Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Saiba como proteger os olhos das fumaças das queimadas

Lubrificação ocular, hidratação corporal e evitar o contato com o ar poluído são algumas das medidas


   Nos últimos dias, assistimos o crescimento do número das queimadas e seus impactos em todo país. A fumaça tem chegado às grandes metrópoles, atrapalhando a visão das pessoas e dando ao céu o tom acinzentado da poluição, tornando a qualidade do ar insalubre. Dias como estes trazem diversos danos à saúde como um todo, inclusive à dos olhos.

Segundo a Dra. Samantha de Albuquerque, oftalmologista e consultora da HOYA Vision Care, empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, a lubrificação dos olhos é indispensável em tempos como estes, já que a produção de lágrimas fica prejudicada por causa da fumaça.

“Durante o clima seco, os nossos olhos tendem a sofrer com a lubrificação natural por causa da dificuldade de produzir lágrimas. Com a fumaça das queimadas, isso se intensifica, pois acabamos entrando em contato com fuligem e poluição em níveis muito maiores. Por isso, evitar a exposição é um dos principais pontos a ser levado em consideração”, explica a especialista.

O uso de colírios lubrificantes indicados pelo médico oftalmologista pode ajudar neste cenário. “Além dos colírios protegerem os olhos fazendo a função das lágrimas, também ajuda a prevenir a síndrome do olho seco, muito frequente na nossa geração por causa do uso exacerbado de telas”.


Como saber se meu olho está irritado pela fumaça?

As irritações têm sintomas bem parecidos, começando com um incômodo, como se tivéssemos alguns grãos de areia no globo ocular; depois aparecem as coceiras, causando vermelhidão e lacrimejamento excessivo. Em alguns casos, também é possível verificar o inchaço das pálpebras e ardência. 

“É muito importante que as pessoas evitem coçar os olhos, principalmente sem lavar as mãos, já que pode agravar a irritação e causar infecções. Também é indicado que mantenham a hidratação corporal alta, o ambiente bem arejado e, se possível, utilizar umidificador de ar ou uma bacia grande com água para amenizar o calor”, informa a especialista.

A Dra reforça, que a qualquer sinal de agravamento dos sintomas, a busca por um médico oftalmologista é essencial, assim ele pode indicar o melhor colírio ou tratamento para o problema apresentado. 



Hoya Vision Care
Saiba mais em Link


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados