Pesquisar no Blog

domingo, 12 de março de 2023

Dia Nacional dos Animais: mercado cresce com serviços e produtos voltados para a saúde e o bem-estar pet

Judith e Lara (as duas buldogues francesas), cachorrinhas de Rafaela, saindo para passear com as amiguinhas da creche - Divulgação
Após pandemia, aumentou o número de pessoas que consideram o animal um membro da família

 

No Dia Nacional dos Animais, o Brasil comemora o terceiro lugar no ranking mundial em população total de animais de estimação, com 149,6 milhões de pets. O mercado em expansão é promissor, com perspectiva de crescimento cerca de 87%, até 2026. Um levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados da CNAE mostra que a primeira metade de 2022 contabilizou mais de 18 mil empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e varejo de medicamentos veterinários.

São artigos como câmeras de monitoramento para vigiar os pets, alimentadores automáticos controlados por aplicativos, brinquedos que estimulam os animais a gastar energia para diminuir o stress, creches por período integral, e os cuidados com a nutrição são algumas das apostas desse segmento. A Petvi, empresa especializada em suplementação pet, número um em vendas e-commerce no país, viu seus números crescerem exponencialmente no último ano. 

A carioca Rafaela Prado investiu em uma câmera de vigilância para ficar de olho nas filhas de quatro patas quando estivesse na rua, terapias para reduzir estresse e dor: como fisioterapia e hidroterapia, creche, passeadora profissional e adestramento para cães, com especialista em psicologia canina, e suplementos especiais para auxiliar na qualidade de vida. 

“Adotei duas cachorrinhas na pandemia porque estava trabalhando em home office e sentia falta da companhia, da alegria que um pet leva para a casa. Confesso que não esperava que os meus gastos fossem aumentar tanto. As duas vieram com problemas de saúde que exigem mil suplementos especiais, um time de especialistas e terapias. Elas são tão importantes quanto qualquer outro membro da família e, para mim, não importa se são cães ou pessoas, são duas vidas que dependem de mim para o bem-estar e felicidade delas. É uma responsabilidade muito grande e farei de tudo para que elas tenham qualidade de vida”, acrescenta.

Com o lançamento de cinco produtos, e outros três planejados ainda para 2023, a Petvi investe na saúde preventiva do animal. Preocupados com o bem-estar do filho de quatro patas, os sócios Rafael, Max e Patrick perceberam uma mudança no comportamento das famílias brasileiras, principalmente após a pandemia. De acordo com a pesquisa realizada pela COMAC (Comissão de Animais de Companhia), ligada ao Sindicato da Indústria Veterinária, em 2020, houve o crescimento de 7% nos tutores que enxergam seus cães como verdadeiros filhos juntamente com a queda de 16% naqueles que entendem o pet apenas como um bicho de estimação. 

Com isso em mente, cada vez mais os tutores desejam oferecer o melhor cuidado para os seus pets através de serviços que facilitam o dia a dia da família e oferecem os cuidados necessários para o bem-estar deles. São novos serviços voltados para cuidados preventivos, como os planos de saúde pet e os atendimentos veterinários online, creches com espaços de lazer, além de produtos específicos preocupados em aumentar a longevidade dos bichinhos. 

“Acreditamos que os cães podem viver muito mais do que vivem hoje. Assim como os humanos aumentaram, e muito, sua expectativa de vida no último século, sabemos que a mesma coisa irá acontecer com nossos pets”, avalia Rafael Dzik, CEO e co-fundador da Petvi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados