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Advogado, Empresário e Gestor
Especialista em gestão e negócios dá 4 dicas para um efetivo network
Sergio Vieira fala sobre a importância de estar presente e dar preferência a
relações continuadas
O
homem é um ser social, e há anos vem aperfeiçoando sua capacidade de conhecer e
se relacionar com pessoas para ampliar seus horizontes e garantir novas
oportunidades, seja no âmbito profissional quanto no pessoal. O advento da
internet e a ascensão das redes sociais conectaram ainda mais as pessoas,
evidenciando que hoje, em um mundo altamente interligado, estabelecer uma boa
rede de contatos se faz ainda mais importante.
Assim surge o networking, palavra derivada do inglês caracterizada basicamente
como a habilidade de se relacionar com os demais. Aplicada, sobretudo, no
contexto profissional, essa prática se configura como uma forma muito
importante de fazer negócios e alavancar a carreira. É uma ferramenta
fundamental para qualquer área, independe do nível hierárquico, e pode
acontecer entre profissionais dos mais diversos segmentos.
"Network nada
mais é do que uma rede de relacionamento, a qual você constrói, planta, rega e
colhe os frutos dela. É usufruir das pessoas do seu convívio, gerando novas
conexões e aprofundando as conexões já existentes", explica Sergio
Vieira, MBA
em Gestão e Negócios e sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados, em
Manaus.
De acordo com o especialista, para garantir um network efetivo, é importante
saber verdadeiramente em quais lugares você precisa estar, assim como conhecer
o seu público-alvo e onde estão seus possíveis clientes. Ele afirma que é
nesses ambientes que você precisa se fazer presente para conseguir desenvolver
uma boa rede de contatos.
Outro ponto importante a ser considerado é o fato de que além de ser visto,
você precisa ser notado. "Não basta estar ali apenas como mais um. Você
precisa firmar presença", reforça Vieira. Para o advogado, não basta estar
no ambiente apenas por estar, é importante se destacar.
Ademais, Sergio assegura que o mercado de trabalho não aceita mais o vendedor,
o profissional chato, insistente, que quer, a qualquer custo, marcar uma
reunião ou vender e apresentar seu negócio. Então, tenha sempre isso em mente
ao se relacionar com as pessoas.
Por último, o especialista em gestão e negócios fala sobre a importância de se
colocar à disposição. "Diga aquilo que você está apto a fazer, e seja uma
opção para, quando necessário, aquela pessoa com quem você se conectou lembre
de você", finaliza.
Sergio Vieira - advogado, possui MBA em Gestão e Negócios, e sócio-diretor do
escritório Nelson Wilians Advogados.
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