Pesquisar no Blog

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Cirurgia complexa de hérnia gera polêmica e vai parar no New York Times

Um dos maiores cirurgiões especializado em aparelho digestivo no Brasil, Rodrigo Galhego, comenta o caso e fala sobre o tratamento de hérnia no nosso país

A robótica invadiu definitivamente o campo das cirurgias. Entre as diversas vantagens estão os fatos de que ela é menos invasiva, favorecendo a recuperação pós-cirúrgica do paciente, e também mais precisa, tratando exatamente a área afetada. Mas um dos maiores jornais do mundo, o The New York Times, alertou em matéria que muitos cirurgiões estão usando a plataforma sem o devido preparo, se baseando apenas em vídeos veiculados pelos fabricantes dos robôs, postados no YouTube ou em grupos de Whatsapp para realização de algumas técnicas avançadas. 

No caso das operações de hérnia, a técnica conhecida como separação posterior de componentes, criada há 10 anos pelo Prof Yuri Novitsky, da Universidade de Columbia (NY) é uma das mais lucrativas técnicas para reparo de hérnias nos EUA e praticadas por diversos médicos sem efetiva necessidade e, de acordo com a matéria do Times, chegando a desfigurar os pacientes. 

O cirurgião Rodrigo Galhego, um dos maiores especialistas nesse tipo de operação no Brasil, comenta a matéria e alerta para os procedimentos necessários quando se trata de cirurgia de hérnia. 

*A técnica é de extrema complexidade e muitas vezes a única forma de tratar pacientes com hérnias volumosas, gigantes ou com perda de domicílio (quando os órgãos não podem mais voltar para o abdome); Dada a complexidade, é reservada para os casos citados e demanda extremo domínio pelo cirurgião. Essa técnica pode ser feita por via aberta/convencional ou robótica/minimamente invasiva.A técnica trouxe esperança para pacientes cujas hérnias não possuíam tratamento, mas devem ser realizadas por médicos com o devido preparo", diz Galhego,

 


Segundo o cirurgião, não existe técnica melhor do que essa para tratar hérnias grandes, mas quando ela é aplicada em hérnias menores, se for realizada erroneamente pode destruir a parede abdominal. 

"São raros os cirurgiões dedicados a hérnias da parede abdominal no Brasil, portanto em geral não há quem faça técnicas que resolvam hérnias complexas definitivamente"” afirma Galhego.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. This blog sheds light on a concerning issue in the field of surgery, particularly the use of robotics in complex hernia operations. It highlights the potential risks when surgeons lack the necessary preparation and training, highlighting the importance of expertise in these intricate procedures. Surgeon Rodrigo Galhego underscores the need for responsible and skilled practice, especially in cases involving the subsequent separation of components technique. It's a valuable reminder of the importance of patient safety and thorough preparation in the medical field. If you are interested in AI then Visit: https://www.deepbrain.io/

    ResponderExcluir

Posts mais acessados