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sexta-feira, 7 de junho de 2024

Especialista revela cinco dicas para começar um empreendimento de forma efetiva

Para Daiane Milani, um planejamento robusto e o completo entendimento do público-alvo são peças-chave nessa jornada 

 

Empreender é um sonho compartilhado por muitas pessoas, mas dar os primeiros passos pode ser intimidador, envolvendo um misto de excitação e apreensão. No entanto, com as orientações corretas, essa jornada pode se tornar mais clara e menos complexa.

Segundo um relatório do Sebrae, as pequenas e médias empresas (PMEs) são responsáveis por 27% do PIB do Brasil. Além disso, o período pós-pandemia tem mostrado sinais de recuperação para esses negócios, com um aumento significativo na adoção de tecnologias digitais. 

De acordo com Daiane Milani, empresária especialista em branding e desenvolvimento humano, o cenário atual é promissor para novos empreendimentos. “Com novas tecnologias e as mudanças no comportamento do consumidor, surgem inúmeras oportunidades para quem deseja inovar e atender a novas demandas. De qualquer maneira, iniciar um negócio não se resume apenas a ter uma ideia brilhante. É preciso contar com um planejamento robusto e estratégias bem definidas”, revela.

A primeira etapa é realizar uma pesquisa de mercado detalhada. “Entender o que os consumidores precisam, quais são as tendências do mercado e identificar lacunas que uma empresa pode preencher são passos fundamentais. Com essa base sólida, é possível avançar para a criação de uma identidade de marca forte, que é essencial para se destacar no mercado”, afirma.

Daiane acredita que um plano de negócios bem estruturado é o próximo passo. “Essa solução serve como um mapa que guiará as ações e decisões do empresário. O business plan deve apresentar missão, visão, objetivos de curto e longo prazo, estratégias de marketing e projeções financeiras. Esse documento servirá para orientar o caminho a ser seguido e para atrair possíveis investidores”, pontua.

A especialista aponta cinco dicas práticas para dar o pontapé inicial em um empreendiment

  1. Identifique uma oportunidade de mercado: Pesquise para encontrar uma necessidade ou problema que possa ser resolvido. Entenda o público-alvo e as lacunas no mercado;
  2. Crie uma identidade de marca: Desenvolva um nome, logotipo e identidade visual que reflitam os valores da empresa. Uma marca forte ajuda a criar uma conexão emocional com os clientes;
  3. Invista em marketing e branding: Utilize estratégias de marketing digital para aumentar a visibilidade da marca. O branding consistente fortalece a percepção do negócio;
  4. Foque na experiência do cliente: Ofereça um atendimento excepcional e produtos de qualidade. Clientes satisfeitos tendem a se tornar verdadeiros defensores da marca;
  5. Adapte-se e melhore continuamente: Monitore o desempenho do negócio e esteja disposto a fazer ajustes, usando análises de dados para identificar áreas de melhoria e manter a relevância no mercado. 

A especialista alerta, no entanto, que começar um empreendimento com sucesso exige mais do que apenas seguir um roteiro. “É preciso paixão, foco e a capacidade de aprender e se adaptar constantemente. Dessa maneira, empreendedores em potencial estão mais preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem no caminho”, finaliza.

   



Daiane Milani - investidora desde os 17 anos, uma das maratonistas mais jovens do Brasil, fundadora da Pense Algo Novo uma empresa especializada em branding, já tendo refinado a marca de mais de 500 empresas em pouco mais de 3 anos, ao redor do mundo, bacharel em direito, palestrante desde os 19 anos, incentivadora do empreendedorismo no Brasil e alta performance no esporte: “É possível ter equilíbrio em todas áreas da vida”, já tendo publicado seu primeiro livro na área de desenvolvimento humano, aos 22 anos: “Um novo alvorecer”, um livro que elenca os principais valores humanos imprescindíveis para ser um empreendedor (e pessoa) de sucesso. Dissertação com mais de 600 livros de referência, além de sua história pessoal. Conhecimentos na área de comunicação, através da carreira como palestrante, dando consultoria de oratória, postura, posicionamento dentro e fora das redes sociais, além de estratégias de vendas, habilidades para negociação corporativa.
Para mais informações, visite a página no Instagram.


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