Pesquisar no Blog

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Uma agenda para o Brasil

 

Toda criança deveria receber, além da agenda da escola, uma agenda das suas responsabilidades com o país. E essa agenda deveria acompanhar a vida de todos os cidadãos, do Fundamental à Universidade, ao longo da vida profissional e depois, na aposentadoria. Para nunca esquecermos que o governo é o que dá a direção, mas quem faz as coisas acontecerem somos nós mesmos.

Nessa agenda, o compromisso número um deveria ser com o meio ambiente. Nas escolas, a limpeza, o cuidado com os móveis e com o prédio, a destinação de tudo o que se descarta, deveria ser prioritariamente dos alunos e professores. Uma equipe profissional de limpeza deveria ser encarregada apenas do que pudesse implicar algum risco para a saúde dos membros da comunidade escolar. O compromisso também deveria envolver o entorno da escola - calçadas, áreas verdes, fontes de água, animais, etc. E ser lição de casa para os pais e familiares.

O segundo compromisso, sem dúvida, deveria ser com as pessoas próximas: o respeito, o afeto, a solidariedade, fundamentos de qualquer relação civilizada e civilizatória. Direção, coordenação, professores, auxiliares, funcionários, alunos e alunas, pais, todos deveriam assumir esse compromisso comum de respeito e consideração, em torno de regras coletivas, democraticamente estabelecidas e periodicamente revisitadas. Da mesma maneira que o primeiro compromisso, essa prática de respeito e consideração deveria ser estendida à rua da casa e ao bairro onde se mora. Assim, a escola cumpriria um de seus papéis mais importantes: disseminar formas democráticas de convivência.

O terceiro compromisso deveria ser o respeito com a diferença. Talvez um dos maiores desafios da agenda, pois visa conciliar a liberdade individual, que é definida pela imaginação, com as exigências coletivas, que são definidas pelas demandas materiais. Por exemplo: diante de uma pandemia, não cabe discutir se eu “quero" ou não usar máscara ou tomar vacina. Se há um risco de incêndio ou desabamento, não faz sentido perguntar se eu desejo ou não permanecer no prédio. Daí o trabalho árduo e permanente de equilibrar o desejo e o exercício da liberdade com as necessidades e os limites impostos pela realidade. Aqui, trata-se de uma espécie de vasos comunicantes: quando a exigência pode ser menor, a liberdade pode ser maior, e vice-versa. Se falta água, racionamento. Se há água em abundância, banho de banheira. Não existe um direito a banho de banheira assegurado plenamente, mas balizado pelo Bem Comum. Essa, aliás, é a expressão chave de toda a agenda. A agenda existe para isso. Nossa formação deveria ser pautada por isso, o tempo todo.

É evidente que pensar dessa maneira causa um certo incômodo, não somente para quem tem muito, como para quem sonha em ter muito. Se eu sou rico, como eu não posso ter tudo o que eu quiser? Quem vai me impedir? Muitas teorias fizeram sucesso em torno desse conceito do egoísmo virtuoso, mas curiosamente, nunca garantiram a estabilidade prometida, muito menos a garantia mínima de uma vida digna para todos. E esse é o propósito de uma Nação. Ou então, que propósito poderia haver?

Todo brasileiro deveria ter uma agenda com essas prioridades em cima da mesa. E deveria olhar para esses compromissos frequentemente. Com o tempo, com paciência e, principalmente, com muita resiliência, quem sabe não conseguimos nos tornar uma Nação grande o suficiente para cabermos todos Nela? 



Daniel Medeiros é doutor em Educação Histórica e professor no Curso Positivo.
@profdanielmedeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados