A instalação de passagens subterrâneas, rampa de fuga e outras estruturas, do km 337 ao km 401, têm ajudado a preservar a fauna da região
A concessionária Entrevias duplicou, em 2023, 64 quilômetros da Rodovia Rachid Rayes (SP-333), entre Marília e Assis, promovendo mais fluidez, segurança e conforto aos usuários. Além dos impactos socioeconômicos gerados com o melhoramento da infraestrutura viária, o projeto tem alcançado importantes resultados na área ambiental com a implantação de medidas de mitigação de atropelamento de fauna. O trecho registrou redução média de 77% no número de animais atropelados, passando de 149 ocorrências em 2019 para 34 no ano passado.
De acordo com
Osnir Giacon, gerente de Meio Ambiente da Entrevias, cerca de 25 dos 235,28
quilômetros da SP-333 estão cobertos por medidas de mitigação de atropelamento
de fauna, o que corresponde a 10,5% do total da malha da SP-333. “Considerando
o trecho que foi duplicado entre Marília e Assis, 39,6% do trajeto é
contemplado por ações para prevenir e reduzir esses impactos ambientais”,
explica Giacon.
Para o alcance dos
resultados, entre os kms 343 e 397, foram construídas 11 passagens subterrâneas
de fauna e outras 16 existentes passaram por revitalização, permitindo a
travessia dos animais de um lado a outro da rodovia sem que circulem pela
pista. As estruturas são destinadas a mamíferos, silvestres em geral (cachorro
do mato, capivara, tatu e onça), além de bovinos, equinos e répteis. Uma delas
é específica para anfíbios. Também foram implantados 80 quilômetros de cerca de
condução de fauna, espécie de divisória que ajuda a fazer o direcionamento das
espécies até as passagens.
No trecho da
Unidade de Conservação de Assis, foi instalada a primeira jump-out em rodovias
no Brasil. Trata-se de uma rampa, feita em terreno natural, que possibilita ao
animal que adentrou a rodovia retornar às áreas protegidas, fora da faixa de
domínio. A estrutura foi desenvolvida e dimensionada com o apoio de
pesquisadores internacionais e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
(Cetesb). Ao todo, cinco rampas jump-outs serão instaladas ao longo da
malha administrada pela concessionária.
“Assim como as
passagens de fauna subterrâneas possibilitam a travessia segura do animal
silvestre, a jump-out, ou rampa de fuga, vem complementar as medidas de
mitigação de acidentes envolvendo animais. As cercas de fauna instaladas às
margens das rodovias normalmente impedem que o animal silvestre acesse as vias,
mas pode acontecer um escape e, então, a rampa auxilia no retorno ao ambiente
natural”, explica Giacon.
Animais
monitorados
A concessionária é
responsável por 570 quilômetros de rodovias que possuem 44 passagens de fauna
já ativas e outras 30 ainda devem ser implantadas. Desde o início do ano
passado, elas começaram a ser monitoradas por câmeras e já registraram mais de
600 animais, isso mostra que as passagens são efetivas e desempenham o seu
papel.
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