Do sanduíche de
mortadela ao rap, a metrópole reflete a alma do Brasil em cada esquina
Brasileiros que trabalham em São Paulo aceitariam ganhar menos se pudessem trabalhar remotamente por causa do trânsito
Mesmo com aluguel
mais caro do Brasil, 43% optariam por morar na metrópole caso se mudassem
São Paulo, conhecida por sua grandiosidade e
diversidade, segue como uma das cidades mais marcantes do Brasil. De acordo com
uma pesquisa inédita realizada pela Hibou, empresa especializada em
monitoramento de mercado e comportamento do consumidor, feita com mais de 1200
brasileiros acima de 18 anos, 55% dos brasileiros dizem conhecer bem a capital
paulista, seja por morarem, trabalharem ou terem vínculos diretos com a cidade.
Outros 25% já visitaram a metrópole diversas vezes, enquanto 17% a conhecem
apenas por meio da mídia.
São Paulo ainda é um destino de oportunidades. Para
aqueles que consideram se mudar, 43% optariam por locais na região
metropolitana, enquanto 33% prefeririam o interior do estado. Isso porque São
Paulo é o aluguel mais caro do Brasil e 38% das pessoas sabem disso.
Parques e esportes
Para moradores, o Parque do Ibirapuera lidera como
o ponto turístico mais recomendado, com 30% das menções, seguido pela Avenida
Paulista (18,8%) e pelo histórico Museu do Ipiranga (11,1%).
Para todos os brasileiros, São Paulo também é a
terra do futebol, 65% consideram o esporte o principal da cidade. 38% acreditam
que a corrida de rua representa um esporte bem paulistano. Para quem vive e
conhece bem a cidade, o ranking é bem parecido, 69% também considera o futebol
como principal esporte e 44%, a corrida de rua. Berço de competições como
a São Silvestre, é natural que haja essa forte conexão com a corrida.
Gastronomia e cultura como pilares paulistanos
A culinária paulistana é um dos elementos mais marcantes da cidade. O
icônico sanduíche de mortadela do Mercado Municipal foi apontado por 49% dos
brasileiros como o prato que melhor representa São Paulo, seguido pelo pastel
(36%) e pela coxinha (17%).
Já entre os moradores ou conhecedores de São Paulo,
há uma inversão. O pastel representa a capital para 48% enquanto o sanduíche de
mortadela é o ícone da cidade para 47%.
Na música, São Paulo mantém sua essência cultural
única. Entre os moradores e conhecedores da cidade, artistas como Adoniran
Barbosa (7%) e os Demônios da Garoa (14,4%) são citados como os maiores
representantes da alma de São Paulo. Ao mesmo tempo, vozes contemporâneas como
Criolo, Emicida e Racionais MC's refletem a conexão da metrópole com o rap e a
MPB, consolidando sua importância no cenário cultural nacional.
Ainda considerando quem conhece bem a cidade, 74%
dos entrevistados acreditam que a gastronomia é a área que mais evoluiu nos últimos
anos, seguida pelo entretenimento (53%) e pelo lazer em espaços públicos (34%),
como parques e praças.
"A gastronomia e a cultura são elementos que
conectam o passado e o presente de São Paulo. É uma cidade que oferece
experiências únicas e celebra sua diversidade em cada esquina, refletindo a
essência do Brasil em escala ampliada", analisa Lígia Mello, CSO da Hibou.
Inovação versus desafios urbanos
Reconhecida como o coração tecnológico do país, São Paulo é vista como a
cidade com a maior infraestrutura tecnológica por 33% dos brasileiros. 26%
consideram São Paulo o lar das melhores ideias e inovações do Brasil,
evidenciando sua capacidade de se reinventar mesmo diante de adversidades, como
desafios cotidianos que afetam sua reputação. 60% acreditam que São Paulo está
entre as cinco cidades com o pior trânsito do planeta - mesmo isso não sendo na
realidade. 48% destacam o alto índice de roubo de celulares, mas também não é
uma realidade, o que mostra o problema reputacional da cidade.
Quando questionados sobre os recentes períodos de
chuvas intensas, 62% atribuíram o fenômeno às mudanças climáticas globais, mas
outros apontaram causas locais, como poluição e falta de áreas verdes.
Trânsito
Dos 55% dos entrevistados que moram, trabalham e
conhecem bem a cidade, 28% passam de 1h a 2h no trânsito. Já 22% de 30 minutos
a uma hora. Apenas 16% relataram tempo de trânsito menor que 30 minutos.
Sabemos que a maior parte da locomoção é para trabalhar, e 30% afirmaram que
aceitariam uma remuneração menor para trabalhar remotamente.
"São Paulo é a tradução perfeita de uma cidade
que nunca para. Entre desafios e avanços, ela se mantém como um ponto de
convergência para inovação, cultura e diversidade. É uma metrópole que abraça
suas contradições e cresce com elas", conclui Lígia Mello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário