Pesquisa aponta que termômetro da
confiança do consumidor é baseado em como as empresas lidam com seus dados
pessoais
Praticamente cinco em cada dez
brasileiros (46%) confiam mais nas instituições financeiras, como bancos e
seguradoras, do que em outros segmentos na hora de fornecer dados pessoais. É o
que revela a pesquisa Global de Fraude e Identidade realizada pela Experian com
10 mil consumidores e mil empresas em 21 países. Em segundo lugar, estão os
provedores de meios de pagamento (25%) e, em terceiro, os provedores de tecnologia
(10%).
A liderança desse segmento
também se repete no comportamento global, sendo que nos Estados Unidos esse
índice foi de 42% e atingiu o maior percentual (54%) na Colômbia.
“O investimento em inovação,
redução de riscos a fraudes e o uso transparente e inteligente de informações
são referenciais valiosos para alavancar o poder dos dados, o que gera
confiança e entrega de experiências cada vez mais relevantes”, diz o diretor de
prevenção à fraude da Serasa Experian, Eduardo Castro.
O termômetro da confiança
O levantamento também avaliou
como o consumidor lida em relação à coleta, uso e armazenamento de seus dados
pessoais por parte das empresas. Nesse contexto, o setor financeiro novamente
ficou em evidência. 32% dos brasileiros disseram que “confiam totalmente” nas
instituições financeiras. O mesmo percentual se repete para meios de pagamento,
posicionando esses segmentos no Brasil à frente dos demais países.
No cenário global, o nível de
confiança nas instituições financeiras chega a ser três vezes maior do que em
lojas de varejo online (sites e aplicativos). No Brasil, a diferença chega a 19
pontos percentuais (2,5 vezes maior). Clique aqui
e veja a tabela.
“Isso mostra que o investimento
robusto em TI e em features visíveis de segurança
destinados pelo setor financeiro nos últimos anos, a fim de ampliar a proteção
de operações e informações pessoais contra fraudes, tiveram reflexo direto e
positivo na visão dos consumidores.” afirma Eduardo.
Segundo o levantamento, os
maiores aumentos no nível de confiança, nos últimos 12 meses, também foram
nesses segmentos: 33% (bancos e seguradoras) e 30%, (provedores de meios de
pagamento) respectivamente. Clique
e veja a tabela.
Metodologia
A pesquisa Global Identity
and Fraud Report realizada pela Experian ouviu mais de 10.000 consumidores
em 21 países no mundo, entre eles o Brasil, que representam 40.000
dispositivos, 85.000 contas virtuais e mais de 480.000 transações eletrônicas
realizadas no último ano Também participaram do levantamento mais de 1.000
empresas com receita anual média de US$ 3,1 bilhões cada, totalizando US$ 3,4
trilhões, dos quais US$ 2,3 trilhões foram gerados por meio de canais digitais.
A íntegra da pesquisa Global
Identity and Fraud Report pode ser acessada pelo link: https://www.serasaexperian.com.br/pesquisafraude2019
Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br