Pesquisar no Blog

sexta-feira, 14 de junho de 2024

‘Você tem uma nova mensagem’: Detran-SP notifica quem iniciou venda de carro pela CDT para fazer a transferência a jato pelo celular

 

Departamento de Trânsito paulista reforça vantagens da Transferência Digital de Veículos (TDV) por meio de e-mail e WhatsApp, permitindo que a conclusão do negócio seja feita a distância, sem burocracia e em questão de minutos

 

Não se surpreenda se um dia o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) enviar um e-mail ou mensagem pelo Whatsapp para dar os parabéns por seu carro novo. Não é golpe. É um novo meio de divulgação da Transferência Digital de Veículos (TDV), recurso lançado em março pelo órgão. Muita gente usa a Carteira de Trânsito Digital (CDT) na hora de adquirir um veículo, já que se trata de um documento nacional e bastante conhecido, mas ainda não sabe que a operação iniciada na CDT já pode ser concluída a distância, com praticidade e em pouco tempo, com a TDV. A integração entre os dois aplicativos, o da CDT, que recebe a comunicação de compra e venda (tela abaixo), e o da TDV, que permite a transferência de propriedade, foi realizada no final de maio. É para divulgar a novidade que, neste início de junho, o Detran-SP passa a informar aos novos compradores, por meio de mensagens, sobre esse atalho eletrônico.

 


A tela mostra os passos que o comprador ou vendedor deve seguir na CDT, para comunicar a comercialização de um automóvel. A CDT é nacional. 

Após essa etapa, a transferência da propriedade do veículo, no estado de São Paulo, se dá em uma unidade do Poupatempo (atendimento presencial) ou, desde março deste ano, pela TDV, recurso digital lançado pelo Detran-SP. 

Como a CDT, a TDV pede uma conta .gov.br ouro ou prata

 

“Detran-SP informa”, abre o texto. “Olá. Parabéns pela sua nova aquisição! Para finalizar o processo de compra de veículo iniciado na Carteira Digital de Trânsito, utilize a Transferência Digital de Veículos (TDV) do Detran-SP. Rápido, seguro e eficiente! Acesse o guia passo a passo abaixo.” A mensagem termina com votos de viagens seguras e agradáveis no novo veículo e dois links: um para um vídeo com o passo a passo mencionado no texto, uma forma de ajudar o motorista na transferência, e outro vinculado à página da internet dedicada à TDV. 

 

 

O objetivo é difundir o uso do recurso, que já fez com que o processo de transferência de propriedade veicular, antes de até dez dias, caísse para questão de segundos. Hoje, cerca de 600 comunicações de compra e venda de veículos são feitas por dia, por cidadãos do estado de São Paulo, via CDT. Muitos, por ainda desconhecer o serviço da TDV, se deslocam até uma unidade do Poupatempo para finalizar a operação de transferência de propriedade. Mas isso já pode ser resolvido pelo celular, na palma da mão, em qualquer lugar e a qualquer hora do dia entre as 6h e as 22h – e não apenas em horário comercial, como no atendimento presencial.

 

Passo a passo da TDV após a CDT


Confira abaixo um guia visual da transferência digital de veículos:

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), do governo paulista, trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência. 


Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital. 


Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados