O maior campeonato global de futebol está acontecendo. Nessa época, pessoas de todos os países dividem um mesmo hábito e compartilham um objetivo em comum: acompanhar os jogos e torcer pela sua seleção do coração. Com base em dados e informações próprias, a Adyen, plataforma de tecnologia financeira preferida de empresas líderes, listou algumas curiosidades sobre as formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores em diversos países e continentes.
O torneio leva as pessoas a adquirirem produtos que proporcionam uma melhor experiência durante os jogos. Segundo pesquisa feita pela OLX com mais de 5 mil usuários, 20% dizem que pretendem comprar algo para o período de competição. Do total, 48% tem interesse em produtos esportivos oficiais, como camisas da seleção brasileira, bandeiras e a bola oficial deste ano. Quanto à venda de produtos eletrônicos, que ganha destaque nessa época, o material mostra que 40% querem adquirir uma TV, 21% um smartphone e 15% buscam por aparelhos de som.
Os métodos de pagamento usados variam conforme os
costumes e tecnologias disponíveis em cada país. A maioria deles têm pontos em
comum, como o cartão de crédito, mas tem também suas características e sistemas
únicos, geralmente usados para pagamentos via débito em conta corrente.
Confira como os torcedores
pagam por suas compras ao redor do mundo:
Brasil
Além de ser o maior da América Latina, o Brasil também é o país que tem o maior mercado de comércio eletrônico da região. Segundo dados da Adyen, 80% das compras feitas no ecommerce são pagas de forma parcelada via cartão de crédito. O boleto bancário, usado apenas no Brasil, é a preferência de 30% dos brasileiros. O recebimento por Pix no varejo online vem ganhando cada vez mais espaço. Em apenas dois anos, o método que também só existe no Brasil já representa cerca de 26% do total.
Os pagamentos digitais estão em alta. Segundo
mostra o Relatório de Varejo 2022, feito pela Adyen em parceria com a KPMG, 41%
dos brasileiros utilizam apenas métodos digitais para realizar suas compras,
sem usar dinheiro ou cartões físicos. Já em maquininhas POS, os mais utilizados
são cartões com as bandeiras Maestro, Mastercard, Visa e Elo.
México
Em compras virtuais, os consumidores usam serviços
bancários online como formas de pagar. Por lá, parcelar compras também é muito
comum. A OXXO, rede de conveniência bastante popular no país e que desembarcou
recentemente no Brasil, disponibiliza por lá um método de pagamento baseado em
dinheiro que é utilizado por cerca de 36% dos mexicanos. O sistema gera um
código que permite que os clientes paguem na loja de sua preferência. Além
disso, cartões de crédito (40%) e carnet (5%) também são utilizados no comércio
eletrônico.
Qatar
O dinheiro é a forma de pagar mais usada no país
que vai sediar o campeonato de 2022, seguido pelos cartões. Dos três milhões
emitidos, 83% são de débito e todos eles são marcados com o processador de
pagamento NAPS.
Canadá
Os cartões de crédito dominam o mercado no Canadá, representando aproximadamente 90% do total de compras online. Os pagamentos por aproximação estão em crescimento. Segundo dados da Adyen, cada canadense tem ao menos três cartões habilitados para serem usados sem contato. A utilização do PayPal e serviços de Buy Now Pay Later, como PayBright e AfterPay, estão em crescimento e também ganham destaque.
Para receber via cartão de débito é preciso ter
conexão com uma rede local, a Interac. De 40% a 60% das finalizações de compras
em lojas físicas são feitas por esse sistema. Já no ecommerce, são 14% do
total.
Austrália
Os cartões de crédito dominam o cenário de
pagamentos do país, tanto no online quanto em lojas físicas. Outro método
bastante usado é o Eftpos, débito local que tem 49 milhões de cartões em
circulação. Apesar disso, métodos alternativos vêm ganhando popularidade, como
o Buy Now Pay Later da Afterpay e o Zip, que cresceram 43% em 2020. Mas os
recebimentos via Apple Pay e Google Pay também estão ganhando mais
espaço.
Japão
Os japoneses ainda têm o dinheiro como base de seu
pagamento, tendo a terceira maior taxa de uso de papel moeda no mundo
desenvolvido. O Konbini, pagamento em loja de conveniência exclusiva do Japão,
é o segundo mais utilizado e representa 10% de todas as compras do país. No
ecommerce, 78% das compras são pagas por cartão de crédito e 22% via
Konbini.
Gana
Os pagamentos móveis vêm ganhando popularidade
entre os ganeses. Os bancos e operadores de telecomunicações locais criaram em
conjunto novos provedores de serviços e plataformas para chegar na grande
parcela da população que ainda é desbancarizada. Isso fez com que o país se
tornasse líder em pagamentos digitais na África Ocidental. Mesmo assim, o
dinheiro ainda é o mais utilizado em Gana atualmente.
Países da Europa
Além do uso dos cartões de crédito, usados em todos
os países do velho continente, boa parte deles tem seu sistema de pagamento
local. Na Bélgica, o Bancontact para recebimento em débito é o
mais utilizado, tanto no online como no offline. Ele tem conexão a 20 bancos do
país e está em constante crescimento. Na França, o Cartes Bancaires, forma
de pagamento local, é o mais usado pelos franceses em qualquer tipo de compra.
O CB é onipresente nas lojas, a maioria com coligação com alguma bandeira de
cartão de crédito, onde a Adyen tem conexão direta e licenciada.
Na Holanda, o iDEAL, sistema coberto
por todos os bancos holandeses, é a forma mais popular de pagamento online,
pois os compradores conseguem pagar usando sua conta bancária. A utilização de
ewallets, como Apple Pay e Google Pay, estão em ascensão no país. Na Espanha,
85% da população anda com um cartão, débito ou crédito, no bolso. Além disso, o
Buy Now Pay Later e o Bizum, método de pagamento espanhol, vem ganhando força
no mercado.
Para conferir os métodos de pagamentos de todos os
países acesse: https://www.adyen.com/pt_BR/metodos-pagamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário