Os bons resultados que obtivemos no mercado de gestão de dados obtidos em 2021, nos faz acreditar que a perspectiva para 2022 é de continuidade desse cenário favorável. Esses bons ventos se deveram, em parte, às condições excepcionais relacionadas à pandemia de Covid-19, que obrigou as empresas a dedicar grande esforço na digitalização de seus principais processos, esforço esse por sua vez, associado ao forte crescimento do consumo remoto, o qual tem induzido mais empresas a desenvolver e expandir seus canais digitais para vender e se relacionar com consumidores.
Mesmo diante das incertezas sobre a evolução da pandemia e de seus impactos sobre a economia, a percepção é que esse cenário de expansão do consumo remoto continuará se fortalecendo e a chave para o sucesso nesse trajeto pressupõe um esforço cada vez maior das empresas no engajamento e comunicação com os consumidores, tornando-se vital para elas o maior uso de dados, como fonte para melhor compreender esses consumidores e, assim, melhorar a precisão das mensagens e das ofertas endereçadas.
Associada a esse cenário, observa-se uma tendência de avanço na maturidade das empresas em relação ao grau de importância concedido quanto à organização, padronização, higienização e enriquecimento para o adequado uso dos seus dados, o que exacerbou a demanda por melhores modelos e ferramentas para a governança e qualidade de dados cadastrais, sejam de clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores, produtos, materiais e ativos, dentre outros.
Outras oportunidades no horizonte como propulsoras de maior demanda para projetos de integração de dados, estão relacionadas ações relacionadas ao ambiente regulatório de determinados segmentos. Um exemplo é o Open Banking, implantado pelo Banco Central para determinar as bases de compartilhamento de informações de dados cadastrais pelo sistema bancário, sempre com a devida autorização dos clientes. Dando continuidade a esse processo, em 2022 está se iniciando as ações para o Open Finance, com o uso do mesmo expediente relacionado ao intercâmbio de dados cadastrais de clientes entre empresas de outros segmentos do sistema financeiro e de seguros, com vista a garantir maior competitividade ao setor e maior benefícios aos clientes.
Como empresa fornecedora de serviços e ferramentas associadas ao aperfeiçoamento da governança e qualidade de dados e que deseja ganhar espaço nesse mercado, apostamos em prover cada vez mais soluções end to end aos nossos clientes, reforçando nossa capacidade de se responsabilizar por uma maior parcela dos processos relacionados à gestão dos dados. Para tanto, nosso portfólio passou a incluir, desde o desenho, à implantação, à sustentação da solução implantada e, mais além, acrescentando uma gama de recursos para gerar insights que apoiem maior crescimento e rentabilidade dos negócios, a partir dos dados assim qualificados.
Prova desse acerto em nossa estratégia é o como a Assesso gerou frutos no terreno fértil desse mercado. A empresa terminou o ano com reconhecimento internacional, ao ser enquadrada como “Rising Star” pela ISG Provider Lens™ Analytics Services 2021 Brazil, dada a extensão e qualidade do seu portfólio de serviços e metodologia associados ao que se convenciona chamar de Data Lifecycle Management Services.
Ciente de que essa demanda não se resume ao Brasil, a Assesso iniciou um
ciclo de expansão para além das fronteiras do país, com parcerias estratégicas
na América Latina e América do Norte, para levar gestão de dados forma segura
às empresas de outros países. O forte investimento na adaptação da plataforma
DataCare® às peculiaridades e restrições existentes em cada país é um passo
tomado de forma segura, pela análise cuidadosa de como são promissoras as
perspectivas para o mercado de gerenciamento de dados.
André França Cardoso - CEO da
Assesso, provedora de software e consultoria para Gestão da Informação e
Qualidade de Dados, que atende empresas como Natura, Gol, Santander e Honda.
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