Pesquisar no Blog

domingo, 22 de setembro de 2024

Entenda os riscos e como agir em casos de ingestão de insetos por pets

De mosca a escorpião, os insetos estão presentes no dia a dia, porém a ingestão deles por cães e gatos pode causar reações alérgicas e infecções

 

A ingestão de insetos por gatos e cachorros é um comportamento natural e muitas vezes inofensivo. No entanto, certos insetos podem representar riscos significativos para a saúde dos animais de estimação. Stella Rehfeldt, médica-veterinária do Grupo Hospitalar Pet Support esclarece os riscos associados à ingestão de insetos, fornece orientações sobre como agir em caso de problemas.

 

Riscos associados à ingestão de insetos 

Reações alérgicas: de acordo com Stella, alguns insetos, como abelhas e vespas, podem causar reações alérgicas leves como inchaço local ou até mesmo alterações clínicas graves como anafilaxia que pode ser fatal e exigem atendimento veterinário imediato.

 

Toxinas e veneno: a médica-veterinária também explica que insetos como escorpiões e aranhas podem transmitir toxinas que podem causar dor intensa, vômitos, ou até mesmo problemas neurológicos.

 

Parasitas internos: certos insetos, como pulgas e carrapatos, podem transportar parasitas internos, que podem causar distúrbios gastrointestinais, processos anêmicos e outros problemas de saúde.

 

Como agir em caso de ingestão de insetos

 

Monitoramento: Stella relata que é preciso observar o comportamento do seu animal de estimação após a ingestão de um inseto. 

 

Contato com o veterinário: se você notar sintomas preocupantes ou se o inseto ingerido for potencialmente venenoso, leve seu pet a um veterinário imediatamente. Não espere para ver se os sintomas pioram.

 

Primeiros socorros: em casos de reações alérgicas, tente administrar um antialérgico indicado pelo veterinário, e procure atendimento urgente.

 

Como evitar a ingestão de insetos

 

Ambientes internos: mantenha a casa limpa e livre de insetos. Use métodos de controle de pragas seguros para manter a área livre de insetos que possam atrair seus animais.

 

Ambientes externos: crie um ambiente de quintal seguro, usando repelentes naturais e evitando a presença de lixo exposto que possa atrair insetos.

 

Controle de parasitários: mantenha um regime regular de controle de pulgas e carrapatos com produtos recomendados por seu veterinário.

 

Insetos com maior risco

 

Abelhas e vespas: podem causar reações alérgicas severas e dor intensa.

 

Escorpiões: seus venenos podem causar sintomas graves e até risco de óbito.

 

Aranhas: algumas espécies podem ser venenosas e causar sintomas variados.

 

Pulgas e carrapatos: Transportam parasitas internos e podem causar diversas doenças.



“A ingestão ocasional de insetos por gatos e cachorros é um comportamento natural, mas é crucial estar ciente dos riscos envolvidos e saber como agir e prevenir situações perigosas. Manter seu animal de estimação seguro envolve monitoramento contínuo, práticas de controle de insetos e contato regular com o veterinário”, finaliza a médica-veterinária do Grupo Hospitalar Pet Support.




Grupo Hospitalar Pet Support
www.petsupport.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados