Pesquisar no Blog

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Câmara Municipal de Joinville rediscute o Protocolo de Diabetes Tipo 1 no dia 19 de junho

A Associação dos Diabéticos de Joinville e a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade estão em parceria para a discussão


No dia 19 de junho, a pedido da Associação dos Diabéticos de Joinville e da Coalizão Vozes do Advocacy, a Câmara Municipal de Joinville realizará o desdobramento da Audiência Pública, ocorrida no dia 20 de março, sobre melhorias no Protocolo de Atendimento de pessoas com diabetes tipo 1 no município, que inclui a inclusão do sistema de monitorização contínua de glicose para pessoas com diabetes tipo 1 aliada à educação em diabetes.

Nesta audiência do dia 19 de junho, as representantes das organizações trarão os detalhes dos estudos mostrados durante a conversa do dia 20 de março e todos os presentes esperarão um posicionamento favorável da Secretaria de Saúde de Joinville, já que eles reconheceram a relevância da incorporação da tecnologia no SUS para melhorar a monitorização da glicose.

Dados do último Atlas da Federação Internacional do Diabetes, o Brasil têm 16 milhões de pessoas com a condição e cerca de 50% de pessoas, entre 20 e 79 anos, que não sabem que têm o diagnóstico da condição*.

Um estudo não muito recente, mas que na prática os dados não fogem muito da realidade brasileira é: Prevalência e Correlações do Controle Glicêmico Inadequado: resultados de uma pesquisa nacional em 6.671 adultos com diabetes no Brasil. Os dados mostram que o controle glicêmico inadequado foi de uma média de 76%, sendo que 90% das pessoas com diabetes tipo 1 e 73% em indivíduos com diabetes tipo 2.

A junção da falta do diagnóstico precoce e de adesão ao tratamento traz um resultado alarmante. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada entre janeiro e setembro do ano retrasado, foram realizadas 12.639 cirurgias para amputações de membros inferiores, sendo uma média de 46 por dia, decorrentes do diabetes.

Evidências de ensaios clínicos e de estudos de vida real demonstram que a utilização do sensor resultou em redução importante de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) no nível 1, quando está abaixo de 70 mg/dl, e especialmente com relação à hipoglicemia nível 2, quando a glicemia chega abaixo de 54 mg/dl em pessoas com diabetes tipo 1***.

O uso do sensor também resultou em redução de 56,2% na ocorrência de internação por cetoacidose, complicação do diabetes que deixa o sangue ácido e pode levar à morte ****. Outro benefício acompanhado em estudo foi a redução de hospitalizações por complicações agudas do diabetes em 49% em pessoas com diabetes tipo 1. ***** 

Para o evento, foram convidados: o Prefeito Adriano Silva, a Secretária de Saúde Tânia Eberhardt, o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores Henrique Deckmann,  a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Cleia Aparecida Clemente Giosole, a representante do ICED Instituto Catarinense de Endocrinologia e Diabetes Dra. Suely Keiko Kohara,  a Presidente da ADIJO - Associação dos Diabéticos de Joinville Claudia Medeiros Soares, a Coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade Vanessa Pirolo, a Assessora Parlamentar Jurídica Marianne Hufen Salomone, além dos Vereadores Wilian Tonezi, Cassiano Ucker e Pastor Ascendino Batista.

O evento ocorre na Câmara de Vereadores de Joinville, localizado na Av. Hermann August Lepper, 1100. Bairro Saguaçu, em Joinville.

 

Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade

Com a participação de 22 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas doenças no país.

 

 


Referências:

*Federação Internacional de Diabetes: https://diabetesatlas.org/

**Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2020: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/vigitel/relatorio-vigitel-2020-original.pdf

*** Bolinder J, Antuna R, Geelhoed-Duijvestijn P, Kröger J, Weitgasser R. Novel glucose-sensing technology and hypoglycaemia in type 1 diabetes: a multicentre, non-masked, randomised controlled trial. Lancet. 2016;388(10057):2254–63.

**** ROUSSEL R, GUERCI B, VICAUT E, DEPOUVOURVILLE G, DETOURNAY B, EMERY C, et al. 68-OR: Dramatic Drop in Ketoacidosis Rate after FreeStyle Libre System Initiation in Type 1 and Type 2 Diabetes in France, Especially in People with Low Self-Monitoring of Blood Glucose (SMBG): A Nationwide Study. Diabetes. 2020
Jun;69(Supplement 1):68-OR.

***** Roussel R, Riveline J-P, Vicaut E, de Pouvourville G, Detournay B, Emery C, et al. Important Drop in Rate of Acute
Diabetes Complications in People With Type 1 or Type 2 Diabetes After Initiation of Flash Glucose Monitoring in
France: The RELIEF Study. Diabetes Care [Internet]. 2021 Jun 1;44(6):1368–76. Available from:
https://diabetesjournals.org/care/article/44/6/1368/138708/Important-Drop-in-Rate-of-Acute-Diabetes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados