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quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Coaching: dicas e passos para potencializar os negócios



O cenário de crise econômica e política no Brasil fez aumentar o número de desempregados e também o número de empresas e comércios que estão "fechando as portas". Por um outro lado, estão nascendo empreendedores, que estão apostando todas as fichas em um negócio próprio ou em franquias. O brasileiro está procurando alternativas e para potencializar o seu negócio está recorrendo cada vez mais ao auxílio de profissionais de gestão para encontrar o caminho certo. É neste momento que entra a metodologia do coaching.

master coach trainer, Talia Jaoui, da Prime Talent Brasil e autora dos livros "Quando! Quando… Quando?" e "A Revolução do Coaching", esclarece que o coach é o profissional que aplica a metodologia coaching, "que derivou de várias outras metodologias e apareceu há cerca de 40 anos, pelas mãos do tenista Timothy Gallwey. . Algumas pessoas ainda confundem a palavra “coach” - profissional que aplica - com a palavra “coaching” - metodologia que é aplicada".

A especialista explica que o trabalho do coach é o de provocar pensamentos novos no cliente, sem aconselhar nem induzir. "O coach parte da premissa de que as respostas já estão lá e então desafia o empresário, empreendedor, líder para novas opções e escolhas. Exploro muito estes desafios no meu último livro, lançando recentemente chamado "A Revolução do Coaching". O método não é uma palestra motivacional, existe muitos profissionais que se intitulam como coach, mas não tem a chancela e a formação para atuar".

Segundo Talia Jaoui, o trabalho do metódo coaching acaba fornecendo um “norte” para os empreendedores. "Quem busca o coaching é porque tem a vontade ou necessidade de crescer. O coaching tem o papel de estimular o potencial da empresa, do negócio ou do profissional. Quando você é estimulado e desafiado a pensar no que você nunca pensou, para fazer o que nunca fez, provavelmente chegará onde nunca chegou. Sem dúvida serve para melhorar a perfomance, os resultados", alerta.

Os principais cuidados ao escolher o coaching e iniciar o trabalho nos negócios são, segundo a master coach trainer: pedir suas certificações; conversar com alguns de seus clientes; entender se o profissional é mesmo um coach ou alguém que apenas utiliza a palavra. A empresa também precisa saber o que quer com o processo. Às vezes precisam de uma mentoria ou treinamento e acabam confundindo com o processo de coaching.



Sete passos fundamentais que você precisa saber sobre o coaching.


1. Coaching é uma metodologia que não aconselha e não induz


2. Coaching não é terapia, mentoria, aconselhamento ou consultoria.


3. Ainda existe muita confusão no mercado. Procurar informações é a melhor saída. É necessário muito estudo e treinamento para tornar-se expert em coaching


4. Um coach jamais te diz o que fazer; um coach não te dá feedback


5. Coaching não é palestra motivacional


6. Não existe coaching de “emagrecimento, financeiro, sexual" e etc.


7. Coaching se baseia no fato que o cliente é especialista nele mesmo.






Sete maneiras de sobreviver a um voo longo



Quando o voo é de longa duração, as horas dentro do avião podem parecer intermináveis se não houver uma preparação antes do embarque. Poder contar com privilégios como escolha do assento e relax em um lounge vip deixa a viagem muito mais confortável. As companhias aéreas que fazem parte da oneworld – maior aliança de companhias aéreas da América Latina, oferecem esses benefícios, além de uma infinidade de entretenimentos como playlists divertidas e filmes que farão o tempo passar mais rápido.
 
Veja algumas dicas para planejar um voo longo e aproveitar alguns privilégios que seu cartão fidelidade pode oferecer:


1. Escolha seu assento. Para quem prefere janela, para olhar as nuvens, ou corredor, para se sentir mais livre para levantar, esse detalhe faz uma grande diferença. A escolha do assento é um dos benefícios da oneworld, nos status do cartão das categorias Emerald, Sapphire e Ruby. Além do check-in antecipado, acesso às salas VIP e embarque preferencial.


2. Prepare seu corpo. Um dia antes do voo, programe-se para passar algum tempo na academia, caminhar ou fazer algum tipo de exercício. Isso vai ajudar a não sucumbir ao longo período sentado ou deitado. Certifique-se também de embarcar com o sono em dia, para não entrar no avião esgotado e depois ficar com o corpo dolorido. 


3. Relaxe no lounge VIP. Seja para fazer um lanche, bebericar um drink ou trabalhar antes de partir, é fundamental ter um lugar confortável para aguardar a chamada do embarque. O cartão fidelidade oneworld nos status Emerald e Saphire dá acesso a mais de 650 lounges e salas vip premium, algumas delas entre as melhores do mundo. Os clientes Emerald aproveitam ainda o limite de bagagem adicional grátis e a passagem rápida em inspeções de segurança em diversos aeroportos.


4. Cheque seus carregadores. Carregue todos os seus dispositivos eletrônicos e não esqueça de trazer a reserva de bateria para o longo percurso. Ter um dispositivo de carregamento externo é um back-up interessante. 


5. Leve entretenimento personalizado. Alimente seu laptop, tablet ou celular com música, filmes e e-books. Embora as 14 companhias membros da oneworld tenham uma rica programação a bordo, é sempre divertido ter por perto aquele livro ou filme que há meses queria conferir, mas não tinha tempo. 

Livros de papel também são uma boa pedida para descansar os olhos da tela.


6. Cuide da sua alimentação. Um estudo apontou que os alimentos ricos em carboidratos, como macarrão e pão integral tornam o organismo mais adaptável à pressão dos aviões. De acordo com o estudo, os níveis mais elevados de insulina acalmam e facilitam o sono. Se quiser ser servido em primeiro lugar, ou tem alguma restrição alimentar, como passageiro frequente associado a companhias membros da oneworld você pode reservar uma refeição especial. Basta solicitar 72 horas antes do embarque. Existem vários tipos de refeições que você pode solicitar dependendo da companhia aérea que você está voando, por isso verifique antes de seu voo.


7. Mantenha-se hidratado. Não há um número exato de litros de água recomendável para se beber em um voo longo, mas especialistas em saúde recomendam beber mais do que o normal, pois é uma situação propícia para a desidratação. Principalmente se gostar de beber um bom vinho –lembrando que as cartas de vinho das companhias membros da oneworld são premiadas – peça sempre a aeromoça um copo d'água para acompanhar.







Como a inspeção de responsabilidade social pode contribuir para a melhoria da cadeia produtiva de moda



O mercado de moda é um dos principais motores da economia brasileira e, assim como outros setores, vêm sofrendo, cada vez mais, com o enfraquecimento dos elos de sua cadeia produtiva. Empresas e indústrias do setor precisam estar atentas às boas práticas no processo de fabricação de seus produtos, evitando serem responsabilizadas por problemas ocorridos não apenas em suas instalações, mas também em sua rede de fornecedores.

Para garantir a procedência de seus produtos, assim como a boa imagem de suas marcas, muitas empresas têm buscado na auditoria de responsabilidade social uma ferramenta para identificar possíveis falhas dentro das unidades fabris, bem como na conduta de seus fornecedores.

Focada em diferentes aspectos, este tipo de auditoria oferece às empresas uma imagem fiel das condições de trabalho e processo industrial da data em que foi realizada, avaliando inclusive os subcontratados envolvidos na fabricação dos produtos de determinada marca ou empresa. No caso das fabricantes do ramo têxtil, são inspecionados também os fornecedores de corte, costura, tingimento, estamparia, gráficas, entre outros.

A análise é minuciosa e compreende desde as condições de trabalho e atendimento à legislação em relação aos funcionários, quanto a forma como a empresa lida com o meio ambiente – se o descarte de resíduos é realizado de forma correta, para que não comprometa a natureza; e questões relacionadas à saúde e segurança, como a checagem do espaço físico; estado de conservação dos equipamentos e mobiliário utilizados pelos colaboradores; vistoria de laudos técnicos e de segurança, como de bombeiros, por exemplo; entre outras variáveis.

Durante a auditoria são realizadas ainda várias entrevistas sigilosas com os trabalhadores, visando encontrar possíveis irregularidades em relação à forma de contratação, imposição de horas adicionais à jornada diária ou condições de trabalho insalubres. Esta etapa é crucial para identificar qualquer discrepância ou tentativa de fraude em relação à documentação, relatórios de ponto e folhas de pagamento que a empresa é obrigada a fornecer para verificação.

Pouco a pouco, a prática da auditoria tem se tornado uma exigência de mercado e requisito para a venda para algumas redes varejistas, principalmente entre os maiores players. Porém, muitas empresas já se conscientizaram em relação ao importante papel que este tipo de auditoria desempenha no sentido de colaborar também para a melhoria das condições de trabalho e produção em todos os níveis da cadeia têxtil, independente de tamanho ou qualquer tipo de exigência externa.

Em função disso, a procura voluntária por este tipo de serviço tem crescido consideravelmente, e produzido reflexos positivos no mercado de moda, como a melhoria do ambiente de trabalho e consequente aumento da motivação e produtividade entre os funcionários em diversos setores. Trata-se de uma ferramenta que só contribui para o crescimento e transparência do mercado têxtil e de moda, ajudando a enaltecer as iniciativas que valorizam as boas práticas comerciais, ao mesmo tempo em que força a adequação das empresas que ainda não trabalham dentro dos parâmetros éticos e legais da sociedade brasileira.





Bruna Amorim dos Santos - graduada em química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em gestão estratégica de negócios pela mesma instituição e gerente-comercial na área de business assurance na Intertek.




 

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