O storytelling é um conceito bastante conhecido no
mercado conhecido como o ato de contar histórias. Inclusive, é bastante
investido por grandes marcas como Coca-Cola, Bauducco, Nike, Johnnie Walker,
Disney, etc. Muito além de um simples relato, essa é uma ação que pode
contribuir significativamente com o marketing da sua empresa, a qual precisa
ser compreendida a fundo de modo a resultar em um aumento nas vendas dos
negócios no seu dia a dia e, ainda, a construir uma relação mais próxima com
seus consumidores.
Segundo dados apresentados em um estudo da Khoros
Resource, 83% dos consumidores entrevistados disseram que prestam atenção tanto
na forma como a marca os tratam, quanto nos produtos que vendem. E, dentre esse
mesmo público, 73% afirmaram estar dispostos a pagar mais se eles amarem a
marca. Levando em conta esse cenário, quem teria mais chances de ser
considerado “amado” pelo público-alvo: marcas que apresentem uma história, uma
narrativa, algo a ser contado, ou aquelas que focam apenas na questão de
produto e precificação?
É evidente que os consumidores terão mais apreço
pela marca que tente fazer uma boa comunicação com eles, em prol de criar um
vínculo cada vez maior. Uma das grandes empresas que podemos citar como um
exemplo perfeito de storytelling, pelo menos em território nacional, seria a
Coca-Cola. A companhia sempre buscou, através de seus comerciais, focar na
questão do compartilhamento da felicidade e da união, seja entre amigos ou
familiares. Através desse longo histórico de narrativas contadas, ela se tornou
a companhia de refrigerantes mais lembrada pelo público brasileiro.
Em aspecto internacional, podemos analisar a Nike e
seu constante lema “Just do it”. Através de vários comerciais e formas de
comunicação, ela, por vezes, utiliza o storytelling para conversar com seu
público, sejam eles atletas ou não. Apesar de retratar atletas na maioria das
vezes, a mensagem de ter um objetivo, um desafio e continuar na luta para
superá-lo, é algo típico da marca. E, é claro, não são só atletas que possuem
desafios.
Assim, fica nítido como o storytelling pode ser uma
ótima forma de conseguir a atenção e afeição do consumidor, principalmente por
se tratar de uma forma interessante de se apresentar uma ideia e que entretém o
público com as mensagens, o que acaba por ser um pouco diferente de campanhas
que apenas “esfregam o preço na cara do consumidor”. Aqui, o objetivo é
diferente.
O marketing que utiliza a ideia de trazer entretenimento
junto de suas mensagens até possui uma nomenclatura específica, por conta da
necessidade de categorizar esses anúncios em alguma área: "advertainment”.
Dessa forma, aquelas que incorporarem, fielmente, essa ação em suas
estratégias, terão um enorme diferencial competitivo em prol de uma experiência
fora do comum.
Afinal, basta relembrarmos de uma frase bem marcante de uma marca que iniciou seu caminho com o storytelling e, hoje, tem parte de seus serviços voltados a tentar trazer essa experiência para seus consumidores: “Onde sonhos se tornam realidade”, lema do Walt Disney World Resort.
Renan Cardarello - CEO da iOBEE, Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.
iOBEE: https://iobee.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário