Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Cultura de desenvolvimento é o pilar para um crescimento sustentável

Fazer com que os colaboradores estejam engajados verdadeiramente aos valores organizacionais gera melhores resultados ao negócio


Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que os brasileiros estão cada vez mais adotando hábitos sustentáveis em suas rotinas, embora ainda haja espaço para a expansão do consumo sustentável. De acordo com o levantamento, 81% dos entrevistados afirmam adotar tais práticas sempre ou na maioria das vezes, um aumento importante em relação aos 74% registrados em 2022. O comportamento não se limita a pessoas físicas, já que cuidar da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento social e coletivo se tornaram ações fundamentais no atual cenário global. 

De acordo com Bia Nóbrega, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional com quase 30 anos de experiência, o crescimento sustentável não é apenas uma meta, mas uma necessidade para as organizações que possuem consciência do momento e desejam se destacar no mercado. “Pensar sustentabilidade dentro da empresa sem despertar nos colaboradores a consciência verdadeira das motivações para isso é dar um passo para trás. Uma cultura organizacional forte e positiva se estabelece como o alicerce para esse crescimento, promovendo um ambiente de trabalho que valoriza a inovação, a colaboração e o bem-estar de todos”, explica. 

Para ela, elementos essenciais, como a liderança inspiradora, a comunicação aberta e o reconhecimento, são importantes para construir e manter essa cultura saudável, capaz de impulsionar o sucesso a longo prazo. Nesse contexto, muitas coisas anteriormente consideradas luxo passaram a ser bons aliados para fortalecer ideais e valores. 

"Investir no crescimento dos colaboradores, por exemplo, é essencial para fazer chegar até eles os valores que se pretende disseminar. Uma pesquisa da Warwick University do ano passado aponta que pessoas que trabalham felizes e engajadas são 12% mais produtivas do que aquelas que não estão satisfeitas com o ambiente de trabalho", conta. Pessoas engajadas, cientes daquilo que estão fazendo e com autonomia para uma tomada de decisões inteligente que beneficie todo o ecossistema interno e externo vão gerar, por consequência, melhores resultados para o negócio. “Essa é uma estratégia necessária para empresas que buscam progresso sustentável e relevância no mercado", completa.

A cultura organizacional voltada para o desenvolvimento dos colaboradores abrange mais do que a qualificação técnica. Ela inclui o aprimoramento de habilidades socioemocionais e a promoção de um ambiente de trabalho que priorize o bem-estar. Estudos como o do Boston Consulting Group mostram que empresas com uma forte cultura de desenvolvimento têm 1,4 vezes mais chances de inovar e 1,6 vezes mais chances de liderar a transformação digital.

Para implementar essas práticas de maneira efetiva, os líderes devem estar comprometidos em investir tempo e recursos na evolução de suas equipes, oferecendo oportunidades de aprendizado e criando um ambiente que incentive a colaboração e a inovação. A cultura de desenvolvimento melhora a produtividade e a criatividade, além de reduzir a rotatividade de funcionários, gerando uma maior atração e retenção de talentos.

“A resistência à mudança e a falta de recursos podem ser obstáculos. Superando esses desafios, as corporações conseguem engajar e fidelizar seus colaboradores. Uma cultura organizacional forte e focada no desenvolvimento é fundamental para a formação de líderes preparados para guiar a organização rumo ao futuro”, conclui. 



Bia Nóbrega -, com mais de 25 anos de experiência como Executiva de Gente & Cultura e reconhecida como LinkedIn Top Leadership Voice, é uma especialista dedicada ao Desenvolvimento Humano e Organizacional. Sua trajetória profissional é marcada por liderar equipes em variados setores e empresas de diferentes tamanhos, além de conduzir projetos internacionais e enfrentar desafios complexos. A partir de 2019, Bia expandiu seu campo de atuação para incluir Experiência do Cliente, Excelência e Governança, utilizando Metodologias Ágeis para promover um crescimento sustentável. Atuando também como palestrante, mentora, conselheira, embaixadora de soluções inovadoras, escritora e professora, Bia tem impactado inúmeras empresas e indivíduos, fornecendo orientações valiosas em temas como Liderança, Governança e Desenvolvimento Pessoal, sempre enfatizando o potencial ilimitado do ser humano.
https://www.linkedin.com/in/beatrizcaranobrega
www.bianobrega.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados