Se não há limite
etário para o conhecimento, também é verdade que muitas aprendizagens são
melhor desenvolvidas em determinadas etapas da vidaFreepik
O cérebro humano é capaz de aprender ao longo de
toda a vida, dizem inúmeras pesquisas realizadas ao redor do mundo. Para a
ciência, sempre é possível falar um novo idioma, tocar um instrumento musical
desconhecido ou dar os primeiros passos de dança. No entanto, embora tudo isso
seja verdade, há um período mais adequado para cada aprendizado.
De acordo com uma apresentação feita recentemente
em encontro entre o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional de
Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em 2021 apenas quatro a cada dez
crianças brasileiras concluíram o 2º ano do Ensino Fundamental sabendo ler e
escrever. Atualmente, quase metade dos brasileiros não está aprendendo a ler e
escrever na idade correta, que é até os sete anos, segundo especialistas. E a
alfabetização não é o único caso em que a idade importa.
Para a diretora pedagógica da Aprende Brasil
Educação, Acedriana Vogel, “aprender na idade adequada é um direito de todas as
crianças. Não quer dizer que elas não possam aprender depois, mas é papel da
escola e da sociedade garantir que isso aconteça no momento correto”. Estimular
crianças e adolescentes a serem protagonistas de seu aprendizado é fundamental
para que esse direito seja assegurado.
O papel dos professores
Ao longo da vida escolar, os marcos de
desenvolvimento precisam ser bem definidos e respeitados. Somente assim será
possível oferecer aos estudantes as ferramentas necessárias para que eles
possam ter as mesmas oportunidades. Nesse sentido, os professores têm papel
fundamental e o investimento na formação desses profissionais precisa ser
priorizado para garantir o futuro das crianças.
“Os professores, principalmente os da Educação
Infantil e do Ensino Fundamental, necessitam de constante formação e
aperfeiçoamento. Também é muito importante observar práticas que tiveram
sucesso e adaptá-las para cada contexto, de modo que se tornem referência”,
destaca a especialista. Cada fase da vida escolar deve ser acompanhada de perto
por profissionais capacitados para assegurar o melhor aprendizado possível aos
alunos.
Recursos didáticos digitais
Atualmente, o uso da tecnologia é um importante
aliado para a escola - e precisa ser encarado como tal. Entretanto, Acedriana
lembra que esse tipo de recurso digital precisa estar em conformidade com os
livros didáticos e alinhados a cada faixa etária. “Jogos, atividades
colaborativas e simulações especialmente desenvolvidas para o ensino devem
acompanhar os propósitos do que se pretende ensinar para que não disputem a
atenção dos estudantes, mas os envolvam no processo de aprendizagem”, ressalta.
http://sistemaaprendebrasil.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário