Você já parou para pensar como as relações interpessoais no trabalho podem influenciar diretamente seus resultados? A amizade, muitas vezes vista como um sentimento pessoal, vai muito além das horas de expediente e pode ser um dos maiores aliados para o sucesso profissional.
Um novo estudo da Preply,
plataforma online de aprendizagem de idiomas, revelou um dado interessante:
mais de 55% das conversas entre amigos giram em torno de assuntos relacionados
ao trabalho. Isso demonstra a importância que o ambiente profissional tem em
nossas vidas e como as relações interpessoais no escritório podem influenciar
diretamente nosso bem-estar e desenvolvimento profissional.
Por que as amizades no trabalho são tão
importantes?
Segundo Leila Arruda, mentora em carreiras e
especialista em treinamentos voltados à gestão e ao
desenvolvimento de novos líderes, além de contribuir para um ambiente
mais leve e positivo, as amizades no trabalho podem:
- Impulsionar o desenvolvimento profissional: A troca de ideias, feedbacks e o apoio mútuo entre colegas podem
ampliar nossos conhecimentos e habilidades.
- Fortalecer equipes: Equipes com
um bom relacionamento entre seus membros tendem a ser mais produtivas e
inovadoras.
- Aumentar a retenção de talentos:
Colaboradores com amigos no trabalho tendem a se sentir mais conectados à
empresa e a ter maior engajamento.
- Melhorar o bem-estar: Um ambiente
de trabalho positivo, com relações interpessoais saudáveis, contribui para
a redução do estresse e aumenta a satisfação no emprego.
Conectando com líderes e liderados
“A relação entre líderes e colaboradores é
fundamental para o sucesso de qualquer equipe. Uma amizade baseada em respeito
mútuo e profissionalismo pode fortalecer essa relação, aumentando a confiança e
a comunicação”, afirma Leila Arruda.
Até que ponto é válida a máxima "trabalho não
é ambiente para fazer amizades"?
Para Leilla Arruda, essa afirmação é um mito, já
que afirma ser possível construir relacionamentos profissionais fortes e
saudáveis, sem comprometer a ética e o profissionalismo. “Na verdade, amizades
no trabalho podem trazer diversos benefícios, como maior engajamento,
colaboração e inovação”, destaca a mentora.
Uma amizade entre colaborador e líder pode impactar
nas entregas?
Segundo Leila Arrida, sim, “uma amizade entre
colaborador e líder, quando baseada em respeito mútuo e profissionalismo, pode
ter um impacto positivo nas entregas. A confiança mútua e a comunicação aberta
facilitam a resolução de problemas e o alcance de objetivos comuns.”
Amizade no trabalho pode ser motivo para reduzir o
turnover?
“Com certeza! Quando os colaboradores se sentem
valorizados e fazem parte de um grupo unido, a probabilidade de eles deixarem a
empresa diminui significativamente. As amizades no trabalho contribuem para um
sentimento de pertencimento e aumentam a satisfação com o emprego”, afirma
Leila.
Como cultivar amizades no trabalho?
- Participar de atividades sociais:
Almoços em grupo, happy hours ou grupos de estudo são ótimas oportunidades
para interagir com seus colegas fora do ambiente de trabalho.
- Oferecer ajuda: Demonstre proatividade e
colaboração, oferecendo ajuda aos seus colegas quando necessário.
- Celebrar as conquistas: Comemore as
vitórias em equipe e reconheça o trabalho de seus colegas.
- Ser um bom ouvinte: Demonstre
interesse pelas ideias e experiências dos outros.
- Construir um ambiente de confiança: Líderes devem criar um ambiente seguro e acolhedor para que os
colaboradores se sintam à vontade para construir relacionamentos.
- Estabelecer limites: É importante
definir limites entre a vida profissional e pessoal, para que as amizades
não interfiram no desempenho das tarefas.
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