Números do Relatório Global Statshot Digital
da DataReportal revelam que não ter uma presença digital marcante e positiva
nas redes sociais não é uma boa estratégia para quem quer chegar aos seus
clientes e reforçar sua imagem profissional. Para auxiliar seus profissionais
de vendas, incorporadora em Goiânia oferece até estúdio multimídia
As
redes sociais já são a quarta principal forma de descobrir uma nova marca,
produto ou serviço no mundo, segundo aponta o Relatório Global Statshot Digital
da DataReportal – publicado em julho de 2022, com 27,6% da população mundial
usando essa ferramenta. A publicidade na TV segue liderando a lista, com 31,4%
das pessoas ouvidas no levantamento alegando que usam a mídia; seguida pelo uso
de ferramentas de busca (31,3%) e depois as recomendações de amigos e
familiares (28,6%). Quando o assunto é canais de busca online, as redes sociais
aparecem em 2º lugar, com 43,6% dos usuários de internet optando pela
ferramenta, ficando atrás somente das ferramentas de busca, convenci como
o Google, com 49%.
O
Brasil segue a mesma tendência, segundo dados da pesquisa Digital 2022: Brazil,
também elaborada pela DataReportal, que apontam que 46,7% dos brasileiros usam
as redes para procurar e comprar produtos. Os números revelam que o anonimato
nas mídias digitais não é um bom negócio.
Ferramentas
e meios de trabalho, que antes pareciam ser coisa de blogueiros e
influenciadores digitais, têm sido cada vez mais usados por profissionais de
diversas áreas, para conquistar mais clientes e ao mesmo tempo reforçar uma boa
imagem no mercado. Foi durante o lançamento de um projeto, que o gerente
comercial da Euro Incorporações, Henrique Campelo, percebeu que precisava
ampliar sua presença digital na internet e se atualizar com o uso de
ferramentas de vídeos e áudios.
Ele
percebeu essa necessidade ao trabalhar com o próprio produto que lançava, o
Euro Towers, um mixed use (comercial e residencial), localizado no Setor Park
Lozandes, Goiânia. O empreendimento traz em sua área comum um espaço exclusivo
para elaboração de conteúdos digitais, como vídeos para o Youtube, reels para o
Instagram e podcasts. O projeto também prevê sala de reuniões, auditório e
outros serviços no mezanino do prédio.
“Percebi
essa necessidade, pois na nossa central de decorados temos uma sala de podcast
em funcionamento e nós, da equipe, aproveitamos para gravar alguns conteúdos
para divulgar o projeto e já mostrá-lo em operação”, conta Henrique.
Presença digital
Apesar
de já ter bastante experiência em falar em público, Henrique diz que sentiu
grande diferença quando teve que se expressar para uma câmera com mais
naturalidade, o que causou um pouco de timidez. O gerente hoje entende a
importância de se ter uma presença forte e positiva nas mídias digitais, independente
da área de atuação. “Todo CNPJ precisa de um CPF. É muito claro isso, pois a
empresa ou o produto precisa de um rosto, de um porta-voz, alguém que consiga
transmitir com clareza a essência da organização, dos serviços e produtos
oferecidos, e hoje, independente de ser um profissional da área de marketing ou
de vendas, é necessário ter essa presença”, afirma.
Ele
relata que em sua função de gerente comercial mantém muita relação com o
cliente inicial, que é o corretor de imóveis, e com o cliente final, que é o
consumidor. Por isso, ele assumiu o papel de trazer informações mais técnicas
sobre o mercado de imóveis e sobre os projetos da empresa por meio de vídeos e
podcasts. “Realmente sai do anonimato para colocar o meu rosto para representar
a empresa nesta área e vejo como fundamental todos os profissionais estarem
preparados para assumir posições estratégicas nas mídias digitais”,
destaca.
“Destravou”
A
coordenadora comercial da Euro Incorporações, Sarah Gois, é outra que está
sabendo usar a infraestrutura de mídia oferecida pela empresa. Ela conta que
começou a interagir mais, de forma profissional, nas redes sociais há quatro
anos, quando percebeu que o mercado se movia nesta direção. Para ela, a conexão
com o público e com outros profissionais do segmento foi o que mais a motivou a
ter uma presença digital mais forte na internet. “Na minha profissão, é muito
importante conhecer as pessoas e profissionais da mesma área. Percebo as redes
sociais como uma ferramenta até para nos aproximar mais dos parceiros e pessoas
que vendem nossos produtos”, relata.
Sarah admite que no início não foi fácil se adaptar a essa nova linguagem e diz que se sentia um pouco “travada”. “Eu sentia um pouco de vergonha de gravar vídeos e receio do julgamento das pessoas. Mas fui fazendo e vencendo minhas limitações e hoje não tenho esse receio mais. Me sinto segura para estar na frente da tela falando do meu trabalho e vejo resultados muito positivos”, afirma.
Sarah
avalia ainda que até quem não é do segmento digital precisa estar presente,
pois é um canal que as pessoas usam muito e o profissional precisa estar
presente onde seu público está. “As pessoas vão conhecer você e seu produto e
aliando isso a um bom atendimento presencial, facilita muito até as
negociações”, observa a profissional.
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