Pesquisar no Blog

terça-feira, 4 de maio de 2021

Dia nacional do uso racional de medicamentos

Em 1998, o Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia instituiu o Dia Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos. Também conhecido como Dia da luta dos estudantes de Farmácia pela saúde, a data ganhou grandes proporções e é celebrada como Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. O dia 05 de maio foi a data criada como alerta para a população ficar atenta quanto aos problemas causados para saúde pela automedicação. Ressalta-se que o objetivo é alertar que o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são as principais causas do número elevado de intoxicação por remédio.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, entende-se que há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Qualquer que seja a doença, de longa duração ou passageira, o tratamento deve ser bem entendido pelo paciente, seu familiar ou cuidador, e seguido com rigor até o final, de acordo com a receita e as orientações recebidas e em caso de dúvidas sempre pedir orientação ao farmacêutico de como deve utilizar o medicamento para que possa atender a prescrição do mesmo.

O alívio da dor ou o desaparecimento dos sintomas ou sinais não significa a cura da doença. A interrupção do tratamento antes do prazo informado na receita pode resultar em agravamento da doença.

Evite tomar o medicamento quando estiver deitado. Tomar com um copo cheio de água (aproximadamente 200 mL), nunca com refrigerante, chá, café ou bebida quente. Lembre que nem todo medicamento pode ser tomado com leite, sucos de frutas ou mesmo com alimentos.

Algumas informações são cruciais para o uso racional do medicamento, assim ele poderá fazer o efeito esperado sem gerar nenhuma surpresa causada por uso equivocado, portanto ficar atento que o medicamento que deu certo para algum familiar, amigo ou vizinho não é garantia que dará certo para outra pessoa.

Um exemplo de erro muito comum é não fazer o tratamento pelo tempo indicado parando antes do final do tempo estipulado, além de tomar menor dosagem ou menos vezes do que foi receitado ou até mesmo achar que se tomou a quantidade receitada se sentiu melhor resolver aumentar a dosagem por conta própria correndo risco de toxicidade.

Não abra cápsulas, não quebre ou tente dividir comprimidos. Use sempre seus medicamentos conforme a receita e as orientações do profissional da Saúde.

A melhor maneira de se comemorar o dia nacional do uso racional de medicamentos é só utilizar o medicamento prescrito e com orientação.

 


Amouni Mohmoud Mourad - graduada em farmácia - Habilitação Análises Clínicas; Pós-graduada em Fundamentos da Educação; e Mestre em Análises Clínicas; doutora em Ciências da Saúde. É professora do curso de Farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados