TRANSPORTE DO “TATUZÃO”

Deslocamento do equipamento que será utilizado nas obras da Linha 2-Verde do Metrô será feito com interdições na Rodovia dos Imigrantes e Rodoanel

 

O transporte da principal peça do Tatuzão, equipamento que será utilizado nas obras da Linha 2-Verde do Metrô, ocorre na noite desta terça-feira (6). A operação especial para deslocamento será feita pelas rodovias Anchieta (SP 150), Interligação Baixada (SPI-059/150), Imigrantes (SP 160), Rodoanel Mário Covas (SP 021) e SPA-086/021. O peso total da composição - a carga somada ao caminhão e a carreta - é de 325 toneladas. Só a peça pesa cerca de 190 toneladas. Durante a passagem do equipamento, as vias serão interditadas. Os bloqueios para o transporte da principal peça do Tatuzão, o Main Drive, serão realizados entre as 23h de terça-feira (6) e 5h de quarta-feira (7). Na noite desta segunda-feira (5), outras quatro megapeças do equipamento, com pesos entre 85 e 138 toneladas (considerando toda a composição), serão transportadas pelo mesmo itinerário, em operação similar.

 

A máquina, que veio da China e chegou pelo Porto de Santos, será transportada em várias partes - das quais, as cinco deslocadas nesta semana são as maiores. No total, a máquina pesa 2.740 toneladas e tem cerca de 100 metros de comprimento. Nos trechos rodoviários sob concessão, a operação terá a participação de mais de 30 profissionais das concessionárias Ecovias e SPMar e da ARTESP – Agência de Transportes do Estado de São Paulo, além do apoio do DER, Polícia Rodoviária Militar (PMRv), e dos trabalhadores da transportadora especializada contratada para fazer o deslocamento. 

 

Transporte da principal parte ocorre nesta terça-feira

O Main Drive tem 7,8 metros de comprimento e 6,65 metros de largura. O deslocamento através das rodovias do Sistema Anchieta Imigrantes (SAI) e do Rodoanel será feito a uma velocidade de 5 km/h em todo o percurso. A previsão de chegada da carga na área de recuo da SPA 086/21 (antiga praça de pedágio no acesso do Rodoanel para o Complexo Viário Jacu Pêssego) é por volta das 5h. O local é um ponto estratégico para início do trajeto pelos viários municipais até a chegada ao canteiro de obras do Metrô, na Vila Formosa. A partir desse ponto, a operação passa a ser de responsabilidade da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que nos dias seguintes escoltará a carga pelas vias municipais de São Paulo. 

 

Serviço: interdições

Para a realização da operação haverá os seguintes desvios:

·         O tráfego da pista Marginal Sul da Rodovia Anchieta (SP 150) será redirecionado para a Pista Central. 

·         O trânsito no km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes será desviado para a Rodovia Anchieta através da Interligação baixada (SP 059);

 

Haverá os seguintes bloqueios:

·         Alças de acesso da Pista Marginal da Anchieta entre o km 59 e 64;

·         Km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes (SP 160)

·         Alça do km 274 oeste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) - acesso a Imigrantes.

·         Alça do km 274+200 leste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) - acesso a Imigrantes.



Trajeto da carga:


A subida da carga especial se dará a partir do km 64,5 ao km 59,1 da Marginal Sul da Rodovia Anchieta. A partir desse ponto acessa a Interligação Baixada (SP 059) com destino ao km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes por onde seguirá até o km 26,77. Nesse ponto, entra no Rodoanel (SP-021), altura do km 72, de onde seguirá até o km 86 para acessar a SPA-086/021, onde ficará estacionada na área de recuo da antiga praça de pedágio para a CET dar continuidade à operação em data já programada pela companhia de trânsito e o transportador. Os bloqueios rodoviários serão abertos conforme a passagem da carga especial.


Humor não tem limite. Tem definição.

Fazer rir é uma função social, diz o filósofo Henri Bergson. E, para rir, é preciso acalmar a sensibilidade, a emoção, pois o riso é uma expressão da inteligência. Rir é o melhor remédio, proclama o ditado popular. Então, por que proibir certos shows  pela internet como tem acontecido recentemente? Porque, no caso de vários desses shows, não se trata de humor, muito menos de inteligência, mas de manifestações de preconceito. E, preconceito é crime. E o crime deve ser apurado e punido.

Piadas de “preto”, “loira burra”, “aleijado”, “anão”, “pobre”, “gordo”, “viado”, faz muita gente rir porque reforça o preconceito e escancara as diversas posições de superioridade que marcam nossa sociedade. A pessoa ri porque acha que pode rir dessas pessoas e elas não podem reclamar porque é só “brincadeira”, “não tem maldade”. Daí a grita geral quando o poder público resolve dar um basta nessas manifestações, enquadrando-as na categoria onde elas deveriam estar desde sempre, não tivessem sido toleradas até agora pela leniência geral: a categoria de crime.

O humor não se confunde com manifestação de ódio, racismo, sexismo, homofobia, embora tudo isso continue engraçado pra muita gente. Humor é uma crônica do indivíduo e da sociedade, destacando seus descompassos e suas incoerências, peculiaridades e rotinas, seus elementos de identificação e suas excentricidades. O humorista que encarna a professora, e faz rir repetindo seus perrengues diários; o humorista que fala sobre a mãe, e faz rir porque lembra a todos aquilo que identificamos em todas as mães; o humorista que encarna o ingênuo, o esperto, o dissimulado e por aí afora, em uma galeria de tipos que representam a diversidade de modos de vida que são engraçados porque resumem suas características mais peculiares. Mas a pessoa que provoca risos ao falar do negro que “sempre" faz o trabalho mal feito, da mulher loira que "nunca" é capaz de entender nada, do homem gordo que é humilhado "porque" é gordo ou do homossexual "porque" é homossexual, não está fazendo humor, mas compartilhando uma visão racista, misógina, gordofóbica e homofóbica. E tudo isso é crime. É como querer fazer graça com Dachau, Birkenau, Auschwitz. É como tirar sarro do Holodomor ou do genocídio armênio ou de Ruanda. É como “brincar" com a escravidão negra no Brasil 

Os cidadãos que fazem shows explorando esses tipos e essas situações discriminatórias e preconceituosas manifestam-se indignados, alegando cerceamento de suas liberdades de expressão. A lei, porém, é clara ao determinar a responsabilidade que acompanha a liberdade, separando o que é direito do que é violação de direito. 

A linguagem popular já informa, há muito tempo, que esse tipo de “piada” é discriminatória. A pessoa que a sofre diz: “Tenho de aguentar essas brincadeiras o dia inteiro”. Ora, se é humor, por que é preciso “aguentar”? A distinção entre brincadeira e bullying é uma boa analogia para compreender a importância de dar um basta nesse tipo de show de horrores de preconceito. Brincar é quando todos se divertem. Divertir-se às custas de alguém não é brincadeira, é violência. 

Os shows de piadas envolvendo situações degradantes ou humilhantes de negros, mulheres, gordos, homossexuais, pessoas com deficiência devem ser considerados como manifestações ilegais de preconceito e discriminação. Não há nenhuma relação com liberdade de expressão e, portanto, não tem nenhuma relação com censura, mas com proteção aos direitos dos cidadãos de não serem expostos de maneira discriminatória. Ou os indivíduos compreendem que vivem em uma sociedade democrática, na qual todos têm direitos e que, portanto, o meu direito precisa ser regulado pelo direito dos outros, ou abandonamos esse contrato social e voltamos para a selva. Talvez seja essa a vontade de muitos. Por isso, mais do que nunca, é importante agir para impedir que percamos de vez a régua civilizatória que, bem ou mal, trouxe-nos até aqui. 


Daniel Medeiros - doutor em Educação Histórica e professor de Humanidades no Curso Positivo.
@profdanielmedeiros

Aquecimento global pode matar 40 milhões de pessoas

Documento do Programa das Nações Unidas ressalta a importância de medidas urgentes para reverter o cenário

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado hoje (5 de junho). A data foi instituída durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que aconteceu em Estocolmo, capital da Suécia, em 1972. O objetivo é chamar a atenção da população sobre os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, até então considerados inesgotáveis. 

Entre as grandes questões que merecem atenção dos governantes, das corporações e da sociedade estão o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e projetos de reciclagem, o consumo exagerado de recursos naturais, o desmatamento, a inserção de espécies exóticas, o uso de combustíveis fósseis, o desperdício de água e o esgotamento do solo. 

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2021-22 – elaborado pelo Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) – cerca de 40 milhões de pessoas podem morrer no mundo até o fim do século, em função das altas temperaturas causadas pelo aquecimento global. O documento ressalta a importância de medidas urgentes para reverter o cenário.

 

Atitudes responsáveis

O cuidado com os impactos ao meio ambiente, gerados pela atividade empresarial, é tema recorrente nos debates das organizações. Cada vez mais a soma de esforços é fundamental para ajudar o planeta. 

De olho nessas questões, o Centro Universitário Integrado realiza diferentes ações que fomentam a sustentabilidade. Uma delas foi zerar a emissão de carbono durante o 13º Congresso Científico e Cultural do Estado do Paraná (Conccepar), evento realizado de 15 a 18 de maio e que reuniu mais de 3 mil pessoas de todo Brasil. 

“Fizemos o plantio de árvores na região. Os participantes receberam um crachá com papel semente, que também foi plantado em escolas públicas de Campo Mourão e germinou em hortaliças. Outros cuidados foram o uso de apenas um copo por pessoa durante todos os dias do evento, a redução do uso de descartáveis, o recolhimento, a destinação de lixo eletrônico e óleos e a substituição de banners de lona por painéis online ”, explica o diretor de Operações do Grupo Integrado, Alan Fonseca.

 

Energia limpa

Outra solução encontrada para ajudar o meio ambiente e poupar recursos naturais envolve o uso de energia solar. O Grupo Integrado – que engloba um colégio, plataformas educacionais e o Centro Universitário - investiu R$ 600 mil na instalação de 99 placas fotovoltaicas. Desde que o sistema entrou em funcionamento, em dezembro de 2022, a economia energética foi de 28%. 

“Os painéis foram instalados no telhado da unidade de serviços. Toda energia consumida neste local, no colégio e na área administrativa do coworking do grupo vêm desta produção que é totalmente limpa, eficiente, renovável e sustentável”, destaca Fonseca. 

“Esse sistema instalado no Grupo Integrado tem o que há de mais avançado em questão de eficiência, todos os módulos possuem selo Procel, o que traz confiabilidade e a geração de energia projetada”, ressalta o engenheiro eletricista Rodrigo Schweitzer Dalmolin, da Efi Energy Engenharia e Consultoria.

 

Aumento da temperatura

Exemplos como o do Grupo Integrado contribuem com o planeta. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM) – agência da ONU que aborda clima e meio ambiente – nos próximos cinco anos as temperaturas globais devem bater a marca dos registros atuais por causa dos gases que causam o efeito estufa e do fenômeno El Niño, que está ocorrendo naturalmente. 

A OMM afirma que existe 98% de chance de um - dentre os próximos cinco anos - ser o mais quente desde o início de registros das temperaturas globais. 

“Esses dados mostram o quanto é importante atuar de forma responsável para ter um mundo mais verde e sustentável para nós e as futuras gerações. Estamos comprometidos com isso. Adotamos diferentes práticas e iniciativas que minimizem impactos ambientais, promovemos a eficiência no uso de recursos, a redução de emissões, a preservação da biodiversidade e a gestão adequada de resíduos. Todos devem seguir esse modelo”, completa o diretor de Operações do Grupo Integrado, Alan Fonseca. 

 

Centro Universitário Integrado


5 dicas importantes sobre dívida prescrita

Ao contrário do que se imagina, débitos não deixam de existir após 5 anos de inadimplência; incidência de juros permanece


O endividamento é um problema que tira o sono de muitas pessoas. Quanto mais tempo uma dívida fica em aberto, sem ser paga, maiores serão os juros e ainda pode levar à negativação do CPF em órgãos de proteção de crédito como Serasa e SPC. Além disso, restrições no CPF podem impedir uma pessoa de obter serviços e crédito em instituições financeiras. 

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que 4 em cada 10 pessoas adultas no Brasil estavam negativadas em setembro de 2022. 

Uma dívida pode ser classificada como atrasada, negativada ou prescrita. Em todas as condições, existem juros e a dívida não deixa de existir. Por isso, a negociação é sempre a opção mais recomendada, segundo Marcela Gaiato Martins, Diretora de Produtos B2C, Marketing e Atendimento ao Cliente da Recovery, empresa do Grupo Itaú e plataforma especialista em recuperação de crédito no Brasil.  

“Sem saber qual o primeiro passo nem o caminho para negociar, muitas pessoas deixam a dívida em aberto, achando que o melhor é esperar passar 5 anos para o débito prescrever. Elas acreditam que o débito desaparece após esse período, o que não é verdade. Por essa razão, o melhor caminho é procurar chegar a um acordo para pagar o que se deve, com valores que cabem no orçamento”, explica Marcela. 

Para esclarecer essas questões, a especialista listou cinco dúvidas comuns sobre dívidas e dicas que são fundamentais na hora de tomar uma decisão.  


Nome sai da restrição após 5 anos, mas permanece no cadastro do credor 

Se não ocorrer interrupção da prescrição, após 5 anos da dívida vencida, o consumidor terá seu CPF retirado dos órgãos de defesa do consumidor e o seu nome volta a ficar “limpo”, de forma automática. Essa dívida, então, é popularmente considerada caducada. No entanto, o histórico da dívida permanece junto ao credor e também pode constar na lista do Banco Central (Bacen) para consulta de instituições financeiras e credores, pelo prazo legalmente estipulado. Importante mencionar que quando essa dívida é paga, igualmente a informação é atualizada. 


Dívida prescreve, mas débito não desaparece 

Depois de um período de 5 anos de uma dívida não paga, uma empresa ou banco não pode mais cobrá-la judicialmente, apenas de forma amigável. Isso porque após esse prazo, a dívida é considerada prescrita e o devedor tem seu nome retirado dos órgãos de proteção de crédito. Mas ao contrário do que se imagina, a dívida prescrita não “desaparece” após 5 anos. A pendência continua pertencendo à pessoa, com a incidência de juros. A prescrição significa somente que o credor perde o direito de cobrança via judicial e negativação de um inadimplente.  


Juros continuam crescendo enquanto a dívida não é paga 

Quanto mais o devedor demora para negociar, mais os juros e taxas vão acumulando e aumentando o valor da pendência. Para evitar esse crescimento da dívida, o melhor caminho é firmar um acordo com a instituição para a qual se deve.  


Deve-se pagar uma dívida caducada? 

Sim. Por todos os motivos que listamos acima, o melhor caminho é pagar esse débito. Pagar a dívida é o melhor caminho para se livrar realmente dessa pendência financeira e evita problemas futuros.  

 


Recovery
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Na contramão do ENEM: por que universidades buscam organizar avaliações online

Rafaela Manes, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da TestWe, comenta sobre benefícios do formato virtual e lista alguns cuidados ao planejar uma prova em plataformas digitais



Diversas instituições optam por realizar uma seleção para o ingresso no ensino superior na qual não há a possibilidade de considerar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Outra particularidade em relação ao mundo do vestibular está relacionada à flexibilidade do calendário letivo, ou seja, muitas universidades também oferecem no meio do ano os vestibulares de inverno, com objetivo de ampliar as oportunidades para futuros alunos ingressantes.

Do ponto de vista de quem organiza as avaliações, é preciso pensar em como potencializar a aplicação, considerando, inclusive, que as avaliações online vêm ganhando espaço entre as gigantes do ensino superior brasileiro. Isso se deve, majoritariamente, por benefícios como adaptabilidade, redução de custos, simultaneidade e interatividade.

Contudo, algumas precauções se tornam necessárias na hora de organizar processos seletivos com esse formato. É o que explica Rafaela Manes, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da TestWe. Confira!


Quais motivos levam tantas universidades a optarem por vestibulares online?

Entre as que vão considerar essa modalidade de prova, podemos destacar a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Câmpus de Araraquara), a Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e o Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP).

Segundo Rafaela, um formato digital de aplicação facilita a logística da instituição, uma vez que não se faz necessário reservar salas, fazer encomendas de impressão do material e contratação pessoal como, por exemplo, para a função de supervisores.

Além disso, a Diretora de Desenvolvimento de Negócios da TestWe entende que os vestibulares online podem garantir mais acesso aos participantes, principalmente àqueles que residem em outras regiões ou que por motivos de condições financeiras não poderiam participar das provas de modo presencial.

A segurança também se configura como uma importante motivação. “A probabilidade de as questões da prova “vazarem” ou serem vendidas é muito maior na avaliação de papel, que precisa passar por várias etapas e pessoas”, afirma a diretora.


Cuidados a serem tomados pelos organizadores

Para que as provas à distância sejam realizadas com sucesso, é muito importante ter uma boa organização e preparo feito com antecedência, tanto na parte da inserção do exame, quanto na comunicação com os candidatos, passando pelo suporte para o download da ferramenta, pelo teste técnico, capaz de confirmar se o computador está funcionando corretamente.

Outro ponto necessário no que tange às avaliações online é confirmar que os servidores da empresa escolhida estão baseados em países que possuem a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) equivalente a do Brasil - caso das empresas europeias com lei de proteção de dados ainda mais rígida do que a brasileira.

Também é essencial criar uma prova utilizando todas as funcionalidades disponíveis como ordem aleatória de questões e respostas, tempo por questão ou por parte, penalidade para respostas erradas, entre outros. Além disso, é importante que a prova seja criada levando em consideração que os candidatos estão à distância, evitando perguntas com respostas simples.


A plataforma de avaliação digital como um diferencial

Levando em conta os motivos e os cuidados elencados, ferramentas especializadas que garantem a identificação e o monitoramento dos candidatos são essenciais, pois qualquer tipo de fraude pode colocar em risco a credibilidade da avaliação e, consequentemente, da instituição.

Porém, de acordo com a Rafaela Manes, as plataformas de avaliação digital como a TestWe vão muito além do seu papel de garantir um ambiente seguro, fazendo com que a prova seja muito mais interativa do que seria no formato tradicional, com a possibilidade de inserir multimídias em toda a avaliação ou questões de áudio e resposta oral.

Ela também entende que a substituição da realização da prova manual pela digital facilita a correção das questões abertas e dissertativas, tornando o exercício menos cansativo para os corretores e simplificando o processo, como um todo.

“O professor consegue ter uma visão geral da prova de uma maneira rápida e fácil, podendo selecionar a opção de correção automática para as questões de escolha-múltipla que é um enorme ganho de tempo e para as questões abertas”, conclui a diretora.
 

TestWe


ENERGIA SOLAR ABASTECE MAIS DE 1.300 PONTOS DAS RODOVIAS CONCEDIDAS DO ESTADO

A energia renovável captada é canalizada pela rede de distribuição elétrica para abastecer equipamentos, praças de pedágio, entre outros

 

As concessionárias de rodovias do Estado de São Paulo, gerenciadas e fiscalizadas pela ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo - utilizam mais de 1,3 mil pontos abastecidos por energia solar ao longo dos 11,1 mil quilômetros de malha concedida. Esse tipo de energia limpa é responsável pelo atendimento de demanda de equipamentos como call boxes, painéis de mensagem variável (PMVs), praças de pedágio, redes de wi-fi, postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), câmeras de monitoramento, entre outros.

 

E, neste 5 de junho, data instituída em 1974 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a utilização de energia limpa na operação da malha viária é uma das iniciativas sustentáveis a ser comemorada pela ARTESP e concessionárias de rodovias. A data criada pela ONU tem o objetivo de chamar a atenção da população sobre os problemas ambientais e conscientizar a todos sobre a proteção e a preservação da natureza e do meio ambiente.

 

“Investir em tecnologias sustentáveis, principalmente na área energética, além de minimizar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, torna mais eficiente as operações e minimiza os danos ambientais", ressalta Milton Persoli, diretor geral da ARTESP.

 

Uso consciente da energia solar 

 

Para produzir a energia solar é necessário a implantação de painéis fotovoltaicos. A energia é gerada pelas placas e conduzida a um equipamento que a transformará em corrente elétrica, que será distribuída para os pontos de consumo e equipamentos. Esse tipo de energia é gerado inclusive em dias nublados ou frios pois os painéis captam a radiação dos raios solares e não dependem totalmente do calor. Conheça alguns pontos, ao longo dos 11,1 mil quilômetros de malha viária concedida, em que esse recurso é aplicado:

 

A Rodovia Carvalho Pinto (SP-070), em São José dos Campos, possui uma usina solar instalada pela Ecopistas no Km 92, tem capacidade para gerar mais de 11 mil kWh/mês e 135,7 MWh ao ano. Com isso, além da economia, a concessionária deixa de emitir aproximadamente 40 toneladas de CO² na atmosfera por ano, o equivalente a plantar 285 árvores. Já a unidade do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), localizado no Km 48, da Rodovia dos Tamoios (SP-099) é 100% sustentável, pois é abastecida por 65 painéis solares.  

 

Outro sistema rodoviário importante, responsável pela ligação entre o Planalto e o Litoral Sul, o Sistema Anchieta/Imigrantes (SAI) também utiliza esse tipo de energia em aproximadamente 260 pontos ao longo da malha viária, sob gestão da Ecovias. No interior do Estado, nos 570 quilômetros sob gestão da Entrevias, o uso de energia solar nas operações e infraestrutura soma mais de 2 mil MW/ano, equivalente ao consumo de mais de 1.200 residências.

 

Já a concessionária AB Colinas reduziu a emissão de CO² em 3,45 toneladas, em 2022, com a utilização de energia solar em 567 aparelhos de call-box nas rodovias SP-075, SP-127, SP-280, SP-300 e SPI-102/300. Ao longo do corredor das rodovias SP-225 até a SP-327 e Rodovia Raposo Tavares (SP-270), sob gestão da Cart, estações de energia solar abastecem 90 pontos, desde PMVs, câmeras, torres de transmissão a bases de atendimento ao usuário e praças de arrecadação.

 

Outras importantes rodovias que integram o sistema de concessões do Estado e utilizam energia solar em sua operação. Elas são: o corredor D. Pedro, composto pela SP-083, SP-065, SP-332, SP-063 e SP-360, operadas pela Rota das Bandeiras; além da SP-255 (entre Araraquara e Riversul), sob gestão da Arteris ViaPaulista. 



Professora de História do Centro Paula Souza explica origem da Festa Junina

Festividade teve origem na França e foi trazida ao Brasil pelos portugueses durante o século XVI e se tornou comum em todas as regiões do País, principalmente no Nordeste

                                                                    Freepik

A Festa Junina é marcada pelo uso de roupas típicas da época


Comemorada tradicionalmente durante o mês de junho, a Festa Junina teve origem na França e foi trazida ao Brasil pelos portugueses durante a época da colonização, no século XVI. De acordo com historiadores, era uma celebração pagã da Europa que festejava a passagem da primavera para o verão, o chamado solstício de verão. Acreditava-se que, durante o rito, afastariam maus espíritos ou pragas que pudessem afetar a colheita.

Na época, o cristianismo se consolidou como a principal religião do continente europeu, com isso, as comemorações começaram a absorver algumas características. “A festa junina foi incorporada ao calendário católico para homenagear santos populares, como São João, São Pedro e Santo Antônio. Ela foi sendo modificada e, hoje, se tornou uma festa popular em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste”, explica a coordenadora de projetos de História da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS) e professora das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Mandaqui e de Artes, Natália Moura.


Festa junina nos dias de hoje

Atualmente, a celebração é marcada pelo uso de roupas típicas da época, como camisa xadrez, chapéu de palha e vestido de chita (tecido de algodão com estampas coloridas e vivas). Entre os estilos de música mais comuns e que compõe a tradicional quadrilha estão o sertanejo e forró.

“A característica da quadrilha muda em cada região do País e, no Nordeste, e é comum ver os pais se orgulhando dos filhos que dançam profissionalmente durante as comemorações da Festa Junina”, comenta a docente.

Quando se pensa em festa junina, alguns itens se tornam essenciais, como: balões, bandeirolas, correio elegante, fogueira, música, quadrilha e comidas, bebidas e vestimentas típicas.

Gastronomia

As comidas típicas são ícones importantes da Festa Junina, inclusive, é uma época do ano aguardada por muitos pela gastronomia. “Aqui no Brasil, é comum utilizarmos o milho em diversas variações de receitas, como cozido, bolo de milho ou fubá, canjica, curau, cuscuz, pamonha e pipoca”, comenta Natália.

Confira mais pratos da comemoração:

  • Amendoim e doces derivados como paçoca e pé-de-moleque;
  • Arroz doce;
  • Baba de moça;
  • Bolos (amendoim, coco, tapioca, além do tradicional de milho)
  • Cachorro quente;
  • Caldos quentes (carne seca, feijão, mandioquinha, etc);
  • Cocada;
  • Maçã do amor;
  • Quentão;
  • Quindim;

     .   Vinho quente

 

Centro Paula Souza


Acidentes com ciclistas têm alta de 71% em 10 anos

Já em 2023, só até março, já foram mais de 3.500 hospitalizações; Sociedade do Trauma Ortopédico destaca lesões mais comuns




Em uma década (2012-2022), o número de internações de ciclistas envolvidos em acidentes cresceu 71%. Dados do DataSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, mostram que, em 2012, o Sistema Único de Saúde (SUS) registou 8.831 hospitalizações com esse perfil e, no ano passado, 15.098. Dez anos atrás, 205 pessoas perderam a vida. Em 2022, foram 316 óbitos.

Já neste ano, até março, o SUS contabilizou 3.543 internações e 74 pessoas morreram.

Veículo ambientalmente correto, de preço acessível, simples e que sua utilização traz, ainda, ganhos à saúde física. Todos esses fatores têm feito da bicicleta presença por todos os lados. Se antes o uso era mais comum em momentos de lazer, hoje é usada como meio de transporte para ir ao trabalho, aos estudos, ganhado as ruas e até as rodovias, em viagens.

“Nos últimos anos, temos operado bastante praticantes de ciclismo”, fala o presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (TRAUMA), José Octavio Soares Hungria.

Segundo o especialista, a maior parte dos casos são fraturas relacionadas à queda sobre o ombro – com acometimento à clavícula e à articulação acromioclavicular (junção da clavícula com o osso da escápula). “A clavícula e suas articulações têm grande papel na dinâmica do ombro, uma vez que são as únicas conexões articulares entre o ombro e o restante do corpo”, explica.



Nos acidentes com cliclista, outra lesão comum é a fratura do terço distal do rádio. “O rádio é o maior dos dois ossos que formam o antebraço e a extremidade no sentido do punho é chamada de extremidade distal. As fraturas do rádio distal ocorrem quando a área do rádio próxima ao punho se quebra. Esse tipo de lesão é muito comum, ocorrendo geralmente devido à queda ao solo com a mão espalmada”, fala.

Embora essas lesões, geralmente, evoluam para uma plena recuperação com tratamento cirúrgico, o traumatologista lembra que todo tipo de fratura demanda um tempo significativo para o restabelecimento, impactando na vida da pessoa, como a necessidade de afastamento do trabalho por um período e limitação para as tarefas diárias. “Para evitar todos esses transtornos, a medida é prudência e de todos: ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres. Com respeito às leis de trânsito e ao próximo, é possível reduzir essas drásticas estatísticas”, diz, acrescentando: “E, para os ciclistas, o uso de equipamentos de proteção também é imprescindível: capacete, joelheiras, cotoveleiras, mas isso não resolve tudo, então, a todos os agentes que compõem o trânsito, a responsabilidade deve ser a máxima”, conclui.


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