A campanha de conscientização realizada no mês de março tem como objetivo informar as mulheres sobre os riscos e sintomas do câncer de colo de útero, assim como a importância da prevenção e dos exames preventivos que são capazes de diagnosticá-lo. Essa doença, também conhecida como câncer cervical, pode ser descoberta por meio do Exame Papanicolau. Ele deve ser feito por todas as mulheres com vida sexual ativa.
“Esse procedimento visa recolher a secreção do colo do útero e da vagina para analisar se houve alterações nas células da região. Com o diagnóstico precoce, há mais chances de cura e a possibilidade de impedir o desenvolvimento da doença. Além disso, por meio desse exame, é possível descobrir a doença antes mesmo dos sintomas surgirem. Muitas vezes, eles só são notados no estágio avançado”, explica Karyne Negromonte, enfermeira e coordenadora do curso de Enfermagem do UNINASSAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças.As alterações celulares costumam ser causadas pela infecção do vírus do papiloma humano (HPV), que é transmitido sexualmente. Para ajudar na prevenção, há uma vacina contra o HPV.
Os sintomas do câncer de colo de útero são sangramento menstrual anormal, dor durante a relação sexual e secreção vaginal incomum. Sobre o tratamento, Karyne afirma que, quanto mais cedo a doença for detectada, menos invasivo e mais eficaz ele será. “O câncer cervical pode ser tratado com cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia. Isso dependerá do estágio do câncer, do tamanho e da localização do tumor, assim como do quadro geral da paciente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário