Mais do que apenas trazer melhores relacionamentos, essas competências e habilidades são fundamentais no sucesso da corporação
Um relacionamento envolve dois lados de uma só
moeda. Ele é construído com o auxílio de todos os envolvidos, de modo a sempre,
nos casos saudáveis, levar em conta os desejos, opiniões e gostos de cada
indivíduo. Apesar da interação ser o que constitui um bom relacionamento, essa
também pode ser o motivo do fracasso do mesmo.
No que se refere aos relacionamentos necessários
nos ambientes de trabalho, eles podem, facilmente, gerar problemas para
funcionários e líderes. Segundo a gestora de carreiras, Madalena Feliciano, que
tem mais de vinte anos de experiência com o mercado corporativo, “nas empresas,
principalmente tendo em vista um momento de pandemia, no qual a comunicação se
tornou essencial no Home Office, os relacionamentos entre colaboradores podem
ser difíceis de tal modo que ocasionam discussões e ainda outros prejuízos mais
sérios”.
Capacitar, portanto, cada colaborador, para que
consigam ter boas trocas de comunicação e um bom relacionamento entre seus
colegas é essencial. “Com as populares Soft Skills, as empresas têm a
possibilidade de desenvolver habilidades comportamentais em cada funcionário
por meio de treinamentos e palestras”, explica a gestora. Todavia, essas
habilidades interpessoais, exigem esforços tanto da parte da empresa como
também do funcionário.
Treinar Soft Skills não promete somente capacitar
os funcionários a conseguirem se portar com mais inteligência emocional nos
ambientes, mas também traz à empresa uma grande vantagem: Empregados mais do
que competentes e capazes, empregados leais que, antes de tudo, são boas
pessoas. Uma
pesquisa realizada pela Manpower Group com 26 mil empregadores em 43 países,
indica que um terço das empresas estão investindo no treinamento das habilidades
de Softs Skills com os funcionários. Vale lembrar que no Brasil o percentual é
de 43% de empresas que se preocupam com as comunicações interpessoais.
Para Madalena Feliciano, “treinar as soft Skills,
apesar de ser muito importante, pode ser muito desafiador e trabalhoso, já que
envolve mais do que apenas o investimento, mas também a dependência da vontade
de outras pessoas”. Ter habilidades comportamentais que facilitam os
relacionamentos é essencial, mas como?
A gestora explica que “nesse tipo de treinamento,
são trabalhados habilidades como empatia, flexibilidade, modos de trabalho -
sob pressão, em equipe -, liderança.. Todas essas moldam os funcionários e,
consequentemente, toda a empresa”. Por meio de um gerenciamento de tempo,
hábitos e modos comuns de se portar, toda a equipe consegue ter êxito nessa
tarefa.
Para que esse desenvolvimento pessoal, seja feito
com sucesso, “é necessário que as empresas mudem o ponto de vista. Antes de
entender o rumo, é preciso entender a sua própria cultura e modos operantes
dentro da própria sede. Conhecer os valores, as crenças e as atitudes padrões
dentro da empresa é o primeiro passo antes de iniciar o treinamento”, afirma a
gestora.
Por último, ainda vale dizer que: “O treinamento
precisa, obrigatoriamente, despertar interesse. As partes precisam ter vontade
de se autoconhecer. Para promover isso, os Softs Skills precisam ser mais do
que apenas um tempo desperdiçado na frente do computador. Precisa promover
interesse e atividades práticas”, finaliza a especialista.
Madalena
Feliciano
Gestora
de Carreira e Hipnoterapeuta
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