Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de março de 2024

Saúde vascular: quais as terapias e soluções disponíveis para o tratamento de doenças venosas e linfáticas?

 O aumento no número de diagnósticos de lipedema, linfedema e úlcera venosa leva pessoas a buscarem ajuda para tratar essas doenças

 

Atualmente, no Brasil, muitas pessoas estão descobrindo o diagnóstico de lipedema, linfedema ou úlcera venosa. Os casos têm ganhado repercussão na mídia, levando os pacientes a consultarem especialistas para confirmar a suspeita. O lipedema, por exemplo, foi denominado como doença em 2022 pela Classificação Internacional de Doenças (CID), o que ampliou a quantidade de estudos científicos sobre o tema e, consequentemente, o diagnóstico. A condição consiste no acúmulo de gordura nos braços ou nas pernas.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), cerca de 40% da população tem problemas vasculares. Essas doenças são caracterizadas por lesões (edemas) no sistema vascular e/ou linfático. O linfedema caracteriza-se pelo acúmulo de líquido nos tecidos, gerando inchaço em alguma parte do corpo; a úlcera venosa caracteriza-se pela insuficiência venosa ocasionada pelo aumento da pressão dentro da veia, que danifica o tecido, formando uma ferida na pele. 

O tratamento indicado para doenças venosas/linfáticas é multidisciplinar e envolve a prática de atividade física, hidratação diária e alimentação saudável, que melhoram a qualidade de vida do paciente e podem evitar uma intervenção cirúrgica. 

O uso de terapias de compressão é comprovadamente eficaz no tratamento dessas doenças vasculares pois promove a redução do edema e aumenta o fluxo venoso e linfático, além de reduzir sintomas. 

"Dentro da terapia de compressão, além das meias, a SIGVARIS GROUP oferece os dispositivos de compressão inelástica para mãos, braços e pernas. Por serem em geral de neoprene e velcro, são produtos mais fáceis de manusear, dando mais autonomia e liberdade ao paciente. E principalmente, o mais importante, que seja usado conforme a indicação médica", comenta Celso Cintra, médico e CEO da SIGVARIS GROUP Brasil e América Latina.

 

Confira alguns produtos da linha Especialidades:
 

Braçadeira de compressão graduada: aliada no tratamento e controle de edemas de membros superiores, a braçadeira auxilia na drenagem de linfa em excesso. Está disponível em três níveis de compressão para diferentes indicações e perfis de pacientes. 

Com microfibra de poliamida em sua composição, a braçadeira permite a respiração da pele, com melhor absorção e eliminação do suor. As fibras de elastano tornam o produto fácil de vestir, mesmo com a alta compressão do tecido.
 

Compreflex Standard Arm: com compressão de até 30-40 mmHg, é indicado para o tratamento de linfedema do membro superior e de edemas no braço ou antebraço. É um dispositivo de compressão inelástico, ajustável no braço, oferecendo liberdade e autonomia aos pacientes. O produto possui velcros para a aplicação da compressão graduada.

 

Dorsal Pocket Glove: luva que fornece compressão moderada para punho e mão, indicada para auxiliar no tratamento de linfedema, lipedema e edema da mão. Sua utilização deve ser combinada com o Compreflex Standard Arm. Com uso simples e confortável durante todo o dia, o produto possui compartimento específico para o enchimento e tiras nos dedos para facilitar o ajuste e a retirada da luva.

 

Compreboot Standard: indicado para linfedema de leve a moderado, a “bota” é um dispositivo de compressão inelástica ajustável para pé e tornozelo, que garante uma adaptabilidade ao volume do membro.

 

Ulcer+: destinado ao tratamento de úlcera venosa, auxilia nos cuidados e fechamento da úlcera. O kit é composto por duas meias de proteção e uma polaina de compressão médica, que juntas alcançam uma compressão de aproximadamente 40 mmHg. As meias são revestidas internamente por ação bacteriostática, que evita a proliferação de bactérias.
 

Confira mais detalhes no site da Sigvaris. 

 


SIGVARIS GROUP BRASIL
Programa Sig+
FACEBOOK
INSTAGRAM
LINKEDIN
YOUTUBE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados