Pesquisar no Blog

sábado, 25 de janeiro de 2025

Cuidar do corpo é um caminho para cuidar da mente

Especialistas comentam a relação entre os cuidados
 do corpo e cuidados da mente

Divulgação
Massagista e psicóloga reúnem dicas para auxiliar no equilíbrio da saúde mental na campanha Janeiro Branco

 

 

Um levantamento realizado pelo Instituto Cactus em parceria com a Atlas Intel em julho de 2024, revelou que 68% das pessoas entrevistadas relatam sofrer, com frequência, sintomas como nervosismo, ansiedade e tensão. Esse dado reforça a relevância da campanha Janeiro Branco, que alerta sobre a importância de cuidar da saúde mental, incentiva o autoconhecimento e a busca por entender o que pode amenizar sintomas de estresse.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como o estado de completo bem-estar físico, mental e social. A partir disso, a psicóloga Soraya de Oliveira, que atende no centro clínico do Órion Complex em Goiânia, define que os cuidados com o corpo têm proporcionado melhor qualidade de vida à população que se dedica a eles. “A saúde mental e física estão interligadas e são importantes para o bem-estar geral. É um trabalho conjunto, já que o estado mental pode afetar o corpo físico, causando sintomas físicos e influenciando a qualidade de vida”, diz a médica.

A psicóloga recomenda caminhos que podem auxiliar a manter a saúde mental equilibrada. “Pode-se evitar uma rotina acelerada e estressante adicionando atividades que promovem o relaxamento, como caminhadas, ioga, meditação, corrida, dança, entre outras. Estimular atividades que diminuam o tempo em frente às telas”, diz Soraya. 

Além da prática de exercícios físicos, também há atividades alternativas que podem amenizar os sintomas de estresse e ansiedade. Entre elas, a massagem, definida pela enfermeira e massoterapeuta Mayra Morais, sócio-fundadora da Fast Massagem, a primeira franquia de massagens sem hora marcada do Brasil, como uma via para atingir a harmonia entre o corpo e a mente. 

“Os cuidados com o corpo podem refletir na saúde da mente. No caso das massagens, podem ter um impacto na saúde mental tanto a partir do alívio do estresse e de crises de ansiedade quanto na autoestima, já que possuem o efeito modelador”, diz a especialista.

 Mayra Morais recomenda cinco tipos de massagens que podem incentivar o bem-estar mental:

 

Massoterapeuta explica como as massagens podem ser uma
 alternativa para amenizar os sintomas de estresse e ansiedade 
Freepik

 Anti estresse com pedras quentes: Massagem relaxante realizada com pedras aquecidas, que ajudam a aliviar tensões musculares e promover um profundo relaxamento.

  • Lifting facial: Estimula pontos específicos da zona facial, aliviando sintomas de estresse, crises de enxaqueca e ansiedade.
  • Reflexologia podal: Aplicação de pressões em pontos específicos dos pés que correspondem aos órgãos internos, aliviando tensões. 
  • Drenagem linfática: Massagem realizada com movimentos suaves e precisos, atuando sobre o sistema linfático para eliminar edemas e toxinas, provocando uma sensação de relaxamento por atuar no corpo todo.
  • Relaxante tradicional: Por meio de um toque suave e contínuo, busca aliviar tensões físicas e promover bem-estar mental, com ênfase em áreas mais propensas à tensão, como as costas, pescoço, ombros e pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados