Pesquisar no Blog

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Prematuridade e saúde mental: quando o nascimento vem antes do tempo e o emocional também precisa de cuidados

Freepik 


Dia Internacional da Saúde Mental (10/10) mobiliza esforços em apoio à questão; ONG Prematuridade.com atua no acolhimento de famílias de prematuros

 

O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado em 10 de outubro todos os anos, com o objetivo de sensibilizar a comunidade global sobre agendas críticas de saúde mental através da colaboração com vários parceiros para tomar medidas e criar mudanças duradouras. Reconhecendo os desafios emocionais que afetam as famílias de bebês prematuros, a ONG Prematuridade.com - única organização sem fins lucrativos dedicada, em âmbito nacional, à prevenção do parto prematuro e à garantia dos direitos dos prematuros e de suas famílias – faz um trabalho especial de apoio e acolhimento junto a esse público. 

O parto antes do tempo costuma vir acompanhado de sentimentos intensos como medo, culpa e impotência. A internação em uma UTI neonatal, que pode se estender por semanas ou meses, impõe uma rotina de incertezas e um desgaste emocional profundo, especialmente para as mães. Diante do cenário, desde 2022 a ONG conta com um Núcleo de Saúde Mental, que oferece atendimentos psicológicos gratuitos e grupos de apoio virtuais, permitindo que famílias de diferentes regiões do país recebam acolhimento especializado. As ações têm como objetivo reduzir o isolamento emocional e fortalecer os vínculos afetivos entre pais e filhos durante e após a internação. 

“O nascimento de um bebê prematuro desperta uma mistura de emoções e é fundamental que exista um espaço de escuta e acolhimento, onde os pais possam compartilhar seus sentimentos sem medo de julgamento”, fala Simone Dantas, psicanalista e coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da ONG Prematuridade.com. “Nos grupos de apoio, incentivamos o compartilhamento de experiências e criamos um ambiente seguro, de empatia e compreensão mútua”, completa. 

Entre as iniciativas do Núcleo estão os grupos “Famílias de UTI”, voltado a quem ainda vive a rotina hospitalar, e “Histórias de Afeto”, destinado às famílias que enfrentaram a perda de seus bebês. Para a ONG Prematuridade.com, cuidar da saúde mental dos pais é um gesto de cuidado que se reflete no desenvolvimento saudável do bebê e fortalece o vínculo afetivo que une família e recém-nascido.




Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados