Neste mês de março
completa cinco anos desde o início da pandemia da Covid-19, que se estendeu de
2020 até meados de 2022. Diante do isolamento social, foi preciso muita
adaptação, incluindo, no mercado de trabalho. Quem não precisou fechar as
portas logo de cara, como trabalhadores do comércio, começou a adotar o home
office e essa foi a grande salvação da época. No entanto, cada vez mais vemos
que esse modelo de trabalho está sendo abandonado. A pergunta é: por quê?
Já faz tempo que tenho percebido uma movimentação das companhias para fazer com
que os seus funcionários tenham que ir até o escritório para trabalharem no
modelo presencial muitas vezes na semana ou todos os dias, acabando assim com o
home office. A explicação para isso é promover maior interação entre os
integrantes do time e também aumentar a produtividade, evitando com que se
distraiam e tenham maior foco.
Inclusive, podemos ver que até mesmo vagas de emprego em home office são bem
mais difíceis de encontrar do que antes. Seja no LinkedIn ou em plataformas de
recrutamento como a Gupy, cada vez menos aparecem oportunidades de trabalho
remoto para a grande maioria das áreas, sendo que vagas presenciais estão em
uma constante ascensão e sinto que a tendência é que continue assim.
Vejo a situação como “culpa” de ambas as partes, pois sabemos que muitos
colaboradores fingem trabalhar no home office, saindo de casa no horário do
expediente e se dedicando a outras tarefas, deixando o principal - que é o
compromisso com a empresa - em segundo plano. Esse comportamento acaba
prejudicando aqueles que fazem tudo certo e que estão pagando a conta junto com
essa parcela de pessoas.
A verdade é que algumas pessoas não sabem trabalhar na base da confiança, o que
acaba sendo bastante prejudicial para as relações que precisamos estabelecer no
ambiente de trabalho, seja online ou presencial. O Spotify disse que pretende
continuar atuando de forma remota, porque são adultos. Talvez isso funcione bem
para eles, porque já nasceram desta maneira. Mas a imensa maioria da população
não é assim, infelizmente.
Por outro lado, embora pareça que tenhamos tido algum progresso, continuo
percebendo um despreparo na gestão das empresas em lidar com os trabalhadores
no modelo remoto e isso acontece porque não conseguem exercer uma liderança
qualificada e apelam para o microgerenciamento. Essa necessidade de querer
saber a todo momento o que o outro está fazendo e cobrar excessivamente acaba
sendo desgastante.
O ponto é que tanto colaboradores quanto empresas estão juntos nesse barco e
sofrerão as consequências. Acredito que abandonar o home office e adotar 100% o
presencial não é uma boa escolha. A partir do momento que as organizações tomam
essa atitude, podem acabar perdendo talentos, especialmente porque moram longe
do local e os gastos que terão todos os dias não compensará financeiramente.
Algumas funções e circunstâncias podem facilitar o trabalho remoto, onde
realmente - tanto a empresa como o colaborador - saem ganhando. Mas, de novo,
se não houver confiança, não vai funcionar.
Além disso, foi comprovado que o modelo home office é capaz de melhorar a
qualidade de vida das pessoas, principalmente em relação ao tempo, porque
consegue poupar muitos trabalhadores da necessidade de saírem muito cedo de
casa e ficarem horas no trânsito. Esse tempo pode ser melhor aproveitado, seja
para descansar, para fazer alguma atividade física ou qualquer outra tarefa que
a pessoa desejar.
O fato é que existe e sempre existiu um meio termo: o trabalho híbrido pode ser
uma boa solução para as empresas. No entanto, precisamos ser justos, não
adianta colocar 4 dias de presencial, 1 dia apenas de home office e querer
chamar de “híbrido”. Precisamos ser mais justos e gerar um equilíbrio, para que
os colaboradores percebam que estão de fato tendo as duas experiências: o
trabalho presencial e o remoto.
No entanto, será necessário repetir aquilo que já tinha sido dito lá na época
da pandemia - as empresas precisam aprender e estarem preparadas para lidar com
um time que está online, criando estratégias para incluí-los e conseguir
exercer uma liderança mesmo de forma remota. Enquanto os colaboradores devem
ter responsabilidade com o trabalho, entregando produtividade e qualidade mesmo
dentro de casa. E sabemos que é possível.
Pedro Signorelli - um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/
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