Agentes passam por treinamentos para garantir melhor atendimento também durante os dias de folia |
A folia se
aproxima das ruas de São Paulo e a ViaQuatro, responsável pela operação e
manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, iniciou os preparativos em novembro
para receber o público. Somente em 2023, as estações da linha alcançaram 2,5
milhões de pessoas durante os oito dias de Carnaval. São meses de preparação
para garantir o maior conforto e segurança para os passageiros desta que é
considerada a maior festividade do ano.
Para este ano,
a concessionária se preparou por meio da criação de estratégias de controle de
fluxo, comunicação visual e sonora, além da intensificação de treinamento dos
agentes, planejamento, interface com órgãos externos e ampliação da circulação
de trens, que transportam passageiros por estações que são rotas de diversos
blocos durante as festividades.
A Linha
4-Amarela terá aproximadamente 650 colaboradores por dia nas estações e trens
durante a folia. Embora o Carnaval esteja marcado para os dias 10, 11, 12 e 13
de fevereiro, bloquinhos também devem animar as ruas de São Paulo no sábado e
domingo que antecedem as festividades oficiais e um fim de semana depois, com
os blocos de pré e pós-Carnaval.
As estações
que devem receber o maior número de foliões são Vila Sônia, Pinheiros, Faria
Lima, Fradique Coutinho, Paulista, Higienópolis-Mackenzie, República e
Luz. Além da estratégia de controle de fluxo e sinalização para
orientação do público, as estações contarão com a presença intensificada dos
AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) prontos para orientar os foliões e do time
de TAM (Técnicos de Atendimento e Manutenção) para garantir a disponibilidade
de todos os equipamentos e sistemas em nossas estações. Os colaboradores são treinados para lidar com diversas
situações, participam de programas de capacitação e reciclagem contínuos.
Um dos temas dos treinamentos é a inteligência emocional,
voltada para o atendimento no Carnaval. Além disso, os agentes também utilizam
simuladores de condução de trens, presentes na Estação Fradique Coutinho e no
Pátio Vila Sônia, a cada 90 dias. Na Linha 4-Amarela, as composições circulam
sem condutores, mas os AAS estão prontos para atuar em caso de necessidade.
Durante o
período festivo, toda a linha contará com comunicação visual adaptada ao
Carnaval de Rua 2024, como placas direcionando o público aos pontos de
encontro, diretrizes de segurança, entre outras orientações. Também haverá
avisos nos trens e estações, com músicas carnavalescas e informações nos
monitores espalhados ao longo do trajeto. O CCO (Centro de Controle
Operacional) da Linha 4-Amarela, que realiza o monitoramento 24 horas e garante
a operação do serviço, terá equipe reforçada.
Tanto
estações como nos trens terão, em seus monitores, dicas para que o passageiro
tenha uma viagem mais rápida e confortável, como comprar antecipadamente os
bilhetes de transporte, além do lembrete de que é proibido consumir bebidas
alcoólicas nas dependências do metrô. As telas já orientam sobre o uso correto
do intercomunicador em casos de mal súbito, em que uma pessoa pode comunicar
diretamente ao CCO, que, por sua vez, prepara o atendimento na estação
seguinte.
“Temos uma
preparação abrangente para o Carnaval 2024, com foco na segurança e satisfação
de todos os passageiros neste período, sejam eles foliões ou não. Estamos em
constante comunicação com órgãos organizadores para garantir um planejamento de
acordo com a demanda e programação do evento. Todo o time de colaboradores
passou por treinamento e reciclagem em temas específicos para o evento, com o
objetivo de oferecer a melhor experiência neste período festivo”, explica
Nathália Martins, gerente executiva de atendimento da ViaQuatro.
Segundo
Nathália, a Linha 4-Amarela é uma das principais rotas de foliões para o
Carnaval de São Paulo e deve apresentar, neste ano, um fluxo maior de
passageiros. “Já nos prontificamos há alguns meses para esse evento, que pode
apresentar uma tendência de crescimento de público em relação ao ano passado, como
é comum passada a pandemia. Em 2019, a Linha 4-Amarela recebeu 3,5 milhões de
pessoas. Já em 2020, foram 3,2 milhões de passageiros”, destaca.
Linha
5-Lilás
A ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, também preparou as estações, trens e agentes para receber o público para o Carnaval deste ano. Os passageiros também serão orientados por meio de avisos sonoros e comunicação visual. Estratégias de controle de fluxo também serão adotadas em estações com maior demanda.
O maior número
de passageiros nos dias de folia deve passar pelas estações AACD-Servidor,
Moema, Santa Cruz, Chácara Klabin, Santo Amaro e Capão Redondo. Em 2023, a
Linha 5-Lilás transportou 1,8 milhão de foliões.
Linhas
8-Diamante e 9-Esmeralda
Assim como nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, os passageiros das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos receberão orientações nos trens e estações para os dias de folia. Nas estações de maior movimento, estratégias para controle de fluxo vão auxiliar os passageiros, garantindo conforto e segurança no deslocamento.
No Carnaval de 2023, a Linha 9-Esmeralda recebeu 1,5 milhão de
passageiros. Já pela Linha 8-Diamante, passaram 1,2 milhão de pessoas. As
Estações Barra Funda e Pinheiros recebem o maior fluxo de pessoas neste
período.
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