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sábado, 7 de setembro de 2024

4 dicas para aplicar comunicação não violenta com crianças

 Colégio em Curitiba capacita alunos representantes de turma com técnica que reduz conflitos e estimula cooperação 

 

Em locais de grande socialização, tal como a escola, é fácil encontrar conflitos e diferentes opiniões sendo colocadas à prova com frequência. E isso é uma oportunidade para que crianças e jovens aprendam a lidar com divergências e a necessidade de negociar e conversar para chegar a acordos. Mas nem sempre esse caminho é tranquilo. Para lidar da melhor maneira com essas situações, o psicólogo Marshall Rosenberg desenvolveu, na década de 1960, uma abordagem chamada Comunicação não violenta (CNV). Com base na empatia e autenticidade, ele propõe que as pessoas estabeleçam conexões sinceras umas com as outras e que consigam atender as necessidades dos envolvidos por meio da cooperação. “Escutar, de forma atenta, sem julgamento, é o primeiro passo para estabelecer a CNV, afirma Ana Cristina dos Santos Lourenço Zeferino, orientadora pedagógica do 6º ao 8º ano do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba e que está ministrando uma formação sobre o tema. 

Os alunos representantes de turmas do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria estão sendo capacitados para utilizar a CNV no dia a dia escolar com o objetivo de mediar possíveis situações de conflito. 

 

Confira 4 dicas para praticar a CNV com seus filhos: 

• Diálogo respeitoso: reforça os laços afetivos. Na família a criança deve sentir o acolhimento, o bem querer entre todos. 

• Criar espaços de conexão em casa. A casa deve ser o lugar de encontros, escuta ativa e partilhas entre pais e filhos. Procure estar totalmente presente quando a criança se abrir, sem a distração de aparelhos eletrônicos ou outros afazeres.

• Planejar momentos de presença significativa com os filhos. Lembrar sempre que não é quantidade e sim qualidade de tempo. Pode ser um café da manhã em que todos ajudam a preparar um prato especial ou um passeio na praça de forma leve e presente. 

• Construir combinados de forma clara e objetiva. Determinar os combinados juntos e como irão funcionar faz com que todos se responsabilizem e estejam de acordo com o que foi falado. Isso vale para os dois lados, para que a criança (filho) não perca a confiança no adulto (pais).

 

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