Pesquisar no Blog

terça-feira, 27 de agosto de 2024

27 de Agosto - Dia do Psicólogo


Especialista indica 5 práticas aliadas à psicoterapia para a saúde mental

Promoção do bem-estar emocional conta com ferramentas valiosas


 

Em 27 de agosto celebramos o Dia do Psicólogo, uma data que reconhece o empenho e o impacto do trabalho dos profissionais que se dedicam ao cuidado da saúde mental. Esses especialistas desempenham papel essencial ao ajudar as pessoas a enfrentarem desafios emocionais, promover o autoconhecimento e melhorarem a qualidade de vida por meio da psicoterapia.

“Ser psicólogo, para mim, é contribuir para que fique tudo bem mesmo após um dia difícil e, juntos, na terapia, trabalhar as distorções cognitivas dos pacientes, tendo a consciência de que, embora o tema da saúde mental seja amplamente discutido atualmente, ainda há muito a ser conquistado. Diferente de outras práticas, ninguém posta ‘sessão paga’ como fazem quando vão à academia, por exemplo”, comenta o neuropsicólogo Aslan Alves. 

O acompanhamento psicoterapêutico é um processo fundamental na promoção do bem-estar mental e pode estar aliado a outras atividades de atenção e cuidados com o corpo e a mente proporcionando suporte adicional nesta jornada e potencializando os efeitos do tratamento.

Aslan Alves lista cinco práticas que podem servir como complementos valiosos à psicoterapia:

1. Relaxamento (meditação e mindfulness): Técnicas de meditação, respiração profunda e mindfulness são eficazes na redução do estresse e da ansiedade, além de promoverem um estado de relaxamento profundo. Essas práticas melhoram a concentração, aumentam a sensação de bem-estar e podem contribuir para uma melhor qualidade do sono, além de reduzir sintomas de depressão.

2. Passeios ao ar livre: Caminhadas em parques, trilhas na natureza ou simplesmente passar tempo em ambientes naturais têm efeitos comprovados na redução do estresse e na melhoria do humor. A exposição à luz solar durante essas atividades também promove a produção de vitamina D, essencial para a saúde óssea e o fortalecimento do sistema imunológico.

3. Atividade física regular: Praticar corrida, ciclismo, ioga, pilates ou outro exercício físico libera endorfinas, neurotransmissores que promovem a sensação de prazer e bem-estar. Além disso, a atividade física regular melhora a autoestima, o humor e pode aliviar sintomas de ansiedade e depressão.

4. Arte, música, escrita: Envolver-se em atividades como pintura, escultura, música ou escrita, oferece uma forma poderosa de expressão emocional. A expressão criativa ajuda a processar emoções difíceis, reduz o estresse e promove o autoconhecimento, sendo uma ferramenta importante para externalizar sentimentos e pensamentos complexos.

5. Socialização e conexões pessoais: Manter relações sociais saudáveis e participar de atividades comunitárias ou em grupo é fundamental para o bem-estar emocional. Conexões sociais fortes proporcionam apoio, senso de pertencimento e ajudam a combater sentimentos de isolamento e solidão, que podem contribuir para o surgimento de problemas de saúde mental.
 

Aslan Alves (CPR 05/54575) - Psicólogo com pós-graduação em Neuropsicologia, especialista no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Com mais de cinco anos de experiência, atualmente dedica-se ao atendimento com abordagem da TCC (Terapia Cognitiva Comportamental) e à realização de avaliações neuropsicológicas detalhadas para crianças e adultos, com desenvolvimento de protocolos personalizados para avaliação psicológica e neuropsicológica. Atuou como coordenador do setor de Neuropsicologia em clínica de saúde mental e trabalhou na linha de frente contra a COVID-19, oferecendo suporte vital aos setores clínicos, CTI e emergência durante a crise sanitária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados