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sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

ViaQuatro inicia contagem regressiva para receber foliões no Carnaval 2024

Agentes passam por treinamentos para garantir
melhor atendimento também durante os dias de folia
 Concessionária reforça treinamentos com colaboradores, cria estratégias de controle de fluxo, avisos sonoros e comunicação para atender os passageiros durante as festividades


A folia se aproxima das ruas de São Paulo e a ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, iniciou os preparativos em novembro para receber o público. Somente em 2023, as estações da linha alcançaram 2,5 milhões de pessoas durante os oito dias de Carnaval. São meses de preparação para garantir o maior conforto e segurança para os passageiros desta que é considerada a maior festividade do ano.

 

Para este ano, a concessionária se preparou por meio da criação de estratégias de controle de fluxo, comunicação visual e sonora, além da intensificação de treinamento dos agentes, planejamento, interface com órgãos externos e ampliação da circulação de trens, que transportam passageiros por estações que são rotas de diversos blocos durante as festividades. 

 

A Linha 4-Amarela terá aproximadamente 650 colaboradores por dia nas estações e trens durante a folia. Embora o Carnaval esteja marcado para os dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, bloquinhos também devem animar as ruas de São Paulo no sábado e domingo que antecedem as festividades oficiais e um fim de semana depois, com os blocos de pré e pós-Carnaval.

 

As estações que devem receber o maior número de foliões são Vila Sônia, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Paulista, Higienópolis-Mackenzie, República e Luz.  Além da estratégia de controle de fluxo e sinalização para orientação do público, as estações contarão com a presença intensificada dos AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) prontos para orientar os foliões e do time de TAM (Técnicos de Atendimento e Manutenção) para garantir a disponibilidade de todos os equipamentos e sistemas em nossas estações. Os colaboradores são treinados para lidar com diversas situações, participam de programas de capacitação e reciclagem contínuos.  

Um dos temas dos treinamentos é a inteligência emocional, voltada para o atendimento no Carnaval. Além disso, os agentes também utilizam simuladores de condução de trens, presentes na Estação Fradique Coutinho e no Pátio Vila Sônia, a cada 90 dias. Na Linha 4-Amarela, as composições circulam sem condutores, mas os AAS estão prontos para atuar em caso de necessidade.

Durante o período festivo, toda a linha contará com comunicação visual adaptada ao Carnaval de Rua 2024, como placas direcionando o público aos pontos de encontro, diretrizes de segurança, entre outras orientações. Também haverá avisos nos trens e estações, com músicas carnavalescas e informações nos monitores espalhados ao longo do trajeto. O CCO (Centro de Controle Operacional) da Linha 4-Amarela, que realiza o monitoramento 24 horas e garante a operação do serviço, terá equipe reforçada. 

 

Tanto estações como nos trens terão, em seus monitores, dicas para que o passageiro tenha uma viagem mais rápida e confortável, como comprar antecipadamente os bilhetes de transporte, além do lembrete de que é proibido consumir bebidas alcoólicas nas dependências do metrô. As telas já orientam sobre o uso correto do intercomunicador em casos de mal súbito, em que uma pessoa pode comunicar diretamente ao CCO, que, por sua vez, prepara o atendimento na estação seguinte. 

 

“Temos uma preparação abrangente para o Carnaval 2024, com foco na segurança e satisfação de todos os passageiros neste período, sejam eles foliões ou não. Estamos em constante comunicação com órgãos organizadores para garantir um planejamento de acordo com a demanda e programação do evento. Todo o time de colaboradores passou por treinamento e reciclagem em temas específicos para o evento, com o objetivo de oferecer a melhor experiência neste período festivo”, explica Nathália Martins, gerente executiva de atendimento da ViaQuatro.

 

Segundo Nathália, a Linha 4-Amarela é uma das principais rotas de foliões para o Carnaval de São Paulo e deve apresentar, neste ano, um fluxo maior de passageiros. “Já nos prontificamos há alguns meses para esse evento, que pode apresentar uma tendência de crescimento de público em relação ao ano passado, como é comum passada a pandemia. Em 2019, a Linha 4-Amarela recebeu 3,5 milhões de pessoas. Já em 2020, foram 3,2 milhões de passageiros”, destaca.

 

Linha 5-Lilás

A ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, também preparou as estações, trens e agentes para receber o público para o Carnaval deste ano. Os passageiros também serão orientados por meio de avisos sonoros e comunicação visual. Estratégias de controle de fluxo também serão adotadas em estações com maior demanda. 

O maior número de passageiros nos dias de folia deve passar pelas estações AACD-Servidor, Moema, Santa Cruz, Chácara Klabin, Santo Amaro e Capão Redondo. Em 2023, a Linha 5-Lilás transportou 1,8 milhão de foliões.

 

Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Assim como nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, os passageiros das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos receberão orientações nos trens e estações para os dias de folia. Nas estações de maior movimento, estratégias para controle de fluxo vão auxiliar os passageiros, garantindo conforto e segurança no deslocamento. 

No Carnaval de 2023, a Linha 9-Esmeralda recebeu 1,5 milhão de passageiros. Já pela Linha 8-Diamante, passaram 1,2 milhão de pessoas. As Estações Barra Funda e Pinheiros recebem o maior fluxo de pessoas neste período.


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