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sábado, 26 de março de 2022

Aproveite o final de semana e veja dicas de como aperfeiçoar a sua inteligência emocional

90% dos executivos acreditam que as habilidades comportamentais são tão ou até mais importantes que os conhecimentos técnicos, segundo pesquisa do Linkedin
 

A inteligência emocional e o relacionamento interpessoal são exemplos de soft skills. (Imagem: Unsplash).


Com o cenário pós vacina e as empresas voltando ao ritmo normal, muitas oportunidades de emprego voltaram a surgir, sendo uma grande chance para aqueles que pretendem se inserir no mercado de trabalho. Mas para isso, o candidato precisa estar antenado e atualizado com as tendências sobre as habilidades técnicas e comportamentais. Segundo um levantamento da Page Personnel, 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental.

A habilidade comportamental muito está ligada com o seu Q.E, Quociente Emocional, que revela a sua capacidade emocional de lidar com os desafios profissionais e interpessoais. O ambiente corporativo está evoluindo constantemente e exigindo cada vez mais profissionais qualificados e que apresentem além das habilidades técnicas, boas habilidades comportamentais, conhecida como Soft Skills. Um estudo realizado pelo Linkedin apontou que mais de 90% dos executivos acreditam que as habilidades comportamentais são tão ou até mais importantes que os conhecimentos técnicos. 

No cenário evolutivo social e profissional, a Soft Skills ganha importância no tocante à comunicação pessoal e interpessoal. A Soft Skills é um termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir as habilidades comportamentais, consideradas as competências subjetivas mais complexas para avaliar, em resumo, é a maneira de como o profissional lida consigo mesmo e com o próximo. O Q.E, Quociente Emocional, se envolve muito nessa questão. 

Para Luciana Fontes, Superintendente do Cebrac, muitos são os motivos que levam um pessoal de RH contratar profissionais que apresentem um comportamento que vá ao encontro da ética e moralidade. “Ter um bom relacionamento com a equipe e com os gestores é de extrema importância para manter a qualidade no trabalho, na vida pessoal, levando em consideração o bem da saúde mental. Pessoas que sabem controlar as suas emoções sem interferir no trabalho, estão preparadas para lidar com desafios”, explicou. 

É preciso estar atento à saúde mental para ter um Q.E bem alinhado com a rotina do dia a dia. Pessoas que sabem lidar com os desafios e sabem resolver problemas complexos, são aquelas que apresentam habilidades Soft Skills desenvolvidas, pois sabem controlar suas emoções diante das situações que exigem uma tomada de decisão assertiva e segura. Segundo a pesquisa global da Capgemini Digital Transformations Institute de 2017, solicitado pelo Linkedin, 60% das empresas apresentam dificuldades em encontrar profissionais com Soft Skills (habilidades interpessoais). A pesquisa entrevistou 1.250 executivos pelo mundo, e mostrou que eles buscam em seus colaboradores: Foco no Cliente (65%), Colaboração (64%), Paixão por aprender (64%), e Habilidade Organizacional (61%).  

Para que uma equipe entregue os resultados esperados e mantenha um bom relacionamento no ambiente organizacional é fundamental que profissionais apresentem as habilidades Soft Skills. 

Pensando nisso, Luciana, Superintendente do Cebrac, cita 5 passos para desenvolver o seu Q.E no trabalho e se destacar com as habilidades Soft Skills. Confira: 

1 - Saiba controlar as suas emoções;

2 - Aprenda a lidar com os relacionamentos;

3 - Priorize a sua saúde mental (vivenciando momentos de lazer e descanso);

4 - Tenha autoconsciência e consciência social;

5 -Seja organizado com as tarefas e se interesse em buscar mais conhecimento através de cursos de qualificação. 

Se sentir que o seu comportamento não está ajudando para dar um passo adiante, seja na carreira profissional ou na vida social, procure ajuda de um profissional especialista. 

O Cebrac oferece cursos para o desenvolvimento humano e profissional. Saiba mais, aqui!

 

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