Estudo foi apresentado em evento promovido
pela ABIHPEC em parceria com a Mintel e revelou as principais tendências para o
ano
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal,
Perfumaria e Cosméticos promoveu em colaboração com o instituto de pesquisa
Mintel, um webinar para apresentar as três “Tendências de Beleza e
Cuidados Pessoais Para 2024”. Uma das tendências mostrou como a
retração econômica pode influenciar nos hábitos de consumo, e aumentar as
exigências por mais eficácia. A Inteligência Artificial, por sua vez, deve elevar
as expectativas para a evolução do mercado de higiene pessoal, perfumaria e
cosméticos.
As análises da Mintel mostraram que o baixo crescimento
econômico na América Latina, que atingiu a marca de 2,3% em 2023, levou os
consumidores dessa região a ter mais cautela em seus gastos. A tendência
emergente da chamada "beleza simplificada" reflete a busca por
produtos econômicos com resultados mais tangíveis, evidenciando uma mudança no
comportamento do consumidor.
O conceito de "menos é mais" deve ganhar força,
inspirado pelo surgimento da "quiet beauty" - uma abordagem
minimalista da aparência que denota classe e status social. A ênfase também
recai sobre a qualidade dos ingredientes, eficácia do produto e garantia de
simplicidade. As marcas são instigadas a adotar a "simplicidade
sofisticada", priorizando a eficácia, elegância sutil, transparência sobre
os ingredientes, além de práticas sustentáveis.
De acordo com a Mintel, os consumidores agora buscam valor
justificado em suas compras, e o custo é um fator crucial, exigindo que as
marcas comuniquem claramente seus diferenciais em relação aos concorrentes. No
Brasil, 57% dos consumidores pesquisam informações sobre os ingredientes para
entender a eficácia do produto.
O cenário também mostrou que 50% dos consumidores brasileiros
evitam compras por impulso, sinalizando uma mudança significativa no
comportamento de compra. No entanto, estão dispostos a pagar mais por produtos
que cumprem suas promessas e atendem às suas demandas.
Conhecimento sobre IA na América
Latina e o Impacto no Mercado da Beleza
Segundo a Mintel, a tecnologia também vai desempenhar um papel
crucial, simplificando as rotinas de beleza. O desejo crescente dos
consumidores por tecnologia é considerado uma base sólida para otimismo em
relação à inteligência artificial (IA), por exemplo.
No Brasil, 38% daqueles que ouviram falar em IA generativa
esperam que ela seja usada com mais frequência no desenvolvimento de produtos.
A Mintel projeta que nos próximos 5 anos, a IA revolucionará o mercado,
oferecendo personalização, eficiência, sustentabilidade e inclusão. O
conhecimento aprimorado dos consumidores sobre a IA promete transformar a
indústria da beleza, abrindo caminho para inovações que atendam às crescentes
demandas por produtos que levam todos esses conceitos.
Mediado por Elaine Gerchon, diretora de Inteligência de Mercado
da ABIHPEC, o webinar contou com a participação e insights de Amanda Caridad,
Senior Analyst Beauty da Mintel. Para acompanhar a agenda de eventos da
ABIHPEC,
acesse.
Associação
Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC
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