As psicólogas Nathalia Heringer e Ariádny Abbud, fundadoras do INPI - Instituto de Neuropsicologia e Psicologia Infantil - alertam sobre os sinais do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade na primeira infância
Julho é o mês de conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Este transtorno do neurodesenvolvimento geralmente aparece na infância, impactando significativamente o funcionamento pessoal e social, incluindo desempenho escolar, interações sociais e rotinas diárias. Segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 2 milhões de brasileiros são afetados pelo TDAH, incluindo aproximadamente 5% das crianças do país.
O aumento nos diagnósticos têm levantado questões sobre as razões por trás desse crescimento, levando alguns a questionar os alertas necessários para identificar o transtorno em crianças. "É esperado que na primeira infância as crianças sejam mais agitadas, com menor capacidade de atenção, maior dificuldade em controlar impulsos, seguir instruções e aguardar a sua vez. No entanto, algumas crianças apresentam atrasos no desenvolvimento de habilidades de autorregulação, o que pode impactar significativamente sua vida social. Esse é um sinal para considerar uma avaliação", explica especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental, destaca.
Para os pais e responsáveis que suspeitam que seus filhos possam ter algum transtorno, a atenção aos sinais deve ser cuidadosa e acompanhada de perto. “Sempre que houver dúvidas sobre o desenvolvimento ou comportamento da criança, é importante buscar ajuda especializada não apenas para diagnóstico, mas para acompanhamento e intervenção precoce, se necessário. O ideal é investir desde cedo na saúde mental e no desenvolvimento infantil, reduzindo impactos na vida adulta, mesmo diante de diagnósticos relevantes”, conta a psicóloga Nathalia Heringer, especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo Comportamental.
No TDAH, os
comportamentos são persistentes, severos e impactam significativamente o dia a
dia da criança. Um diagnóstico cuidadoso considera possíveis causas, ajusta o
ambiente da criança com orientação psicológica e implementa intervenções
comportamentais adequadas. As especialistas em saúde mental infantojuvenil,
apontam comportamentos que alertam a necessidade de avaliação especializada.
1. Dificuldade em se concentrar e falta de atenção
A desatenção é um sintoma central do TDAH, e é
caracterizado pela dificuldade da criança em manter a concentração e atenção em
diferentes situações. Isso se manifesta por descuido em tarefas escolares ou
atividades cotidianas, dificuldade em se concentrar por períodos prolongados em
atividades lúdicas ou educacionais, e problemas em seguir instruções diretas ou
concluir tarefas de maneira organizada.
2. Dificuldade em ficar parado
A hiperatividade é outro sintoma característico, em
crianças manifesta-se pela dificuldade em ficar parado ou sentado por períodos
prolongados, um constante movimento excessivo em qualquer ambiente, e uma
necessidade contínua de estar envolvido em atividades. Além disso, podem
apresentar fala excessiva, interromper outras pessoas frequentemente, e
encontrar dificuldade em participar de atividades que requerem calma e
concentração.
3. Impulsividade
No contexto do TDAH é caracterizada pela dificuldade
da criança em controlar seus impulsos. Ela apresenta ações sem considerar as
consequências, interrompe conversas ou atividades alheias, tem dificuldade em
aguardar sua vez e toma decisões precipitadas com frequência.
4.
Comportamentos e emoções disfuncionais
A criança pode apresentar desafios significativos no comportamento e na regulação emocional. Comportamentos disruptivos, como agressividade, desobediência, dificuldades de socialização e impulsividade, são comuns. Além disso, ela pode ter dificuldades em lidar com frustrações e em seguir regras estabelecidas. Em termos emocionais, podem ocorrer instabilidade emocional, alterações frequentes de humor, ansiedade, baixa autoestima e dificuldades para enfrentar o estresse diário.
5. Baixo desempenho escolar
Crianças com TDAH frequentemente enfrentam
dificuldades em manter a concentração durante as aulas, o que pode resultar em
falta de compreensão do conteúdo apresentado e dificuldade em completar tarefas
escolares de forma eficiente. Além disso, impulsividade e falta de organização
podem interferir na capacidade de seguir instruções dos professores e de
gerenciar o tempo para estudar e fazer trabalhos escolares. Esses desafios
acadêmicos podem levar a um desempenho abaixo do potencial esperado,
dificuldades nas interações com colegas e professores, e impactos negativos na
autoestima da criança.
Descobri o
TDAH, e agora?
Quando um diagnóstico de TDAH é confirmado, é essencial adotar uma abordagem cuidadosa e abrangente para melhor apoiar a criança. “Inicialmente, é importante educar-se sobre o transtorno, compreendendo seus sintomas e como eles podem afetar a vida diária da criança. Buscar orientação de profissionais especializados é fundamental para explorar opções de tratamento, que podem incluir terapia comportamental e, em alguns casos, medicação”, alerta Nathalia.
"Proporcionar
um ambiente de apoio emocional e prático nos ambientes em que a criança está
inserida é fundamental", destaca Ariádny Abbud. "Monitorar
regularmente o progresso da criança e ajustar as abordagens conforme necessário
são passos contínuos para garantir que ela receba o suporte ideal em seu
desenvolvimento e bem-estar", conclui.
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