Media Trends & Predictions 2024 ressalta oportunidades e desafios de anunciantes, veículos, agência e plataformas de conteúdo para o próximo ano
O mercado de mídia está em constante mudança, com novas plataformas, conteúdos e tecnologias em constante desenvolvimento. O momento atual da indústria é caracterizado por incertezas econômicas e alterações no comportamento do consumidor impulsionados por avanços tecnológicos. Por isso, é essencial buscar formas de se preparar e adaptar-se a essas mudanças.
O Media
Trends & Predictions 2024 se fundamenta em dados e insights
reunidos pela Kantar IBOPE Media nos mais de 80 países nos quais a empresa
opera, além de trazer a opinião de especialistas da empresa por meio de cinco
tendências e previsões para o próximo ano.
As cinco tendências e previsões da Kantar IBOPE
Media para 2024:
- Macroeconomia, estratégia de micromídia
O pano de fundo
de 2023 foi definido por contínuos problemas econômicos com aumento de inflação
global, afetando o poder de compra dos consumidores. Neste cenário, apenas 4%
afirmaram dar prioridade aos serviços de assinatura online se enfrentassem um
custo inesperado. Uma estratégia que emerge desta incerteza é orientar o
público para serviços de streaming mais acessíveis e apoiados por anúncios. Em
2024, esperamos ver uma adoção mais rápida dessa estratégia pelas plataformas
em todos os mercados globais – embora a um ritmo desigual. De acordo com o
“Media Trends & Predictions 2024”, para manter os assinantes a partir do
próximo ano, os streamings precisarão conhecer melhor sua audiência e os
hábitos dos consumidores. Dessa forma, poderão entender quais conteúdos são os
preferidos, quanto cobrar e a forma mais eficiente de direcionar suas ofertas.
- O conteúdo de volta para o futuro - e ao redor do mundo
Este ano, a
greve dos roteiristas e dos atores de Hollywood, além de levar o debate sobre o
uso de inteligência artificial na produção de novas obras para público em
geral, também fez com que a indústria reavaliasse o valor de clássicos
atemporais (como “The Office” e “Friends”, para citar alguns). Enquanto a
produção de novos conteúdos desacelerava, a indústria recorreu aos arquivos em
todo o mundo. Em 2024, em termos de programação, haverá uma fusão de momentos
ao vivo e sob demanda, atendendo às preferências variadas dos espectadores.
Neste cenário, para compreender os hábitos da audiência, as emissoras e as
plataformas vão expandir suas métricas de sucesso, analisando além do prime
time com medidas mais holísticas, integrando dados próprios (e de
terceiros) juntamente a dados de painel de audiência.
- A publicidade no olho do furacão
A ascensão
do AVOD (vídeo sob demanda financiado por anúncios) será uma tendência
importante para os anunciantes. Podemos esperar por novos formatos de
publicidade à medida que as marcas se inclinam para o AVOD, com anúncios
interativos que permitem a participação do espectador e branded content.
Para os anunciantes, as segmentações demográficas – como idade, sexo e gênero –
já não são suficientes. Olhando para 2024, os profissionais de marketing
adotarão abordagens de segmentação cada vez mais sofisticadas, procurando
compreender as atitudes, os valores e o comportamento dos consumidores para
desenvolver novas abordagens.
- Tecnologia: mudanças de paradigma e falsas promessas
2023 foi o
ano em que a inteligência artificial foi adotada pelo público em geral, com os
lançamentos do ChatGPT e do Bard. Em 2024, enquanto veremos a expansão do uso
da inteligência artificial, ao mesmo tempo, seu uso para a criação de conteúdo
pode encontrar barreiras. Questões de propriedade intelectual devem ganhar
destaque à medida que os criadores de conteúdo lutam sobre quem exatamente tem os direitos.
Em 2024, podemos esperar que questões de ética relacionada à IA ganharão força.
Embora haja entusiasmo pelas capacidades da IA, as preocupações sobre o seu uso
responsável podem se manifestar no aumento de processos judiciais e
manifestações públicas sobre suas aplicações para substituir pessoas.
- Fortalecendo o sinal: audiências em alta definição
Em 2023, a
disponibilidade de múltiplas fontes de dados, incluindo dados diretos de
dispositivos e próprios das plataformas e anunciantes, permitiu uma compreensão
cada vez mais granular dos comportamentos do público. Em 2024, a Kantar IBOPE
Media espera que os anunciantes e proprietários de conteúdo continuem a ir além
dos dados próprios isolados, integrando informações de fontes variadas para
melhorar a tomada de decisões estratégicas.
Patrick
Béhar, CEO global da Kantar Media, comenta: “Vivemos numa época em que os dados
são abundantes, não apenas em termos de volume, mas também na eficácia com que
os aproveitamos para tomar decisões significativas e oportunas. Um conhecimento
maior pode levar a uma maior previsão. Estou confiante de que a indústria pode
adaptar-se, antecipar-se e navegar de forma proativa. É um grande desafio, mas
também uma oportunidade para o setor em 2024.”
Para baixar o estudo, clique aqui
Kantar IBOPE Media
www.kantaribopemedia.com
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