O cenário de crise econômica e política no Brasil fez aumentar o
número de desempregados e também o número de empresas e comércios que estão
"fechando as portas". Por um outro lado, estão nascendo
empreendedores, que estão apostando todas as fichas em um negócio próprio
ou em franquias. O brasileiro está procurando alternativas e para potencializar
o seu negócio está recorrendo cada vez mais ao auxílio
de profissionais de gestão para encontrar o caminho certo. É
neste momento que entra a metodologia do coaching.
A master coach trainer, Talia Jaoui, da Prime Talent
Brasil e autora dos livros "Quando! Quando… Quando?" e "A
Revolução do Coaching", esclarece que o coach é o profissional que
aplica a metodologia coaching, "que derivou de várias outras metodologias
e apareceu há cerca de 40 anos, pelas mãos do tenista Timothy Gallwey. .
Algumas pessoas ainda confundem a palavra “coach” - profissional que aplica -
com a palavra “coaching” - metodologia que é aplicada".
A especialista explica que o trabalho do coach é o de provocar
pensamentos novos no cliente, sem aconselhar nem induzir. "O coach parte
da premissa de que as respostas já estão lá e então desafia o empresário,
empreendedor, líder para novas opções e escolhas. Exploro muito estes desafios
no meu último livro, lançando recentemente chamado "A Revolução do
Coaching". O método não é uma palestra motivacional, existe muitos
profissionais que se intitulam como coach, mas não tem a chancela e a formação
para atuar".
Segundo Talia Jaoui, o trabalho do metódo coaching acaba
fornecendo um “norte” para os empreendedores. "Quem busca o coaching é
porque tem a vontade ou necessidade de crescer. O coaching tem o papel de
estimular o potencial da empresa, do negócio ou do profissional. Quando você é
estimulado e desafiado a pensar no que você nunca pensou, para fazer o que
nunca fez, provavelmente chegará onde nunca chegou. Sem dúvida serve para
melhorar a perfomance, os resultados", alerta.
Os principais cuidados ao escolher o coaching e iniciar o
trabalho nos negócios são, segundo a master coach trainer: pedir suas
certificações; conversar com alguns de seus clientes; entender se o
profissional é mesmo um coach ou alguém que apenas utiliza a palavra. A empresa
também precisa saber o que quer com o processo. Às vezes precisam de uma
mentoria ou treinamento e acabam confundindo com o processo de coaching.
Sete passos fundamentais que você precisa saber sobre o coaching.
1. Coaching é uma metodologia que não aconselha e não induz
2. Coaching não é terapia, mentoria, aconselhamento ou
consultoria.
3. Ainda existe muita confusão no mercado. Procurar
informações é a melhor saída. É necessário muito estudo e treinamento para
tornar-se expert em coaching
4. Um coach jamais te diz o que fazer; um coach não te dá
feedback
5. Coaching não é palestra motivacional
6. Não existe coaching de “emagrecimento, financeiro,
sexual" e etc.
7. Coaching se baseia no fato que o cliente é especialista nele
mesmo.
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