Pesquisa
recrutará 10 mil brasileiros. O objetivo principal é avaliar o impacto
socioeconômico na relação entre o transtorno e o rendimento educacional
O Laboratório de Genômica Fisiológica
da Saúde Mental do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São
Paulo (ICB-USP) está em busca de voluntários para participar de um estudo cujo
principal objetivo é avaliar o impacto de condições
socioeconômicas na conexão biológica entre o transtorno de déficit de atenção e
hiperatividade (TDAH) e o rendimento educacional.
Indivíduos com ou sem TDAH, maiores de 18 anos e da região metropolitana de São Paulo podem participar do estudo. Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail para tdahbrasil@usp.br. A partir desse contato, a equipe do projeto dará seguimento com o protocolo de pesquisa.
No estudo, o voluntário participará das seguintes etapas:
·
Assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
·
Entrevista de autorrelato (on-line), na qual ele será
interrogado sobre aspectos socioeconômicos e gerais de saúde física e mental.
·
Coleta de sangue na USP (campus Cidade Universitária – Butantã,
em São Paulo).
·
Reavaliação do diagnóstico de TDAH com um profissional médico
especialista (exclusiva para portadores da condição).
O estudo será
coordenado pelo professor Diego Rovaris, responsável pelo Laboratório de
Genômica Fisiológica da Saúde Mental do ICB-USP.
Pesquisas como essa têm um potencial
muito grande de contribuir para o entendimento da neurobiologia envolvida no
TDAH, bem como na busca de novos alvos moleculares para novos tratamentos. E
são uma oportunidade, principalmente, de estudar em larga escala populações
muitas vezes negligenciadas em estudos genômicos, como a brasileira. Tendo em
vista que grande parte dos trabalhos nesse sentido estão concentrados em países
europeus com elevada renda e baixa desigualdade social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário