Liderar pessoas significa conduzir seus esforços e energia em uma determinada meta, destino ou visão em comum.
Quero dar uma ênfase especial em conduzir os
esforços dos outros. Reflita sobre essa frase, o que significa isso?
Ao pé da letra, está relacionado a empoderar
pessoas com responsabilidades e tarefas que estão relacionadas, convergem, a um
determinado objetivo estratégico comum a todos.
Em outras palavras, delegar tarefas e
responsabilidades.
Acontece que a maioria avassaladora dos líderes
caem em dois extremos. Em geral ou eles concentram as atividades em si mesmos, ou
não delegam corretamente, ou seja, delegam as atividades.
Em ambos os casos as consequências são terríveis,
pois a equipe não conseguirá ajudar da forma devida e nem obter os resultados
desejados.
A grande chance, é que o líder se torne
sobrecarregado de atividades que não representam o melhor uso do seu tempo,
seja isso por concentrar atividades ou pelo retrabalho de refazer tarefas mal
executadas pela equipe devido a uma delegação mal feita.
Independente de qual extremo, concentrar ou
delegar, você se encontre hoje, aprender a delegar é praticamente o único
remédio.
Nesse sentido, fica a seguinte pergunta: Como
delegar de maneira eficaz?
Primeiramente, é crucial entender que ao delegar é
necessário levar em consideração o know-how do colaborador, ou falta dele.
Cada nível de experiência um exige uma energia e forma diferente de delegação. Podemos dividir o nível de experiência em 4 fases de desenvolvimento.]
Iniciante:
Diga o que tem de ser feito, qual o resultado
desejado e mostre como fazer. Monte o planejamento junto ao colaborador.
Média experiência:
Diga o que precisa ser feito e qual o resultado
desejado. Monte o planejamento junto ao funcionário.
Experiente:
Apresente a tarefa e o resultado esperado. Peça
para o colaborador montar o planejamento e mostrar a você.
Expert:
Apresente a atividade, o resultado esperado e os
prazos.
Percebeu como cada colaborador necessita de uma
forma específica de delegar?
Em geral, líderes tratam seus colaboradores,
independentemente do nível, ou expertise, como se todos fossem experts, ou
seja, delegam as atividades.
E você? Como vem exercendo sua liderança até agora?
Consegue perceber situações em que poderia ajustar
a forma como delega responsabilidades e atividades ao time?
Delegar é simplesmente uma habilidade crucial e
indispensável ao exercer liderança e Refletir sobre o nível de experiência do
colaborador pode te ajudar a conduzir seus liderados de maneira mais assertiva,
gerando resultados ainda mais expressivos.
Valdez Monterazo -Coach Executivo, especializado em negócios, liderança
e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos
segmentos de pequenas e médias empresas. Saiba mais em: https://valdezmonterazo.com.br
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