Pesquisar no Blog

sábado, 11 de outubro de 2025

Menos telas, mais desenvolvimento: o desafio do equilíbrio digital na infância


Uma das grandes preocupações no cuidado e desenvolvimento infantil é o controle do uso de telas por crianças e adolescentes. Segundo dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), na última década houve um crescimento expressivo tanto no acesso à internet quanto na posse de celulares entre bebês e crianças pequenas. 

Um dos números mais alarmantes é o aumento do uso de telas entre crianças menores de 2 anos, que passou de 9% para 44% entre 2015 e 2024. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças de até dois anos não devem ser expostas a telas. 

A neurologista infantil do Hospital Sírio-Libanês, Christiane Cobas, explica que o uso excessivo pode trazer prejuízos ao desenvolvimento da inteligência, à qualidade do sono, além de favorecer distúrbios de humor e déficit de atenção. “Atualmente, recomenda-se limitar o uso diário de telas entre crianças de 2 a 5 anos a, no máximo, uma hora, sempre sob supervisão de um responsável”, complementa. 



Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês
Saiba mais em nosso site: Link


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados