Uma nova rotina requer cuidados e uma transição cuidadosa
para que o início do ano letivo seja uma experiência mais fácil e prazerosa istock
O
primeiro dia de aula pode ser intimidador tanto para os filhos como para os
pais. É importante que o assunto escola esteja em pauta e seja bastante conversado
antes do início das aulas. Assim, a ansiedade vai se diluindo e a expectativa
pode ser mais positiva do que negativa.
É
possível até fazer uma visita na escola antes de as aulas começarem, para que
pais e crianças se familiarizem com o ambiente. Quanto mais se conhece o
espaço, mais confortáveis as pessoas nele ficam. Isso leva tranquilidade à
transição, que pode ser feita de maneira mais equilibrada.
Essa é
uma oportunidade para a criança criar mais autonomia e se envolver em sua
rotina. Também podem começar a treinar para o início das aulas, acordando no
horário certo, já com antecedência, para se acostumar à demanda futura. A
experiência pode se transformar em motivação para que a criança explore o mundo
sem os pais.
É
importante que a criança esteja envolvida em todo o processo. Ela pode preparar
seu próprio lanche para levar para a escola com a ajuda dos pais. Os filhos
então se sentem mais próximos à nova realidade. Isso faz com que a transição
seja gradual, e não um abismo na vida da criança.
Tenha
certeza que a criança tem tudo o que precisa. O ideal é ajudar o filho a
separar o material e aprender a colocar em sua mochila
infantil, assim vai se acostumando com a rotina
diária. Vale a pena também levar a criança para a compra do material escolar,
para que ela se envolva em todas as etapas de preparação.
Cada
criança é única e deve-se respeitar o tempo e a personalidade de cada uma. Os
irmãos podem ter reações completamente diferentes no primeiro dia de aula.
Algumas crianças são mais extrovertidas, outras mais introvertidas. É preciso
ler as necessidades específicas e dar o suporte necessário.
Os
pais devem se despedir com afeto, mas demonstrar calma e tranquilidade. As
crianças podem captar a ansiedade dos pais, que podem estar mais tensos com a
separação do que os próprios filhos. É fundamental que se dê tchau no momento
certo e não saia andando quando a criança estiver distraída ou não estiver
vendo. A despedida é importante para que entendam como se dá o processo e que
não se sintam abandonadas em um local desconhecido.
Após a
aula, é interessante que os pais criem um diálogo com a criança para que possam
expressar sua experiência. Muitas vezes, a criança tem dificuldade em responder
perguntas abstratas, como “como foi o seu dia?”. A resposta pode ser
monossilábica. Em vez disso, elaborar perguntas mais precisas, como “com quem
você brincou?” ou “o que fez no recreio?”, ajuda a criança a entregar
informações mais concretas.
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