De acordo com o Ministério da Economia, o Brasil
registrou a abertura de 782.664 novas empresas no segundo quadrimestre de 2020.
A alta no número de empresas em atividade foi de 4,5% em relação ao primeiro
período do ano de 2020, somando 19.289 milhões. Os microempreendedores
individuais são responsáveis por 55,4% das empresas ativas no Brasil durante o
período analisado.
Em um cenário cada vez mais competitivo, como criar
ou manter uma empresa ativa no mercado? O especialista em marketing e
estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, lembra que a habilidade do gestor
é fator crucial para definir o sucesso da empresa. “98% das pesquisas
viabilidade de negócios que realizamos mostram que o mercado de atuação
desejado está saturado”, afirma.
A competitividade e sucesso do negócio está
diretamente ligada ao seu processo de gestão. Burlamaqui, que atua diretamente
na organização geral das empresas, indica que é preciso avaliar todas as áreas,
mas com uma visão global do negócio. “Realizamos uma jornada de redefinição do
processo – desde a estrutura até o processo final, organizando a empresa para
que seja um desejo de consumo do cliente final”, afirma. Segundo o
especialista, a jornada de redefinição consiste na análise de seis pontos
cruciais para o sucesso e saúde financeira da empresa:
1-
Pessoas – quem são as pessoas que fazem parte da sua empresa? Quais a s
habilidades e conhecimentos elas precisam ter? Estão alinhadas com seus
valores? Entendem o que de fato a empresa faz? É importante proporcionar um
conhecimento global da sua empresa a todos os envolvidos, à fim de unificar os
objetivos e unir forças em todas as áreas;
2-
Valor – Por que os clientes deveriam escolher sua
empresa? A partir da perspectiva do seu cliente, qual o benefício encontrado em
comprar do seu negócio? Comparado com os concorrentes, substitutos,
equivalentes ou frente a não adquirir nenhum item? Essas definições devem
definir e inspirar todas as ações da empresa: comunicação, marketing,
relacionamento, definição de público e parceiros. O Valor gerado pela empresa
deve inspirar todos os processos e decisões dela;
3-
Marca – "Marca é o que falam de você, quando você não está presente",
desse modo, primeiro é necessário arrumar a casa, preparar o terreno e manter
todos os processos da empresa orientados a construir uma marca que desperte a
preferência dos consumidores. Todos os elementos do Sistema de Identidade da
Marca (entre eles, o Logotipo), deve evidenciar os fatores pelos quais a
empresa busca ser lembrada, desejada e vir a se tornar a primeira escolha do
cliente;
4-
Comunicação – além de desenvolver um discurso comercial, a empresa precisa
conversar com o cliente. Mapeie os momentos em que as pessoas querem
comunicação rápida e outros que querem uma comunicação mais elaborada, um
atendimento mais atencioso. Assim, é possível definir onde a empresa precisa
estar – contato imediato, redes sociais, pós-vendas – e proporcionar uma
comunicação assertiva com o cliente;
5-
Recorrência – quem é e de onde vem o seu público? Qual a jornada do consumidor
para adquirir soluções como as suas? Com essa análise, é possível entender qual
o caminho que o cliente percorre para chegar até você e lançar estratégias para
que esse mesmo caminho seja mais eficaz e incentivador de novas e maiores
compras em outros momentos;
6-
Encantamento – o cliente pode ser impactado de diversas formas: a apresentação
dos produtos, a forma como o acompanhamento de todo o processo de vendas foi
feita, ações sociais da empresa e até mesmo surpreender o cliente com um
presente, um voucher de aniversário – tudo isso gera encantamento. O cliente é
o principal multiplicador de vendas de uma empresa e, quando ele é impactado de
forma positiva, torna-se defensor da marca.
O especialista alerta que para 2021 é muito
provável um acirramento da crise econômica, achatamento do poder aquisitivo e,
consequentemente, maior competição entre as empresas. “Ninguém vende nada, quem
compra é o cliente. Organize a sua empresa para torná-la objeto de desejo para
o cliente”, finaliza.
Frederico
Burlamaqui Marketing & Estratégia
www.marketingestrategia.com.br
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