Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de março de 2025

Trabalho híbrido promove força de trabalho mais saudável e produtiva, com menos dias de afastamento, menos estresse e melhoria nos resultados

- Novo estudo do International Workplace Group revela que 36% dos trabalhadores tiram menos dias de afastamento no modelo híbrido 

- 70% sofrem menos com condições de saúde relacionadas ao estresse 

- 74% afirmam que arranjos de trabalho flexíveis e híbridos facilitam a realização de tratamentos de saúde preventiva, incluindo exames regulares e check-ups 

- 80% relatam um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal e redução nos níveis de ansiedade 

- Dados surgem enquanto o impacto da ausência prolongada no trabalho gera uma perda estimada de US$ 42 bilhões em produtividade 

- No entanto, 3 em cada 4 CEOs afirmam que o trabalho híbrido levou a um aumento da produtividade no ambiente de trabalho 

- Dra. Sara Kayat, médica da TV britânica, compartilha dicas de saúde e bem-estar

Novo estudo do IWG foi realizado com 4 mil trabalhadores
híbridos nos EUA e Reino Unido
Freepik)

 

Trabalhadores híbridos tiram menos dias de licença médica, estão menos estressados e apresentam níveis melhores de saúde e bem-estar, de acordo com uma nova pesquisa realizada com cerca de 4.000 trabalhadores híbridos nos Estados Unidos e no Reino Unido pelo International Workplace Group (IWG), líder mundial e nacional em soluções de trabalho flexível e detentor das marcas Regus, Spaces e HQ.

 

O estudo descobriu que mais de um terço (36%) dos trabalhadores tiram menos dias de licença médica agora que têm maior flexibilidade sobre como e onde trabalham. E os benefícios não param por aí: 74% dos trabalhadores híbridos estão dedicando mais tempo à saúde preventiva, como exames regulares, check-ups e mudanças no estilo de vida.

 

O trabalho híbrido, no qual profissionais dividem seu tempo entre um espaço de trabalho local (como um coworking), a sede da empresa e sua casa, oferece maior flexibilidade, melhora no equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e economias financeiras significativas para trabalhadores e empresas, além de benefícios importantes para a saúde, de acordo com a pesquisa mais recente do IWG.

 

Dentro os trabalhadores no modelo híbrido, 70% sofrem menos com condições de saúde relacionadas ao estresse, enquanto 72% conseguem gerenciar melhor qualquer condição de saúde existente.

 

Os resultados surgem em meio à pesquisa recente que mostrou que os dias de afastamento por motivos de saúde estão custando bilhões de dólares às empresas e à economia anualmente, e que doenças prolongadas estão causando perdas de quase US$ 42 bilhões em produtividade, número que pode dobrar até o final da década**.

 

Além dos benefícios à saúde física, os empregados híbridos também se beneficiam de uma redução significativa no estresse e de uma melhora geral no bem-estar da mente.

 

O tempo economizado com longos deslocamentos diários é apontado como um fator-chave na redução dos níveis gerais de estresse para 80% dos trabalhadores híbridos. O mesmo fator, também para 80% dos entrevistados, também proporciona um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal e sentimentos reduzidos de ansiedade. Isso teve um impacto direto nas condições de saúde relacionadas ao estresse, com 70% dos funcionários sofrendo menos com sintomas como fortes dores de cabeça, problemas digestivos e dores relacionadas à tensão.

 

A Dra. Sara Kayat, médica conhecida na TV britânica, afirmou: “Está claro a partir desta pesquisa que os modelos de trabalho híbrido estão oferecendo aos funcionários não apenas maior flexibilidade, mas também benefícios reais para a saúde. Ao reduzir o desgaste físico e mental causado por longos deslocamentos diários, os trabalhadores conseguem gerenciar melhor suas condições de saúde, acessar cuidados preventivos e reduzir o estresse. Isso não só melhora o bem-estar geral, como também ajuda as empresas, reduzindo os custos associados a licenças médicas e ao esgotamento.”

 

A Dra. Sara Kayat também compartilha suas principais dicas para os funcionários híbridos que buscam otimizar sua saúde para o longo prazo:

 

1. Agende “momentos para você” para cuidados preventivos: Aproveite sua agenda flexível para marcar aqueles exames e check-ups importantes. Seja um exame físico ou uma consulta odontológica, ter a flexibilidade de incluir essas atividades em seu dia significa que você não vai esperar ficar doente para priorizar sua saúde. Pequenos cuidados hoje podem evitar grandes problemas de saúde no futuro.

 

2. Participe de grupos de exercícios locais para se divertir e ficar em forma: As pessoas estão cada vez mais buscando exercícios não apenas para a saúde, mas também para fazer parte de uma comunidade e criar conexões sociais. Isso pode ser notado no aumento de grupos de corrida ou exercícios comunitários. Não se trata apenas de movimento, mas de participar de comunidades e gerar conexões.

 

3. Prepare alimentos que alimentem o seu cérebro: Um dos maiores benefícios do trabalho híbrido é que agora temos mais tempo para preparar refeições balanceadas e nutritivas que nos deixam energizados. Alimentos integrais como folhas verdes, nozes e grãos integrais podem melhorar o foco e a energia. Experimente uma salada de espinafre com quinoa ou um smoothie (bebida cremosa geralmente feita com frutas, vegetais e outros ingredientes) de frutas vermelhas com manteiga de amêndoa e, assim, tenha uma refeição que impulsiona o cérebro. Essas receitas são rápidas e podem ser feitas em qualquer lugar, seja no escritório ou em casa.

 

Uma força de trabalho mais saudável e feliz também se reflete em resultados positivos para as empresas. Isso porque 75% dos CEOs reconheceram que o trabalho híbrido levou a um aumento da produtividade, enquanto 77% afirmaram que os funcionários estão mais engajados em seu trabalho devido aos arranjos de trabalho flexíveis***.

 

Tiago Alves, CEO Brasil do International Workplace Group (IWG), comentou: "Os modelos de trabalho híbrido têm se mostrado uma solução estratégica para empresas e trabalhadores no Brasil e no mundo, proporcionando uma combinação perfeita de flexibilidade e bem-estar. Em um mercado cada vez mais exigente, essa abordagem não só contribui para a saúde física e mental dos colaboradores, como também eleva a produtividade e o engajamento das equipes”. O executivo complementa: “Estamos orgulhosos por oferecer soluções de trabalho flexível que atendem às necessidades de um mercado em transformação, ajudando as organizações a se adaptarem de forma ágil às novas demandas de trabalho e os funcionários a experimentarem uma rotina mais saudável e equilibrada".

 

Mark Dixon, CEO do International Workplace Group (IWG), disse: “Modelos de trabalho híbrido e mais flexíveis são extremamente benéficos tanto para os funcionários quanto para os empregadores. Eles são amplamente populares entre os trabalhadores não apenas por usufruírem de níveis mais elevados de satisfação e melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, mas também, como mostra essa pesquisa, por ajudar os empregados a tirarem menos dias de licença médica, gerenciando melhor o estresse e adotando estilos de vida mais saudáveis. Enquanto isso, as empresas estão desfrutando de níveis mais altos de produtividade e menores custos.”

 

O International Workplace Group (IWG), maior fornecedor mundial de espaços de trabalho flexíveis com marcas como Spaces, Regus e HQ, adicionou 899 novos locais no mundo todo no ano passado, visando atender à crescente demanda por espaços de trabalho compartilhado e soluções empresariais. 

 

*A pesquisa foi realizada pela Censuswide, com uma amostra de 4.002 trabalhadores híbridos nos EUA e no Reino Unido. Os dados foram coletados entre os dias 20 e 24 de fevereiro de 2025. A Censuswide é membro da Market Research Society e segue o código de conduta da MRS e os princípios da ESOMAR. A Censuswide também é membro do British Polling Council.

 



**Bloomberg, Rising Sick Days Are Costing Europe Billions Every Year. 01.12.2024: https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-12-02/europe-s-economy-feels-the-impact-as-workers-take-more-sick-days?embedded-checkout=true


***Pesquisa realizada com 500 CEOs participantes em junho de 2024 pela Censuswide. A Censuswide é credenciada pela Market Research Society (MRS) e a pesquisa seguiu as diretrizes da MRS.


International Workplace Group é
www.iwgplc.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados