A infertilidade feminina é uma realidade cada vez mais presente nos consultórios do mundo todo
Especialistas revelam como a
nutrição contribui para a saúde reprodutiva das mulheres
A infertilidade feminina é uma realidade cada vez mais presente nos consultórios. Você sabia que 1 em cada 6 mulheres no mundo tem dificuldades para engravidar? Em meio à busca por soluções, a intervenção nutricional tem ganhado destaque como uma abordagem complementar e crucial.
Segundo o relatório de 2023 da OMS, cerca de 17,5% da população mundial adulta sofre de infertilidade. As causas podem ser diversas, como disfunção ovulatória, síndrome dos ovários policísticos, endometriose, distúrbios na tireoide, estresse, sedentarismo ou até mesmo problemas nutricionais.
A nutrição desempenha um papel relevante na saúde reprodutiva das mulheres, influenciando não apenas a ovulação e a fertilidade, mas também a saúde geral do sistema reprodutivo. Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes essenciais como vitaminas, minerais, antioxidantes, ácidos graxos e ômega-3, pode promover a regularidade menstrual, a ovulação saudável e a função hormonal adequada.
À medida que a ciência avança e a compreensão da relação entre nutrição e fertilidade se aprofunda, surgem novas perspectivas e abordagens no campo da medicina reprodutiva. Duas áreas em destaque são: a influência da nutrição durante o processo de fertilização in vitro (FIV) e a modulação integrativa no envelhecimento ovariano biológico.
O acompanhamento integrativo se torna prioridade para mulheres em processo de envelhecimento ovariano ou em casos de reprodução assistida como a FIV.
Durante o processo de FIV, a nutrição desempenha um papel significativo desde a fase de preparação até a transferência embrionária.
Segundo a nutricionista Bettina Moritz, fundadora do Nutrição e Fertilidade, ‘’Estudos mostram que mulheres submetidas a tratamentos de FIV que seguem uma dieta saudável têm maior probabilidade de concepção e taxas de sucesso aumentadas.’’
À medida que as mulheres envelhecem, a qualidade e a quantidade de seus óvulos diminuem, afetando diretamente a fertilidade. No entanto, abordagens integrativas que combinam nutrição, suplementação e estilo de vida podem ajudar a mitigar os efeitos do envelhecimento ovariano biológico.
Para Fernanda Padovani, nutricionista e especialista em fertilidade, as estratégias nutricionais direcionadas, juntamente com a suplementação adequada, podem ajudar a otimizar a reserva ovariana e a qualidade dos óvulos, além de melhorar a resposta aos tratamentos de fertilidade. ‘’A adoção de um estilo de vida saudável, incluindo exercícios regulares, gerenciamento do estresse e sono adequado, pode ter impactos positivos na fertilidade e na saúde reprodutiva em mulheres mais velhas.’’
As nutricionistas estarão no dia 17 de maio na 9° edição do Meeting Brasileiro de Nutrição Estética (MBNE), onde será apresentado o módulo Fertilidade.
“Há
mais de 10 anos, o MBNE reúne especialistas em nutrição estética e saúde da
mulher, que discutem assuntos aprofundados sobre fertilidade, emagrecimento,
intestino e outros relacionados a este público, oferecendo insights valiosos em
suas respectivas áreas e evoluindo o conceito In&Out com um olhar
integrativo entre diferentes profissionais” ressalta a nutricionista e gerente
de congressos da E4 Agência, Thaiza Nunes.
https://nutricaoesteticabrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário