A estratégia tem
se disseminado cada vez mais e contribui para o sucesso nas vendas
Atualmente, a publicidade tem acertado em algumas campanhas que foram sucesso de público ao usar a nostalgia como mote. Mamonas Assassinas, Volkswagen e Elis Regina, Oreo com Castelo Rá-Tim-Bum, Boticário com Bubbaloo e o filme da Barbie são exemplos de casos usando a conexão emocional para conversar com uma audiência específica.
“De acordo com Samuel Pereira, CEO e fundador da
SDA Holding, responsável e apresentador do Segredos da Audiência,
maior espetáculo de tráfego digital e audiência do País”, a nostalgia é uma
ferramenta poderosa no arsenal de qualquer estrategista de marketing. “A ideia
não apenas evoca lembranças positivas, mas também cria uma ponte emocional
entre a marca e seu público-alvo, levando a uma fidelidade mais profunda e
duradoura”, explica.
Essa sensação de “lembrar dos bons tempos” é o
ponto-chave do marketing de nostalgia e, segundo o especialista, a estratégia
está ganhando cada vez mais espaço, especialmente com a volta da era 2000.
“Empresas estão trazendo de volta produtos que marcaram época, conectando
gerações como os millennials. É incrível como ela cria uma conexão forte entre
marcas e consumidores”, revela. Ele ressalta que não funciona apenas com quem
cresceu nos anos 80 ou 90, mas é uma estratégia que transcende gerações.
Levando esses pontos em consideração, é fundamental
que as empresas compreendam seu público-alvo antes de atuar. Descobrir o que
traz aquela saudade positiva para os consumidores e trazer isso de volta de
maneira genuína é o que determina o sucesso. Seja resgatando um produto icônico
ou fazendo referências culturais, a autenticidade é crucial para criar uma
conexão emocional verdadeira.
“As marcas mais astutas usam essa abordagem para
despertar emoções positivas, fortalecendo assim a fidelidade dos clientes. Ao
trazer de volta elementos clássicos que cativaram gerações passadas, elas
mostram um entendimento profundo de seu público e uma habilidade de se adaptar
às demandas emocionais em constante mudança”, acrescenta.
A nostalgia é mais do que uma simples ferramenta de marketing - é uma maneira de estabelecer uma conexão real e duradoura com o público. Ao utilizar essa estratégia de forma criativa e inteligente, as empresas podem abrir as portas para um relacionamento mais profundo e significativo com seus consumidores.
Samuel Pereira - empresário, investidor e fundador da SDA Holding. Entre alguns dos seus marcos está a criação do evento “Segredos da Audiência Ao Vivo” (SDA Ao Vivo), maior espetáculo de tráfego e audiência do Brasil. Samuel também empreende no universo digital há 13 anos, onde já desenvolveu dezenas de sites e blogs, sendo que, algumas dessas páginas, já receberam mais de 16 milhões de visitantes únicos. Nas redes sociais que gerencia são quase 5 milhões de seguidores, e em suas redes pessoais são mais de 1 milhão de seguidores. Também é coautor do livro “Negócios Digitais” e autor de Best-Seller na Revista Veja com o livro “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”, com prefácio de Luiza Helena Trajano.
Para mais informações, acesse o site, Instagram, Youtube ou Facebook.
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